A BMW R NineT é uma moto icónica que combina a herança clássica da BMW com uma performance moderna, criando uma experiência de condução versátil e envolvente. Construída em torno de uma estética de inspiração retro, incorpora o estilo e o fascínio das motos vintage, mas com todas as vantagens da engenharia moderna da BMW.
Design
A filosofia de design da R NineT baseia-se no aspeto minimalista e industrial com muito metal exposto, acabamentos de alta qualidade e praticamente sem plásticos. Com o seu quadro compacto, depósito em forma de lágrima e farol redondo, presta homenagem às roadsters originais da BMW. O motor boxer flat-twin contribui para a sua estética única, especialmente com as cabeças de cilindro que sobressaem de ambos os lados. O design modular é também uma grande vantagem, permitindo aos proprietários personalizar facilmente a mota. Quer goste de café racer, scrambler ou estilos clássicos, a R NineT oferece uma base sólida para personalização.
Motor e Chassis
No coração da R NineT está o motor flat-twin de 1.170 cc, arrefecido a ar/óleo, que está prestes a fazer 100 anos. Debita 109 cavalos de potência e 115 Nm de binário. Esta configuração do motor oferece uma potência previsível com uma sonoridade satisfatória, ideal tanto para passeios na cidade como para longos troços em estrada aberta. Este motor boxer mantém o equilíbrio entre a suavidade e uma ligeira vibração que acrescenta carácter sem causar fadiga em viagens mais longas. Pode não ser o mais potente da gama da BMW Motorrad, mas tem uma qualidade nostálgica que se adapta perfeitamente à personalidade da moto.
O chassis, foi totalmente atualizado nesta edição. O quadro é mais leve, embora, com 220 quilogramas, a R 12 nineT esteja apenas um quilo mais leve face à anterior. A distância entre eixos aumenta de 1.487 milímetros para 1.511 mm e a direção relaxa um pouco com com um novo ângulo de inclinação de 27,7 graus, em comparação com os 26,8 graus da R nineT R nineT. A suspensão dianteira apresenta um diâmetro semelhante, mas mais pequeno, de 45 mm, enquanto o amortecedor traseiro está agora montado num ângulo em vez de diretamente ligado na vertical. O ABS Pro da BMW é de série, enquanto os travões são de quatro pistões radiais monobloco radial e discos duplos de 310 mm à frente, com uma pinça de dois pistões e um disco de 265 mm na traseira.
Condução
Conduzir a R 12 nineT na estrada certa com boas condições meteorológicas pode ser um exercício de meditação. No entanto, a R 12 também gosta de algumas rotações e pode proporcionar uma mudança de velocidade decisiva para uma ultrapassagem rápida. Desligando o controlo de tração (que pode ser feito em em movimento) e a roda dianteira irá levantar com uma facilidade despreocupada.
Na estrada, o chassis reflete a sensação de languidez do motor com uma direção lenta, a rolar nas curvas com um fluxo natural. A estabilidade é absoluta como seria de esperar de uma moto com distância entre eixos longa com uma geometria de direção relaxada, enquanto a distribuição de peso e o equilíbrio são ótimos para uma condução animada, mas controlada.
Com 220 kg (mais o condutor), os travões têm de gerir uma quantidade razoável de peso mas têm muita sensibilidade e potência de travagem, enquanto a intervenção do ABS em curva é mínima, independentemente de qual dos dois modos de condução seja selecionado em tempo seco.
As opções de fábrica são aparentemente ilimitadas. A moto de teste veio com o painel de instrumentos TFT de 3,5 polegadas opcional, embora preferíssemos os mostradores analógicos normais para uma moto retro deste tipo, e embora a ignição sem chave da R 12 seja útil, continua a ser necessário usar uma chave para a tampa do depósito de combustível. No geral, o nível de equipamento é muito elevado e o nível de acabamento é soberbo.
Veredicto
A BMW R12 NineT tem um estilo clássico, de inspiração retro, com a qualidade de construção premium da marca bávara. Proporciona um equilíbrio entre agilidade e controlo, sentindo-se tão à vontade em estradas secundárias sinuosas como em ambientes urbanos. Disponível a partir de 18.815 euros.