Benz & Cie apresentou o primeiro autocarro com motor a combustão há 125 anos

29/03/2020

Desde 2018, o veículo urbano de passageiros totalmente elétrico eCitaro está a ser produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim. A partir de 2022, está a ser planeada uma variante com tecnologia de célula de combustível para gerar energia elétrica a bordo a partir de hidrogénio.

Estes autocarros, com sistemas de propulsão alternativos, desempenham um papel fundamental na transição da Daimler para o transporte de passageiros neutro em CO2. A 12 de março de 1895, há 125 anos, a fabricante de automóveis Benz & Cie. – também em Mannheim – entregou o primeiro autocarro com um motor de combustão (um sistema de transmissão alternativo na época) à Rheinische Gasmotoren Fabrik.
O veículo teve por base o Benz Landauer – o maior modelo oferecido pela Benz & Cie, e que oferecia um total de oito assentos. Em comparação, o moderno autocarro articulado Mercedes-Benz CapaCity L para rotas populares nas grandes cidades pode acomodar até 191 passageiros.

Estreia mundial para serviço regular programado

O primeiro autocarro de motor a combustão Benz foi usado pela Netphener Omnibus-Gesellschaft a partir de 18 de março de 1895 na rota Siegen-Netphen-Deuz. A 29 de março de 1895, a empresa encomendou um segundo veículo que a Benz & Cie. entregou a 26 de junho de 1895.

Uma descrição do primeiro autocarro com um motor de combustão interna destacava a inscrição “Siegen-Netphen-Deuz” nas laterais e assentos numerados. A configuração do equipamento também incluía pneus sobressalentes de borracha sólida para as rodas traseiras e uma roda dianteira. O segundo autocarro foi equipado de forma semelhante, mas também possuía uma campainha de sinal.