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BMW Concept XM antecipa o modelo M mais potente de sempre em formato SUV

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A BMW revelou o protótipo para o seu SUV de gama M mais potente de sempre, antecipando a sua passagem à produção. O BMW Concept XM destaca-se pelo visual robusto e agressivo, mas também pela incorporação de um sistema híbrido com autonomia elétrica para até 80 quilómetros sem emissões. A versão de produção deverá ser lançada no final de 2022, com construção já assegurada na fábrica americana de Spartansburg.

Um dos primeiros aspetos a ter em conta neste novo concept é a denominação – XM –, a qual apenas foi possível de utilizar por acordo da Citroën, que no passado usou a sigla para um dos seus modelos. No caso do BMW, o Concept XM aponta o caminho da submarca desportiva M, não só pelo estilo, mas também pelo foco na eletrificação em prol da diversão de condução e prestações mais extremas.

Como primeiro modelo próprio da M Performance (não terá versão correspondente na gama normal da BMW) após o icónico M1, a marca aponta que o Concept XM oferece o primeiro olhar sobre a dianteira dos próximos modelos de luxo da BMW, apresentando “novas formas no luxo e sentido de espaço para o interior”.

Este conta com um cockpit direcionado para o condutor, embora o compartimento traseiro ofereça uma nova abordagem ao luxo, com bancos de elevado conforto, forro do tejadilho cuidado e iluminado e uma abordagem de requinte a que deu o nome de M Lounge, sublinhando o capítulo do luxo neste modelo de ponta.

Os revestimentos, bastante cuidados, remetem para um ambiente luxuoso e extrovertido em igual medida, assistindo-se a uma combinação de couro castanho de aspeto ‘vintage’, cobre e fibra de carbono para uma noção de requinte desportivo.

Estilo musculado

A dianteira apresenta uma abordagem mais agressiva para os modelos da BMW, sendo uma antecipação do que os clientes poderão esperar a partir do final do próximo ano. Os faróis foram divididos em dois módulos distintos, num desenho moderno para uma visão mais forte. A grelha tradicional da BMW com o rim estilizado foi reinterpretada, estendendo-se para as zonas laterais do para-choques para uma perceção quase octogonal para uma aparência dinâmica. A grelha está rodeada na sua zona inferior por uma superfície negra de alto brilho, para um efeito flutuante. O novo símbolo XM na grelha e as grandes tomadas de ar dão indícios para o que se situa no compartimento do motor, o V8 em associação com a máquina elétrica. Há também duas tomadas de ar no capô que replicam duas luzes LED esculturais na junção entre o para-brisas e o tejadilho.

A visão lateral revela proporções dinâmicas e muito robustas, com um formato coupé, valendo-se também de uma pintura contrastante entre a parte superior em bronze mate e a inferior em cinzento metalizado ‘Space Grey’. Abaixo da linha das janelas, um ‘cinto negro’ em cor preta brilhante separa as duas tonalidades. A reforçar a aura musculada e robusta, as cavas das rodas têm proteções associadas, com as jantes de 23 polegadas a conferirem um toque suplementar de dinamismo.

A traseira fica marcada pelo formato em estilo coupé, com o óculo traseiro integrado de forma contínua na linha do tejadilho (não faltando uma referência ao antigo M1 com dois logótipos da BMW inscritos por laser nas zonas superiores do vidro traseiro). Também em destaque estão os farolins estilizados e bastante finos, em formato de ‘L’, com uma aparência escura quando as luzes estão apagadas. O para-choques é dominado por uma área negra com um difusor e saídas de escape dupla, desenvolvidas pela BMW M para incrementar a sonoridade do motor V8.

Interior de luxo

Na zona do cockpit, uma superfície decorativa feita em fibra de carbono com fio de cobre interligado cria uma aparência desportiva para sublinhar os ecrãs, as saídas de climatização e os controlos para algumas funcionalidades. O novo ecrã curvo no habitáculo providencia também uma forte componente tecnológica, não faltando também apontamentos vermelhos no volante e consola central para uma referência ao mundo M da marca bávara. A secção dos bancos traseiros aponta para um universo de luxo superior, com cor dominante azul ‘Petrol’ e vidros escurecidos, sendo os bancos também de configuração especial para luxo superior com revestimento em veludo e padrão em diamante. Apenas os apoios de cabeça em forma de diamante – com função semelhante à dos bancos desportivos de estilo M Sport doutros modelos – têm revestimento em couro. O forro interior do tejadilho é iluminado e tem uma estrutura de prisma tridimensional.

Tecnicamente, o novo sistema híbrido plug-in M Hybrid combina um motor V8 a gasolina com um motor elétrico de alta performance para uma potência combinada de 750 CV e um binário máximo de 1000 Nm. A autonomia em modo 100% elétrico pode chegar aos 80 quilómetros.