A BMW está mais empenhada do que nunca em oferecer uma experiência completa de mobilidade elétrica, apresentando diversas ideias para um futuro sem emissões, altamente conectado e capaz de servir todas as necessidades. A mais recente é a sua scooter Definition CE 04, com a qual a BMW Motorrad irá atacar o mercado elétrico das scooters, num modelo já bastante próximo do da versão de produção.

Apresentado no evento digital #NEXTGen 2020, a BMW Motorrad descreve a Definition CE 04 como um meio de transporte e, ao mesmo tempo, um meio de comunicação para o utilizador urbano, valendo-se do lema ‘Ligado à vida’, combinando os mundos digital e analógico numa scooter de aparência inovadora.

Sobressaindo pelo seu visual, a Definition CE 04 revela um aspeto futurista e urbano, retirando muita da sua inspiração do concept Link de 2017, que se manterá também no modelo de produção em série. “Conseguimos transferir muitos elementos inovadores e detalhes do concept para a versão de série. As realidades técnicas da motorização elétrica – como os módulos de bateria planos sob o piso e o motor compacto – permitem-nos criar um design altamente distinto que define uma nova estética urbana e que se diferencia claramente do estilo convencional”, refere Alexander Buckan, diretor de Design de Veículos da BMW Motorrad. Buckan sabe que o seu visual pode “ser polarizador, mas vai claramente sobressair”.

A opção de uma bateria plana sob o piso liberta também mais espaço para arrumação (iluminada e com abertura lateral) numa carroçaria que se demarca por ser alongada e baixa, com uma dianteira que se ergue na diagonal. No espaço de arrumação conseguem ser armazenados o capacete ou outro equipamento. Além disso, o centro de gravidade é também mais baixo, para assim melhorar o comportamento.

A sua compleição moderna surge ainda reforçada pela escolha de duas cores, entre o acabamento Mineral White e o negro matizado que se pode encontrar nas áreas técnicas, como na bateria, tornando essa mesma tecnologia numa parte do design. Por esse motivo, a marca decidiu não cobrir por completo as laterais da moto na traseira. Ao invés, estendem-se como ‘asas’ que permitem observar o motor, o sistema de refrigeração, o braço oscilante lateral, o braço de suspensão e a correia.

Também a iluminação segue um padrão moderno, com duas luzes LED em forma de ‘U’, num movimento que se repete na traseira, com as luzes integradas nos painéis laterais posteriores da carroçaria.

Por fim, o grafismo será uma nova qualidade desta BMW Definition CE 04, com diferentes versões e possibilidades previstas pela equipa de design, a par das cores, de forma a tornar a scooter ainda mais única para cada cliente.

Função e forma aliadas

“Uma scooter não é uma ‘moto de diversão’ que é levada para as montanhas com o bom tempo, mas um veículo prático para o quotidiano que nos leva de casa para o escritório ou para nos encontrarmos com os amigos à noite – simplesmente um veículo para o dia-a-dia da cidade”, prossegue Alexander Buckan, admitindo que foi dada primazia à ergonomia e funcionalidade da Definition CE 04 em detrimento da performance ou dinamismo, dirigindo-se às necessidades do utilizador real: “o grupo alvo de clientes urbanos que cumprem curtas distâncias de aproximadamente 12 quilómetros por dia. O conforto para longas distâncias é, por isso, menos importante do que a ergonomia variável e fácil acessibilidade”.

A BMW destaca ainda o banco de estilo ‘flutuante’ para o qual se pode ‘deslizar’ mesmo pela traseira da scooter e a fácil adaptação a todos os tipos de pessoas, independentemente da sua altura ou comprimento das pernas.

Conectividade geral

No campo da digitalização, a Definition CE 04 foi pensada também para ser prática e funcional, observando também potencial para uma maior interação entre o veículo e o equipamento do condutor na área da segurança, conforto e experiência emocional. O condutor está ligado ao seu mundo virtual graças ao emparelhamento com o smartphone, dispondo de um ecrã de 10.25” – o maior do segmento – para interagir com o seu ambiente digital.

O condutor da scooter pode tirar partido de inovações no campo do vestuário, como por exemplo um casaco de estilo ‘parka’ para utilização diária, mesmo com o tempo mais frio, completando o visual umas calças, ténis e capacete aberto. A ‘parka’, composta por material robusto, impermeável e respirável, incorpora elementos protetores flexíveis e guias luminosas nas mangas, melhorando a visibilidade noturna. Num bolso interior do casaco está um carregador por indução para o smartphone.

A marca não revelou ainda dados técnicos nem uma data concreta de lançamento, mas é de esperar que esta scooter possa chegar ao mercado nos próximos 12 meses, dando continuidade ao movimento de transição energética que o Grupo BMW está a fazer.

“A mobilidade elétrica é um sistema central para o Grupo BMW e estamos consistentemente a confiar nesta tecnologia para a nossa estratégia de sustentabilidade. As motorizações elétricas são um tópico atual para a BMW Motorrad, especialmente no ambiente urbano”, contextualiza o Diretor de Design da companhia, Edgar Heinrich (retratado na foto abaixo). “Desde 2013 que somos pioneiros nesta área com a BMW C evolution. A BMW Definition CE 04 é a continuação lógica desta estratégia de eletromobilidade para os centros urbanos e oferece uma visão concreta do que será o veículo de produção em série, com o qual levamos a mobilidade elétricas nas duas rodas em áreas metropolitanas para um novo nivel, quer técnica, quer visualmente”, acrescenta.

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