Dando uma indicação mais precisa daquilo que será o futuro da Bentley em termos visuais, a marca britânica revelou em Monterey, na Califórnia, o seu novo Mulliner Batur, um coupé de duas portas e aparência imponente que terá produção limitada a apenas 18 exemplares e detalhe de grande luxo, como os revestimentos em ouro. Todas as unidades já estão reservadas e serão ainda personalizadas por cada cliente.

Criado pelo designer Andreas Mindt, o Mulliner Batur é o primeiro apontamento estético daquilo que será o futuro da Bentley na era elétrica, com este modelo a ser o mais recente projeto da divisão de criações exclusivas da marca britânica, sucedendo na sua filosofia ao Bacalar, roadster também de produção limitada (12 unidades) que foi produzido anteriormente.

No exterior, detalhes para o formato desportivo e agressivo, mas ao mesmo tempo com refinamento e requinte, como o ‘splitter’ inferior dianteiro, as saias laterais e o difusor traseiro, com a possibilidade de esses componentes serem produzidos em fibra de carbono ou em fibras naturais sustentáveis. Os clientes poderão pintar a carroçaria com uma grande quantidade de cores à escolha – a Bentley diz mesmo que a oferta é infinita –, enquanto as jantes de 22 polegadas podem também ser personalizadas no acabamento, desde o efeito brilhante ao matizado.

No interior, apenas para dois passageiros, há possibilidade de personalização é ainda maior, de acordo com a Bentley, que aponta o conforto e o refinamento como dois dos atributos fundamentais, mas aqui aliados ao aspeto desportivo e também moderno do imperativo tecnológico que é a conectividade cada vez mais avançada. Cada elemento do habitáculo será concebido de acordo com as expectativas dos clientes, oferecendo alternativas para materiais sustentáveis como couro de baixo carbono proveniente da Escócia (reduzindo assim o trajeto a percorrer) ou revestimentos do interior concebidos em fibras naturais compósitas, uma alternativa à fibra de carbono.

Por outro lado, também há a possibilidade de contar com controlos, como os da climatização, com acabamento em ouro de 18 quilates resultante de impressão 3D, uma nova forma de introduzir este material nos automóveis de luxo.

O Batur (nome de um lago vulcânico na Indonésia) estará equipado com um motor W12 de 6.0 litros biturbo com mais de 740 CV de potência, sendo assim o Bentley mais potente de sempre, naquela que se afigura também como uma celebração desta mecânica de combustão interna na sua fase final.

Referindo-se ao motor, a marca afirma que o W12 terá um novo sistema de admissão, turbos melhorados, novos intercoolers e uma recalibração geral da mecânica para assim debitar mais de 740 CV e 1000 Nm de binário máximo. O motor estará associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades, ao passo que o sistema de escape é produzido interiamente em titânio.

O motor será acompanhado por um chassis altamente avançado, de acordo com a Bentley, com suspensão pneumática, barras estabilizadoras elétricas (assentes em sistema de 48 V), diferencial autoblocante eletrónico, direção integral às quatro rodas e vetorização de binário.

Ao nível da criatividade, os futuros proprietários do Batur poderão personalizar o modelo a seu gosto, com a marca a garantir que praticamente todos os componentes podem ser alterados ou ajustados perante cada cliente. As primeiras entregas estão previstas para o início de 2023.

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