M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nenhum construtor automóvel quer ficar parado quando a tecnologia de baterias para carros elétricos não pára de melhorar. E embora tenha sido atualizado este ano, o BMW i3 vai ganhar uma nova evolução, com a chegada de uma nova bateria de 120 amperes-hora, cuja capacidade de acumular 42,2 kWh de energia lhe garante um aumento de autonomia de 30 por cento.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta bateria de iões de lítio de terceira geração da BMW tem o mesmo tamanho dos dois desenvolvimentos anteriores, mas já tem o dobro da capacidade da bateria lançada em 2013. Apesar disso, ocupa exatamente a mesma quantidade de espaço no chassis do BMW i3 e também mantém o mesmo peso. Esta nova bateria está disponível tanto na versão base i3 como na versão mais potente i3s, cujo motor elétrico gera 184 cv contra os 170 do modelo mais barato.

Em termos de autonomia, a BMW reclama uma autonomia de 285 a 310 quilómetros para a versão i3 e de 270 a 285 quilómetros para o modelo i3s. Isto representa um aumento de 35 a 55 km com o teste de condução WLTP, o que se deve trazuri numa autonomia de 260 km usando condições de trânsito reais. A bateria de 42,2 kWh pode ser carregada até 80 por cento em 42 minutos usando um carregador de 50 kW. Com uma BMW i Wallbox caseira de 11 kW, pode fazê-lo em três horas e quinze minutos.

Esta evolução é acompanhada de um reforço do equipamento, incluindo novas combinações de cores na carroçaria e no habitáculo, faróis LED adaptativos opcionais, novos menus para o sistema de info-entretenimento iDrive, hospot WiFi e carregador de telemóvel sem fios. A curto prazo, também vai estar disponível um pacote desportivo, com suspensão rebaixada em 10 mm e jantes de 20 polegadas.

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