A Bentley vai acelerar a sua estratégia de eletrificação ao abrigo do plano ‘Beyond100’, prevendo o lançamento de um novo modelo elétrico a cada ano, a partir de 2025. A marca britânica dá-lhe o nome ‘Five-in-Five’ (cinco em cinco), reforçando o compromisso da Bentley com o setor da mobilidade de luxo sustentável.

Numa conferência de imprensa em que detalhou os planos para o futuro, a Bentley revelou não só os seus planos de lançamento de cinco elétricos em cinco anos – de 2025 até 2030 –, mas também a intenção de realizar um investimento sustentável de 2.5 mil milhões de libras esterlinas para concretizar esta estratégia e reafirmou que, a partir de 2025, o primeiro veículo elétrico Bentley será projetado, desenvolvido e produzido na sua sede em Crewe.

Este anúncio corresponde a um grande impulso para a toda a equipa de Crewe, para a região em que se insere e para o próprio país como base sustentável para fabricação com elevada criação de valor. O investimento também permitirá uma completa reinvenção da infraestrutura de fabrico situada em Crewe e irá contribuir para assegurar o futuro da Bentley nestas instalações para a próxima geração de produtos e pessoas.

“Ao acelerar simultaneamente a nossa estratégia Beyond100 e garantir a produção de veículos BEV em Crewe, juntamente com um investimento de 2,5 mil milhões de libras esterlinas, estamo a criar um marco importante nos 102 anos de história da Bentley. É uma luz cintilante para a família da Bentley, para os nossos fornecedores e parceiros, bem como para a indústria automóvel e para toda a industria do Reino Unido”, explica Adrian Hallmark, Presidente e CEO da Bentley Motors.

Crewe tornar-se-á uma ‘Fábrica de Sonho’ sustentável

Uma instalação de fabricação digital, com impacto ambiental nulo, flexível e de alto valor. A empresa já tinha realizado iniciativas para a renovação do histórico local de Crewe, criando uma instalação certificada e neutra em carbono líder no seu setor. Porém, os novos investimentos e a aceleração da estratégia ‘Beyond100’ servirão agora como base para reduzir a pegada de carbono em todos os produtos e operações não fabris, em linha com o compromisso da Bentley de ser neutra em carbono até 2030.

Entre as iniciativas mais recentes está a expansão da produção de energia local em Crewe, com o objetivo de aumentar o número de painéis solares de 30.000 para 40.000 nos próximos dois anos. Além disso, a Bentley está a explorar a possibilidade do uso de biocombustível sustentável nos carros do seu portefólio, incluindo a sua icónica coleção Heritage. Os parceiros da Bentley também estão a ser incentivados a apoiar esta meta da marca em ser neutra em carbono até 2030, inclusive os fornecedores que devem atender aos padrões mínimos de sustentabilidade.

Tal será alargado à rede global de concessionários da Bentley, cada um visando a neutralidade de carbono até 2025 e, se possível, ainda mais cedo. A nova ‘Dream Factory’ inclui uma perspetiva “go-to-zero” nos impactos ambientais da fabricação. Depois de ter alcançado já em 2019 a produção neutra em carbono, a Bentley tem como objetivo reduzir também o consumo de água, resíduos em aterros e outros impactos ambientais para cada veículo construído em Crewe, a um nível mínimo absoluto até 2030.

Quanto à gama de modelos Bentley, a marca de luxo já é líder no setor de veículos de luxo híbridos e consolidará ainda mais essa posição com o lançamento do Flying Spur Hybrid em 2022, bem como de outras cinco versões derivadas do atual Bentayga Hybrid. A marca espera que mais de 20% das vendas deste ano sejam provenientes da gama de veículos híbridos.

“Este último anúncio sobre o plano ‘Beyond100’ da Bentley confirma o início de uma grande fase transformadora na longa e ilustre história da empresa. O mundo está a mudar e precisamos fazer a nossa parte para neutralizar o nosso impacto ambiental. Isso significa cumprir o nosso objetivo em ser uma empresa neutra em carbono até 2030 e reafirmar o nosso papel como líder em mobilidade sustentável de luxo”, complementou o Presidente da Bentley.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.