A BMW apresentou a nova geração do seu sistema de infoentretenimento iDrive, cuja estreia está agendada para o novo iX ainda este ano, elevando a experiência de vivência a bordo dos modelos da marca bávara para um novo patamar.

A mais recente geração do sistema de infoentretenimento da BMW recorre ao sistema operativo de oitava geração (BMW Operating System 8), tendo por base um ecrã curvo de 12.3 polegadas para a instrumentação – 100% digital e personalizável – e um ecrã central tátil de 14.9 polegadas, ligeiramente curvo e orientado para o condutor numa faixa horizontal que oferece uma visão de largura do tablier. A instrumentação digital foi reduzida ao essencial e simplificada, procurando não distrair o condutor ao mesmo tempo cumprindo a sua função informativa.

A instrumentação digital terá três ‘camadas’ principais de seleção, propondo diferentes segmentos personalizáveis e diferentes funcionalidades em destaque. Em ‘Personal’, a área central da instrumentação apresenta informação mais individualizada para o condutor, enquanto em ‘Sport’ reduzem-se as informações para uma maior concentração na condução em situações mais dinâmicas. Por último, o ‘Efficient’ orienta as informações no sentido de uma condução mais eficiente.

Esses mesmos ‘widgets’ desempenham um papel importante em toda a experiência a bordo dos novos BMW, podendo escolher as funcionalidades em destaque no ecrã central e ajustar a sua ordem. De resto, todas as funcionalidades têm uma aparência gráfica diferente, como o sistema multimédia, havendo mesmo um algoritmo que altera iluminação ambiente consoante o estilo de música que está a ser reproduzida naquele momento.

Acolhimento caloroso e assistente inteligente

Ao aceder ao habitáculo, o condutor irá visualizar uma nova animação de acolhimento, denominada ‘Great Entrance Moments’, através de cor e som. A partir daí, os condutores podem ter acesso à evolução do assistente pessoal inteligente, tendo por novidade a possibilidade de o condutor lhe atribuir um nome e poder chamá-lo para aceder aos seus pedidos.

Outra novidade é a representação imagética desse mesmo assistente, assumindo uma identidade de esferas diferentes em tamanhos e cores, “expressando diferentes emoções e estados de espírito, como um ser humano”. Uma evolução do que a BMW já desenvolveu até aqui, este novo sistema inteligente é mais inteligente e tem em conta elementos como a localização ou o contexto.

O sistema operativo de oitava geração consegue agora também incluir os eventos e agendamentos do condutor no próprio sistema, incluindo uma função de navegação inteligente que vai aprendendo ritmos e percursos, oferecendo posteriormente sugestões de melhorias ou rotas a evitar consoante o estado do trânsito.

Numa questão que é alvo de grandes divisões em termos de utilização, os comandos da climatização foram ‘engolidos’ pelo sistema de infoentretenimento, passando a ter apenas controlo por via do ecrã tátil. Os diferentes utilizadores poderão guardar a suas informações consoante o sistema BMW ID, ajustando imediatamente os seus parâmetros ao condutor, incluindo multimédia, protegendo essas informações com um código PIN.

No esquema de ‘vida’ deste sistema operativo estão ainda previstas atualizações ‘Over-The-Air’ ao longo do tempo, não deixando de lado as áreas de condução autónoma e de assistentes de condução. As funções ‘on demand’ (a pedido) também farão parte do cardápio de novidades do novo sistema operativo iDrive da BMW.
a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.