Já estão longe os tempos em que se duvidava da capacidade das marcas tradicionais de automóveis acompanharem o advento das motorizações totalmente elétricas –exponenciado sobretudo com o surgimento da Tesla, de Elon Musk.

 

Texto: Filipe Gil

Passados dezassete anos, os construtores tradicionais estão agora a disputar cada percentagem do mercado automóvel com novos modelos e novas marcas que chegam, sobretudo, da China. É nessa panóplia de novos modelos que surgem nas estradas portuguesas que a BMW lançou o i5eDrive 40 Touring, a primeira carrinha 100% elétrico do segmento 5 da marca alemã.

No test drive realizado pelo DN/Motor 24 quase nos esquecemos que estamos a conduzir um elétrico, não fossem estes veículos mais responsivos, quando o pé pesa no pedal de aceleração.

Autonomia

Acelerando ou não – dentro dos limites legais de velocidade, obviamente -, a principal preocupação de quem compra um carro elétrico, seja de que segmento for, é a sua autonomia. Neste caso, o modelo testado tem autonomia da bateria prometida de 560 quilómetros.

Para tal ajuda a energia cinética produzida assim que se retira o pé do acelerador e é imediatamente convertida em energia elétrica, tal como os dínamos das bicicletas. Isso ajuda a aumentar a autonomia deste modelo. Esta função é bem notória no mundo de condução “Eco”, em que se aconselha uma adaptação, uma vez que a travagem é tal forma eficiente que o carro trava bastante e provoca aquela sensação do condutor a ser puxado para trás.

Outra das (ainda) preocupações é o tempo de carregamento da bateria, e neste i5eDrive 40 Touring, carregar a bateria na sua máxima capacidade demora 30 minutos num posto de abastecimento de alta potência; Cerca de 1:13h num posto de carregamento rápido; e num posto de carregamento demora 4:30h.

Condução

Com um interior espaçoso no qual o condutor e os passageiros podem viajar com o conforto, uma touring aponta sempre como factor diferenciador perante outros modelos o espaço da bagageira, neste caso a capacidade é de 570 litros – podendo chegar ao máximo de 1.700 litros com os bancos dos passageiros rebatidos.

A condução do Touring pouco ou nada se nota na performance se comparado com a berlina. Para tal ajudam os 340 cavalos e um binário de 400 Nm que retiram toda a ideia de que se trata de um carro a pensar apenas na família. Aliás, um dos vários modos de condução deste modelo é o “M” que nos remete para o modo “desportivo” que adota uma condução mais responsiva, nervosa e que faz dos 0 aos 100 km/ em 6.1 segundos. Este modelo conta com ajudas à condução para verificar se o carro está na faixa de rodagem e verifica a distância que existe para outros veículos, em caso de emergência a travagem é acionada.

No que respeita ao design de interiores, destaque para uma barra de interação que permite, entre outras funções controlar o ar condicionado. No que respeita ao som, este modelo disponibiliza um sistema de áudio personalizado com o som surround da marca britânica Bowers & Wilkins com 655 watts de potencia. O ecrã de controlo deste BMW é possível ter a integração total de streaming de vídeo para além da possibilidade de, durante o carregamento do veículo, estar disponível o AirConsole que permite jogar, apenas necessita de um smartphone para funcionar como comando.
O futuro

Recentemente o grupo BMW apresentou no CES 2025, feira de tecnologia que se realiza em Las Vegas, Estados Unidos, o PanoramiciDrive, um sistema que engloba um ecrã posicionado a toda a largura do para-brisas. Nele, a projeção de conteúdos do ecrã é feita diretamente na linha de visão do condutor e do passageiro dos lugares dianteiros, com o objetivo de “melhorar a segurança e a acessibilidade”, segundo a marca alemã que garante que “através da tecnologia de realidade aumentada e da sua integração com o ecossistema BMW, o PanoramiciDrive garante que os condutores tenham sempre acesso à informação mais relevante, desde dados de navegação a funções de entretenimento, sem distrações”.

O novo iDrive estará disponível na próxima geração de veículos NeueKlasse, que tem lançamento previsto durante este ano. E provavelmente, como acontece com todas as inovações tecnológicas irá ser “espalhado” por outros modelos e segmentos da marca, escrevemos nós.

Veredito

Apesar do modelo elétrico da BMW mais vendido em Portugal em 2024 ter sido o i4, com 1.271 carros entregues – os próximos anos, com a natural mudança de motorização a chegar ao outros segmentos, podem alterar este ranking da marca alemã.

Os portugueses, ao contrário dos condutores espanhóis, por exemplo, sempre gostaram de carrinhas (Tourings), seja pelo espaço que proporciona para a família ou a possibilidade de carregar a viatura com material de desporto – de pranchas a bicicletas. Assim, é natural que com o mercado a ter cada vez mais opções de carrinhas 100% elétricas, este i5 entre no radar de quem gosta de condução segura e ao mesmo tempo irrequieta. O preço deste modelo começa nos 79 mil euros.