A mais recente geração do sistema de infoentretenimento da BMW recorre ao sistema operativo de oitava geração (BMW Operating System 8), tendo por base um ecrã curvo de 12.3 polegadas para a instrumentação – 100% digital e personalizável – e um ecrã central tátil de 14.9 polegadas, ligeiramente curvo e orientado para o condutor numa faixa horizontal que oferece uma visão de largura do tablier. A instrumentação digital foi reduzida ao essencial e simplificada, procurando não distrair o condutor ao mesmo tempo cumprindo a sua função informativa.
A instrumentação digital terá três ‘camadas’ principais de seleção, propondo diferentes segmentos personalizáveis e diferentes funcionalidades em destaque. Em ‘Personal’, a área central da instrumentação apresenta informação mais individualizada para o condutor, enquanto em ‘Sport’ reduzem-se as informações para uma maior concentração na condução em situações mais dinâmicas. Por último, o ‘Efficient’ orienta as informações no sentido de uma condução mais eficiente.
Esses mesmos ‘widgets’ desempenham um papel importante em toda a experiência a bordo dos novos BMW, podendo escolher as funcionalidades em destaque no ecrã central e ajustar a sua ordem. De resto, todas as funcionalidades têm uma aparência gráfica diferente, como o sistema multimédia, havendo mesmo um algoritmo que altera iluminação ambiente consoante o estilo de música que está a ser reproduzida naquele momento.
Acolhimento caloroso e assistente inteligente
Ao aceder ao habitáculo, o condutor irá visualizar uma nova animação de acolhimento, denominada ‘Great Entrance Moments’, através de cor e som. A partir daí, os condutores podem ter acesso à evolução do assistente pessoal inteligente, tendo por novidade a possibilidade de o condutor lhe atribuir um nome e poder chamá-lo para aceder aos seus pedidos.
Outra novidade é a representação imagética desse mesmo assistente, assumindo uma identidade de esferas diferentes em tamanhos e cores, “expressando diferentes emoções e estados de espírito, como um ser humano”. Uma evolução do que a BMW já desenvolveu até aqui, este novo sistema inteligente é mais inteligente e tem em conta elementos como a localização ou o contexto.
O sistema operativo de oitava geração consegue agora também incluir os eventos e agendamentos do condutor no próprio sistema, incluindo uma função de navegação inteligente que vai aprendendo ritmos e percursos, oferecendo posteriormente sugestões de melhorias ou rotas a evitar consoante o estado do trânsito.
Numa questão que é alvo de grandes divisões em termos de utilização, os comandos da climatização foram ‘engolidos’ pelo sistema de infoentretenimento, passando a ter apenas controlo por via do ecrã tátil. Os diferentes utilizadores poderão guardar a suas informações consoante o sistema BMW ID, ajustando imediatamente os seus parâmetros ao condutor, incluindo multimédia, protegendo essas informações com um código PIN.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.