BMW M5 Competition: Mais potente e mais extremo com 625 CV

15/05/2018

Pouco depois de ter revelado ao mundo o M2 Competition, a BMW apresenta mais um integrante dessa família de conotação mais dinâmica, com o M5 Competition a chegar aos concessionários ainda este ano com uma potência total de 625 CV, mais 25 CV do que na versão de base do M5.

O motor é mesmo um dos grandes destaques deste novo M5 Competition, com a marca apontar o ganho de 25 CV como um atributo de grande importância, tirando partido da grande competência do bloco V8 de 4.4 litros. Com mais 25 CV e um binário máximo de 750 Nm disponível entre as 1800 rpm e as 5800 rpm, o novo M5 Competition beneficia de uma maior faixa de utilização da potência, ao mesmo tempo que a aceleração dos zero aos 100 km/h se cifra nos 3,3 segundos e a ‘cavalgada’ até aos 200 km/h se faz em apenas 10,8 segundos, menos 0,3 segundos do que no M5 de base.

O motor surge associado exclusivamente à caixa de velocidades M Steptronic de oito velocidades, com três modos à disposição, entre o mais eficiente e o mais desportivo, havendo ainda uma posição intermédia para maior dinamismo mas sem extremismo. Ao mesmo tempo, conta com o sistema de tração integral M xDrive, estreado precisamente no M5 de base. A sua interação com o diferencial M Active garante um ótimo nível de motricidade, de acordo com a marca alemã, embora exista uma preferência na entrega da potência para o eixo traseiro.

Adicionalmente, para os mais experientes, existe um modo de tração traseira (2WD) que emula a condução de um tração traseira. Algo que a BMW considera como uma forma de os condutores “maravilharem-se com a experiência oferecida pelas gerações passadas do BMW M5”. Isso quer dizer que não existem sistemas de apoio à condução…

Os consumos e emissões são de 10,7-10,8 l/100 km e de 243-246 g/km de CO2, respetivamente, consoante o tipo de jantes escolhidas.

Chassis melhorado

O chassis foi trabalhado para maior competência dinâmica, destacando-se o rebaixamento do veículo em sete milímetros, havendo ainda que contar com modificações nas suspensões, molas (10% mais firmes) e amortecedores. O aumento do camber (inclinação das rodas) no eixo dianteiro melhora a capacidade de resistência às forças laterais nas situações de curvas rápidas. A barra estabilizadora atrás também ganhou maior firmeza. No eixo dianteiro, ainda, nota para uma barra estabilizadora de novo desenho. Os modos de condução ‘Comfort’, ‘Sport’ e ‘Sport Plus’ traduzem-se em alterações nas afinações de diversos parâmetros, sendo neste último que o M5 Competition oferece o seu máximo pragmatismo dinâmico. Os próprios suportes do motor são também distintos neste modelo, de forma a melhorar o seu compromisso dinâmico e as mudanças de direção.

Esteticamente, o novo M5 Competition inclui um escape M Sport com embelezadores em preto brilhante e válvula de controlo de gases que permite incrementar a sonoridade. Isto tudo sem esquecer o lado da eficiência, uma vez que passa a contar com um filtro de partículas.

Esteticamente, este modelo da marca bávara tem acabamentos brilhantes da BMW Individual, complementados com outros, igualmente brilhantes, em preto, como nos contornos da grelha dianteira ou na rede das ‘guelras’ de assinatura BMW M nas laterais. Os puxadores das portas são pintados à cor da carroçaria, enquanto o spoiler traseiro e o logótipo M5 na tampa da mala também ganham acabamento preto brilhante. As jantes são especiais deste M5 com um padrão em ‘Y’ e duas tonalidades, nas medidas 275/35 R20 à frente e 285/35 R20 atrás.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.