Para fazer sonhar os seus entusiastas, a BMW apresentou no mais recente Concurso de Elegância de Villa d’Este um concept de uma ‘shooting brake’ de dois lugares, num exercício de estilo que não tem planos para chegar à produção, mas que dá alguns indícios quanto ao futuro do design da marca alemã.

O Concept Touring Coupé é uma carrinha reinterpretada para uma era contemporânea de elegância e requinte, sendo visto como uma peça intemporal. “Um veículo altamente emocional como este mostra que a paixão que dedicamos ao prazer de condução tem sido essencial ao longo dos tempos e sê-lo-á também no futuro”, afirmou Domagoj Dukec, diretor de design da BMW.

Este modelo foi criado de forma artesanal, com proporções remanescentes do BMW 328 Touring coupé que venceu a edição de 1940 das Mille Miglia, ao mesmo tempo que ‘pisca o olho’ ao BMW 02 da década de 1970, que apresentou o nome ‘Touring’ como diferenciação face às berlinas da época.

O ponto marcante do design é a secção traseira habilmente esculpida num misto de robustez e elegância, com um pequeno spoiler a meio da tampa da bagageira que acentua uma forma agressiva. A pintura exterior Sparkling Lario foi criada especialmente para este concept, com flocos de vidro azul e fragmentos em prateado e bronze para uma tonalidade única.

A grelha em ‘rim’ da BMW foi também reinterpretada, embora de forma mais convencional, com barras longitudinais no seu interior, ao passo que as jantes são mistas, com 20 polegadas à frente e 21 polegadas atrás.

Contrariamente ao que já é norma nos tempos que correm, este protótipo único da BMW não conta com um motor elétrico, mas sim com um motor de seis cilindros em linha a gasolina, noutra ligação ao passado por parte de uma marca cada vez mais orientada rumo ao futuro da eletrificação.

No interior, o requinte e refinamento tomam conta, com superfícies revestidas em couro fornecido pela italiana Poltrona Frau, ao passo que a área atrás dos bancos conta também é dedicada a bagagens e conta também com revestimento em couro, este fornecido pela Schedoni, outra companhia italiana, sediada em Modena.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.