O novo CUPRA Formentor VZ5 terá nos seus bancos dianteiros um dos exemplos de ligação ao mundo da competição. Desenvolvidos com a ajuda direta do piloto Jordi Gené, os bancos tiram partido da experiência adquirida nas pistas para servirem de apoio primordial ao condutor durante as suas viagens ao volante do SUV de 390 CV, cuja produção estará limitada a apenas 7000 unidades.

Os novos bancos ‘CUP Bucket’, concebidos exclusivamente para o Formentor VZ5, estão em conformidade com a estética dos veículos de corrida, recorrendo à fibra de carbono para a sua composição, numa medida que reduz o peso e assegura a rigidez estrutural ao mais alto nível.

“O banco é o primeiro contacto do condutor com o automóvel, é responsável por transmitir as sensações da estrada e com estes ‘CUP Buckets’ as emoções são totalmente transmitidas”, refere Marta Almuni, responsável técnica da CUPRA. As molduras centrais que revestem o encosto e a parte traseira em fibra de carbono são alguns dos detalhes que dão a estes bancos um estilo claramente desportivo.

Um dos pontos essenciais para alcançar essa experiência de condução imersiva foi alcançar a fixação e retenção ideal. Para o conseguir, os engenheiros do Centro Técnico envolveram os pilotos de automóveis de corrida Jordi Gené e Matthias Ekström. Juntamente com a Sabelt, uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de bancos de alto desempenho para automóveis de estrada e veículos de corrida, Gené e Ekström ofereceram aconselhamento sobre o desenvolvimento e calibração dos bancos.

“Realizámos diversos ‘test-drives’ em vários ambientes mais ou menos exigentes, a fim de ajustar espumas e retenções”, diz Gené. A sua experiência ajudou a transferir as sensações de um banco de corrida para um banco de automóvel de estrada que engloba uma geometria envolvente desde as pernas até aos ombros.

“Os bancos de corrida são concebidos como uma luva para um único piloto. O desafio que tínhamos era assegurar esta adaptabilidade a uma vasta gama de pilotos”, diz Almuni, da CUPRA. A fim de assegurar que a entrada e saída do veículo seja o mais fácil possível, e sem comprometer o seu design desportivo, os engenheiros analisaram a geometria das curvas do veículo e testaram-no com condutores de diferentes alturas.

Para reforçar o conforto e a adaptabilidade, os bancos do Formentor VZ5 possuem durezas seletivas diferentes, mais altas nas laterais inferiores e mais macias no encosto e na área superior. “Trabalhando nas propriedades da espuma em cada zona de contacto, conseguimos alcançar a máxima adaptação ao corpo e um comportamento muito dinâmico”, segundo Jesús Alonso, engenheiro de desenvolvimento de bancos ‘CUP Bucket’.

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