A BMW revelou a atualização dos modelos X5 e X6, que trazem consigo novidades no desenho, nas motorizações e na vertente digital, de forma a tornar os dois SUV mais apelativos num mercado bastante concorrencial.

Os dois modelos contam com numerosas atualizações, que incluem novos detalhes em termos de design, refinamentos técnicos para os híbridos e inovações digitais intuitivas, de entre as quais se contam os desenvolvimentos mais recentes no âmbito da condução e estacionamento autónomos.

Os novos X5 e X6 adotam o novo design para a grelha dianteira de ‘rim’ típica da BMW e faróis mais elegantes, com luzes de condução diurna em forma de seta que servem de indicadores de mudança de direção. Equipados com faróis adaptativos LED e com assistência de máximos de série. Na lista de opções estão também os faróis Matrix LED com controlo adaptativo que incluem a função de máximos com anti encadeamento (BMW Selective Beam), bem como os faróis escurecidos BMW M Shadowline.

A grelha destes BMW tem um contorno e barras em cromado de efeito pérola, enquanto a funcionalidade BMW Iconic Glow é introduzida como parte do pacote M Sport Pro. A iluminação do Iconic Glow é ativada quando uma das portas é aberta e pode ser ligada ou desligada manualmente pelo condutor. Cortinas de ar verticais posicionadas nas áreas exteriores realçam a largura do carro. A entrada de ar inferior tem um detalhe de acabamento horizontal em cromado com efeito pérola e aberturas triangulares nas suas áreas exteriores.

No X5, há ainda saídas de ar com acabamento cromado de efeito pérola de série ou em preto nos modelos M Sport e M60i. De série, o novo X5 apresenta ainda barras de tejadilho em alumínio acetinado e acabamentos da Linha Exterior, bem como proteção inferior em prata Glacier e nova geometria para o para-choques traseiro.

Atrás, os farolins redesenhados revelam elementos esculturais em fibra óptica, com a tradicional forma de ‘L’ na horizontal. A inclusão dos elementos de design xLine no equipamento de série do X5 dá-lhe um look ainda mais robusto e imponente.

Já o BMW X6 surge ainda mais dinâmico devido ao facto de disponibilizar como equipamento de série o pacote Desportivo M, com a dianteira a realçar o visual mais desportivo, mas igualmente robusto do modelo. As saias laterais específicas M e os acabamentos M Highgloss Shadowline são adicionados ao X6 para refletir o seu visual desportivo, com para-choques traseiro também com inserção Dark Shadow, enquanto os acabamentos do tubo de escape têm uma forma trapezoidal. As luzes traseiras finas chegam até ao meio do portão da bagageira, com uma assinatura de luz em forma de ‘L’.

Mais tecnologia a bordo

Os dois modelos surgem com uma experiência digital reforçada e atualizada, com a inclusão do Display Curvo BMW e a recente versão do sistema operativo, o BMW Operating System 8. O condutor tem direito a um painel de instrumentos digital de 12.3 polegadas, enquanto o ecrã tátil central tem uma dimensão de 14.9 polegadas.

O habitáculo retocado e as atualizações associadas ao painel de instrumentos trazem um toque particularmente moderno. A especificação padrão para ambos os modelos inclui agora um painel de instrumentos com revestimento em pele e bancos desportivos com apoio lombar e aquecidos à frente, com revestimento Sensafin. De série, podem-se também encontrar sistemas como o acesso Comfort, aúdio HiFi, eSIM pessoal e carregamento wireless.

Também novidade em ambos os modelos é a barra cristalina na área do passageiro com iluminação ambiente LED. A denominação do modelo – ‘X5’ ou ‘X6’ – é inculcada nesta barra luminosa, enquanto nos modelo de ponta surge o logótipo da subdivisão ‘M’.

Eletrificar para ganhar

As diferentes versões dos dois novos BMW surgem com motorizações eletrificadas mild-hybrid de 48 V, que permitem reduzir os consumos e as emissões e, ao mesmo tempo, afinar as prestações. O leque variado de opções inclui opções de motores entre os 3.0 litros e os 4.4 litros, com níveis de potência a partir de 298 CV até aos 530 CV.

Os X5 e X6 podem ser encomendados com uma escolha de motores a gasolina de oito cilindros (V8), seis cilindros em linha e ainda um Diesel de seis cilindros em linha, os quais estão associados à nova caixa automática de oito velocidades Steptronic Sport com patilhas atrás do volante. Todas as unidades motrizes contam agora com tecnologia mild hybrid 48 V, na forma de um pequeno motor elétrico integrado na transmissão, proporcionando um ‘extra’ de 9 kW/12 CV e 200 Nm, ajudando assim o motor de combustão na sua tarefa.

A versão plug-in híbrida X5 xDrive40e foi totalmente revista, com um motor de seis cilindros em linha a gasolina e um novo motor elétrico associados para um total de 490 CV de potência, mais 96 CV do que a versão anterior, e 700 Nm de binário, mais 100 Nm. O motor a gasolina debita 313 CV, enquanto o motor elétrico incorporado na caixa Steptronic debita 145 kW/197 CV, com os 490 CV de potência conjunta a proporcionar-lhe um desempenho desportivo, como atesta a aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos.

Este modelo conta com uma bateria de 25.7 kWh, permitindo uma autonomia em ciclo misto WLTP entre 94 e 110 quilómetros.

Para as variantes mais desportivas está reservado o bloco V8 M TwinPower Turbo de 4.4 litros com um total de 530 CV de potência e 750 Nm de binário, impulsionando o X5 M60i xDrive e o X6 M60i xDrive dos zero aos 100 km/h em 4,3 segundos.

O motor 3.0 de seis cilindros foi revisto a vários níveis para reduzir as emissões, com inovações aplicadas no processo de combustão, controlo das válvulas, injeção e sistema de ignição, ganhando ainda assim 47 CV face ao modelo anterior para uma potência de 380 CV e 520 Nm de binário (540 Nm com a ajuda suplementar do sistema mild-hybrid). O X5 xDrive40i e o X6 xDrive40i aceleram dos zero aos 100 km/h em 5,4 segundos.

A vertente turbodiesel, também seis cilindros em linha, foi melhorada com foco na eficiência, mas sem esquecer as prestações, com o motor a beneficiar de pistões em aço e novo sistema de injeção direta com novas válvulas injetoras. Em associação com o sistema eletrificado mild-hybrid debita 298 CV de potência e 670 Nm de binário, o que permite aos X5 xDrive30d e X6 xDrive30d acelerarem dos zero aos 100 km/h em 6,1 segundos.

Os novos BMW X5 e BMW X6 vão ser fabricados na fábrica do BMW Group de Startanburg, nos EUA, com o lançamento internacional previsto para o próximo mês de abril.

Preços:
BMW X5 xDrive50e: 98.450€
BMW X5 xDrive40i: 106.550€
BMW X5 xDrive30d: 106.050€
BMW X5 M60i xDrive: 148.700€
BMW X6 xDrive40i: 113.900€
BMW X6 M60i xDrive: 151.700€
BMW X6 xDrive30d: 113.400€

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.