A Ford e a BMW estão entre as companhias que uniram esforços para acelerar o desenvolvimento de baterias de estado sólido, consideradas determinadas para a implementação da mobilidade elétrica. As duas construtoras de automóveis, em conjunto com a Volta Energy Technologies (VET), vão investir um total de 130 milhões de dólares na Solid Power, empresa especializada na produção de baterias de estado sólido para veículos elétricos.

De acordo com o comunicado emitido em conjunto, este investimento posiciona a Solid Power na linha da frente para a produção de baterias automóveis, com a o Grupo BMW e a Ford Motor Company a demonstrarem o seu interesse na utilização daqueles componentes em automóveis das suas marcas no futuro.

“A BMW e a Ford partilham agora posições de liderança na corrida para os veículos elétricos alimentados por baterias de estado sólido”, afirma Doug Campbell, CEO e cofundador da Solid Power, que “planeia agora iniciar a produção de baterias automóveis à escala na linha de produção piloto da companhia no início de 2022 em resultado do compromisso contínuo dos nossos parceiros para os esforços de comercialização da Solid Power”.

O objetivo é produzir essas baterias de próxima geração de uma forma mais económica, utilizando as infraestruturas atuais de produção de baterias de iões de lítio.

“A tecnologia de baterias de estado sólido é importante para o futuro dos veículos elétricos e é por isso que estamos a investir nela diretamente. Ao simplificar o design do estado sólido face às de iões de lítio, estamos a aumentar o alcance dos veículos, a melhorar o espaço interior e o volume de carga, oferecendo custos mais reduzidos e mais valor aos clientes além de integrar mais eficientemente esta tecnologia de baterias de estado sólido nos processos de produção de células de iões de lítio existentes”, refere Ted Miller, responsável da Ford para a Eletrificação e Pesquisa de Sistemas de Potência.

Do lado da BMW, Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG com o pelouro do desenvolvimento, “ser líder em tecnologia de bateria avançada é de crucial importância para o Grupo BMW. O desenvolvimento de baterias de estado sólido é um dos mais promissores e importantes passos rumo a veículos mais eficientes, sustentáveis e seguros. Agora demos o nosso passo seguinte neste caminho com a Solid Power”.

Aquele responsável dá já o exemplo de uma bateria desenvolvida em conjunto de 20 Ah, que apelida de “fora de série”, utilizando apenas os padrões industriais de produção de unidades de iões de lítio e os mesmos equipamentos. Ou seja, as companhias apontam para o potencial da simplificação para a redução de custos.

Tanto a Ford como a BMW irão receber baterias de 100 Ah para os seus testes automóveis e integração nos veículos já em 2022. Recorde-se que ambas as companhias (e respetivas marcas integradas) têm uma forte aposta nos veículos elétricos que se irá alongar e aprofundar nos próximos anos.