A Dacia, fabricante de automóveis romeno inserido no Grupo Renault, construiu a sua reputação a produzir pequenos carros, económicos, fiáveis e simples. Ao longo dos anos, expandiu a sua gama para incluir modelos maiores que oferecem versatilidade e uma boa relação qualidade/preço.

 

Um dos modelos que se destaca com essas caraterísticas é o Dacia Duster, um SUV compacto que ganhou grande popularidade pelo seu design robusto, capacidades todo-o-terreno e preço competitivo. No entanto, à medida que a procura dos consumidores por opções ainda mais espaçosas aumenta, a Dacia decidiu lançar o Bigster – que apesar de ser construído com a mesma plataforma CMF-B, não é apenas uma versão maior do Duster.

Como referem os responsáveis da Dacia, o Bigster, é um automóvel que ilustra os valores da Dacia – Essencial, mas cool.

O Bigster apresenta um design arrojado e robusto, com linhas angulares, dando-lhe uma aparência pronta para todo-o-terreno graças à proteção da carroçaria e às proeminentes cavas das rodas e do para-choques traseiro, que são feitos de Starkle – um material criado pelos engenheiros da Dacia que não é pintado e contém até 20% de polipropileno reciclado. As placas antiderrapantes, entretanto, são, de acordo com a Dacia, “tingidas em massa” – o que ignifica que têm a mesma cor, o que torna quaisquer arranhões mais difíceis de ver. Combina simplicidade com um aspeto moderno, realçado pelas luzes LED em forma de Y, uma grelha larga. Com aproximadamente 4,6 metros de comprimento, foi concebido para proporcionar um interior mais espaçoso sem perder as raízes utilitárias da marca.

O Bigster possui um grande ecrã tátil central de 10,1 polegadas com o mais recente sistema de infoentretenimento com conetividade Apple CarPlay e conetividade Android Auto. Por baixo existe ainda uma fila de comandos físicos para controlo da climatização, enquanto o condutor recebe um painel de instrumentos de 7 ou 10 polegadas, consoante o modelo.

A Dacia afirma que o Bigster, com 4,57 metros de comprimento é um dos SUV mais espaçosos da sua classe, e pode acomodar confortavelmente cinco passageiros e toda a sua bagagem. É uma afirmação ousada, mas a bagageira de 667 litros capacidade da bagageira é possivelmente a maior do segmento. Todos os modelos são fornecidos com um piso da bagageira ajustável em altura para um espaço de carga plano.

Quando é necessário mais espaço, o Bigster tem um banco traseiro rebatível 40:20:40, com alavancas na bagageira para baixar os encostos, o que permite um comprimento de carga de 2,7 metros. Se tiver duas pessoas na fila traseira, o banco do meio rebate-se para criar um apoio de braço com dois suportes para copos e uma ranhura para smartphone. Outra caraterística prática são os pontos de fixação YouClip exclusivos da Dacia espalhados pelo interior, que podem ser utilizados para acessórios, tais como suportes para tablets e os chamados módulos “3 em 1” que incluem um porta-copos, gancho para sacos e lanterna. O Bigster vem com pontos YouClip no no painel de instrumentos, na consola central, na bagageira e na tampa da bagageira. Para quem gosta de escapadas ao ar livre, a Dacia terá um Pack Sleep, como existe para o Duster e Jogger, uma barra de tejadilho, uma tenda que pode ser que pode ser fixada à traseira do automóvel, e uma “Cargo Box” que se fixa no gancho de reboque, aumentando a capacidade de bagagem sem tornar o carro mais alto.

Embora se destine a competir com os SUVs do segmento C, a Dacia consegue manter o preço do Bigster acessível, recorrendo a materiais sustentáveis, e minimizando a tecnologia desnecessária ou os acessórios de luxo. No entanto, o Bigster apresenta opções de segurança e de conetividade mais avançadas do que os restantes modelos da marca, para satisfazer um público que procura este tipo de veículo.

As opções de motores contam com motores mais ecológicos, dos quais destacamos o novo Hybrid 155. O Dacia Bigster é o primeiro modelo do Grupo Renault a receber esta motorização, que combina um motor a gasolina de 4 cilindros com 107 cv, dois motores elétricos (um motor de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão), uma bateria de 1,4 kWh e uma caixa de velocidades automática elétrica. Esta tecnologia combinada é possível graças à ausência de embraiagem. A unidade de tração Hybrid 155 completa a gama Hybrid 140 disponível nos novos Duster e Jogger. Oferece mais potência (15 cv), mais binário (20 Nm, no motor de combustão) e maior capacidade de reboque (mais 250 kg, para cerca de uma tonelada). A eficiência também foi melhorada, com uma redução de 6% no consumo de combustível e nas emissões.

Combinando a travagem regenerativa com a elevada capacidade de recuperação de energia da bateria e a eficiência da caixa de velocidades automática, o Bigster é capaz de permanecer em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade. Além disso, o automóvel arranca sempre em modo totalmente elétrico.

A outra motorização que merece destaque é a ECO-G 140. O GPL é um caso de sucesso para a Dacia, onde a marca líder na Europa com 1 milhão de veículos produzidos a funcionarem com esta energia e o único construtor a oferecer uma opção de motorização bicombustível gasolina/GPL em todos os seus modelos de combustão interna, sob a marca ECO-G. Para o novo Bigster, a Dacia está a inovar com um grupo propulsor que combina o duplo combustível, com um sistema mild hybrid de 48V. Este sistema mild hybrid apoia o motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros, quer funcione a gasolina ou a GPL, durante as fases de arranque e aceleração, para um maior prazer de condução e eficiência. A travagem regenerativa também recarrega a bateria de 0,8 kWh, num processo totalmente transparente para o condutor.

Funcionando a GPL, o Novo Bigster ECO-G 140 emite, em média, menos 10% de CO2 do que um motor a gasolina não híbrido equivalente. Com dois depósitos que contêm um total de 99 litros de combustível (50 litros de gasolina e 49 litros de GPL), tem uma autonomia de até 1450 km. Instalado sob o piso da bagageira, o depósito de GPL não tem qualquer impacto no espaço de carga. Um interruptor no painel de instrumentos permite uma transição rápida e sem problemas de um tipo de combustível para o outro.

O Dacia Bigster destina-se a quem procura um SUV de maiores dimensões, orientado para a família, sem o elevado preço associado a muitos dos seus concorrentes. Ao expandir-se para o segmento C, a Dacia está a posicionar-se para captar o interesse dos clientes que necessitam de mais espaço e versatilidade do que o Duster mais pequeno oferece, mas que continuam a apreciar a filosofia de valor da Dacia.

Em termos gerais, o Dacia Bigster representa um passo arrojado para a marca, combinando versatilidade, espaço e design robusto a um preço que deverá ser inferior ao de muitos dos seus concorrentes no mercado dos SUV de maiores dimensões. Espera-se que apele às famílias, aos aventureiros e a todos os que pretendem a robustez de um SUV sem o preço premium frequentemente associado a este segmento. O Bigster está previsto chegar ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2025 a partir de 25 mil euros.