Beep Boop, o robot da Volkswagen que carrega elétricos sozinho

30/12/2020

Novo modelo autónomo da Volkswagen chama-se Beep Boop e é um robot de carregamento para automóveis elétricos. Sistema inovador pode estrear-se em 2021.

Há cerca de um ano, a marca alemã revelou pela primeira vez a intenção de apostar no desenvolvimento de uma gama de robots de recarga autónoma, cuja missão seria simplificar todo o processo de carregamentos dos automóveis elétricos da marca. Agora, conhecemos o Beep Boop, a aplicação prática desse conceito inovador para ajudar a resolver muitos dos problemas associados à utilização dos veículos movidos a baterias.

Tal como explica Thomas Schmall, CEO do Volkswagen Group Components, a divisão encarregue da produção destes equipamentos, o objetivo é oferecer “uma infraestrutura de carga que esteja presente em todos os locais ao mesmo tempo, já que este é um fator chave para o êxito da mobilidade elétrica. O Beep Boop é apenas mais um dos muitos projetos que temos nesta área, ainda que um dos mais visionários”.

A ideia é tornar a posse de um veículo elétrico o mais simples, fácil e agradável possível, oferecendo uma solução rápida e autónoma. O robot da Volkswagen pode ser acionado em locais públicos ou de trabalho e em zonas habitacionais, bastando chamar o Beep Boop por via de uma aplicação para smartphone para que este se dirija ao veículo através das coordenadas de GPS. Uma vez chegado ao carro, o robot pode iniciar o carregamento automaticamente, desligando-se quando o processo de carga estiver concluído e passar para o seguinte. No final, deve regressar à sua base para também ser recarregado.