BMW inicia testes com um protótipo do X5 a hidrogénio

17/06/2021

A BMW iniciou os testes de um protótipo do X5 alimentada por uma célula de combustível de hidrogénio, confirmando que um pequeno número desta versão será lançado no mercado em 2022.

O X5 alimentado a hidrogénio, que se chama oficialmente BMW i Hydrogen Next, e o novo programa de testes vai permitir que o construtor ganhe uma experiência prática com este tipo de tecnologia.

O esquema de hidrogénio deste protótipo combina a quinta geração dos motores elétricos eDrive da BMW com uma célula de combustível que converte hidrogénio em eletricidade. A BMW reclama que a célula de combustível deste protótipo anuncia 170 CV e conta com um conversor que ajusta a voltagem à do motor elétrico.

Há mais energia que é armazenada numa bateria e depois utilizada para manobras de aceleração dinâmica. Graças a isto, a célula de combustível produz 374 CV de potência máxima, dando a este X5 uma performance idêntica à de uma versão normal de seis cilindros. O hidrogénio é armazenado em dois depósitos a 700 bar produzidos a partir de fibra de carbono reforçado (CFRP) que pode armazenar até 6 kg de hidrogénio.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.