Algo que nasceu praticamente em simultâneo com o automóvel foi a corrida aos recordes de velocidade. E com o progresso, também o desejo de ser mais rápido do que o rival se tornou uma espécie de obsessão para alguns construtores.

Ainda hoje, numa era em que a utopia dos carros 100% autónomos se aproxima da realidade e não faltará muito tempo para que as estradas estejam repletas de automóveis… que não se conduzem (!), há um excêntrico e circunscrito grupo de marcas que continua fiel aos princípios de sempre: prazer de condução, adrenalina e velocidade.

É precisamente nos riquíssimos portefólios destes fabricantes de sonhos que encontramos os carros mais velozes do mundo. Hennessey Venom F5, Bugatti Chiron Sport e Koenigsegg Regera são alguns dos ‘últimos moicanos’ que se conduzem a mais de 400 km/h!

Hennessey Venom F5 (484 km/h)

Equipado com um potentíssimo motor V8 de 7 litros a debitar mais de 1600 cv, o incrível Hennessey Venom F5, com produção limitada a apenas 24 unidades, fixou uma nova marca mundial de velocidade: 484 km/h. Segundos os especialistas da exótica marca americana, com sede em Sealy, no Texas, o superdesportivo com carroçaria construída em fibra de carbono e uma eficiência aerodinâmica de 0,33 Cx, cumpre 0-400-0 km/h em menos de 30 segundos. E não deverá ficar por aqui: o programa da atualização do modelo prevê a adoção de mais dois turbos para o complexo sistema de sobrealimentação, o suficiente para permitir superar a barreira dos 500 km/h!

Bugatti Chiron Sport (458 km/h)

Com um preço rondar os 2,65 milhões de euros (antes de impostos…), o Chiron Sport demora cerca de 10 meses a ser construído; 8 semanas só para a montagem final. Mas os números verdadeiramente espetaculares deste Bugatti são outros: 1500 cv e 1600 Nm, extraídos de um espetacular motor W16 de 8 litros quadriturbo.

Koenigsegg Regera (450 km/h)

O Koenigsegg Regera é um superdesportivo híbrido que combina um motor V8 biturbo de 5.0 litros e três motores elétricos (um acoplado ao motor e mais um em cada roda do trem posterior), para debitar 1520 cv e 2000 rpm. Para este ‘monstro’ de potência a marca sueca anuncia 6,6 segundos para cumprir a medição de 0 a 200 km/h, sendo que em menos de 20 segundos já vai disparado a 400 km/h… e com mais para dar.

Koenigsegg Agera RS (444,6 km/h)

O recém-apresentado Jesko será o substituto ‘hardcore’ do Agera RS, alinhado com o Regera na gama do construtor sueco. Herança muito pesada, pois ocupará lugar deixado vago por automóvel cujo o nome ainda figura no famoso Guinness Book of Records. Com motor V8 biturbo de 5 litros e 1360 cv, o Koenigsegg Agera RS estabeleceu um novo máximo de 444,6 km/h, com o fabricante a anunciar que o modelo terá mesmo alcançado velocidade de ponta de 457 km/h durante as provas de certificação para o recorde em 2017.

Hennessey Venom GT (435,1 km/h)

Outro capítulo na incrível senda da americana Henessey escreveu-se em 2014, com o Venom GT, equipado com motor V8 de 7 litros e 1451 cv. Por ser produzido à mão e por ter tentando o recorde numa única direção (para se considerarem fatores como o vento ou inclinação do piso são necessárias provas nas duas direções), o Guinness não reconheceu os 435,1 km/h gravados no painel de instrumentos do superdesportivo produzido nos EUA.

Bugatti Veyron Super Sport (434,5 km/h)

Em 2010, com o francês Pierre-Henri Raphanel aos comandos, o Bugatti Veyron Super Sport acelerava para a galeria da fama ao alcançar velocidade de ponta de 434,5 km/h. Foram fabricados apenas 46 exemplares da versão Super Sport do Veyron, que recorria ao fantástico W16 de 8 litros com 1200 cv para um peso-pluma de 1.888 kg.

Rimac C_Two (412 km/h)

Com as primeiras entregas previstas para meados do ano… passado, o Rimac C Two ainda é apenas uma miragem nas estradas de todo o mundo. Ainda assim, o elétrico fabricado por esta pequena marca que conta com o apoio de gigantes como a Porsche ou a Aston Martin justifica a presença nesta lista com os seus números fora de série: 412 km/h, 2 segundos de 0 a 100 km/h, 0-300 km/h em pouco mais de 11 segundos.

SSC Ultimate Aero TT (412 km/h)

Enquanto não chega o espetacular Tuatara, que Shelby SuperCars garante cnseguirá 442 km/h de velocidade máxima, o ponto alto da carreira do pequeno fabricante com sede em Richland, Washington, continua a ser este Ultimate Aero TT, com motor de origem Chevrolet a debitar 1199 cv.

McLaren Speedtail (403 km/h)

Recuperando o espírito do icónico F1, a marca britânica lança o Speedtail, modelo com produção limitada a 106 unidades e preço a rondar 2 milhões de euros. Capaz de alcançar os 403 km/h é o McLaren mais rápido de sempre.

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