BMW M8: Três formatos diferentes de entusiasmo

05/06/2019

Estava longe de ser um segredo, faltando apenas saber os dados técnicos. Agora, a BMW revelou todas as informações do novo M8, que surgirá em três declinações diferentes para apelar a todos os gostos… exclusivos. O novo superdesportivo da marca bávara recorre a um motor V8 M TwinPower Turbo, mas com potências distintas: 600 CV nos M8 Coupé e M8 Cabriolet e 625 CV nos M8 Competition Coupé e Cabriolet.

Posicionados como modelos de topo na gama ‘M’, a BMW aplicou uma série de alterações técnicas para tornar o comportamento destes modelos mais aprumado e em linha com o objetivo desportivo, possibilitando mesmo a sua utilização em pista para os track-days. Em destaque, além do motor V8 M TwinPower Turbo, está o chassis desenvolvido em específico com as performances desportivas em mente, dispondo por isso de um novo sistema de travagem com dois tipos de sensibilidade para o pedal do travão (consoante o modo escolhido, Sport ou Comfort) e outras afinações de suspensão, detalhada mais abaixo.

O motor V8 foi desenvolvido para respostas eficazes numa ampla faixa de regimes, tratando-se de uma unidade de 4.4 litros com dois turbocompressores inseridos no meio das bancadas de cilindros em ‘V’. Conta com um sistema de injeção direta de combustível com pressão máxima de 350 bar para melhor resposta, enquanto a capacidade de refrigeração também foi melhorada. O módulo de refrigeração central, por exemplo, está ladeado por dois circuitos de água de alta temperatura, contando ainda com uma unidade de refrigeração adicional para o óleo do motor e outra separada para o óleo da caixa M Steptronic com Drivelogic, que permite alternar entre três tipos de atuação da caixa. Para os que preferem dominar os acontecimentos, há modo ‘M’ com patilhas atrás do volante para passagens sequenciais.

O motor permite um binário máximo de 750 Nm entre as 1800 e as 5600 rpm para uma potência máxima de 600 CV às 6000 rpm (o ‘corte’ de rotações é feito às 7200 rpm, porém) no caso dos M8 Coupé e Cabriolet, enquanto no M8 Competition esse valor aumenta para os 625 CV, disponibilizando-se também em variantes coupé e descapotável. Esta unidade mais potente recorre a suportes de motor especiais para uma conexão mais rígida com o veículo, beneficiando assim a rigidez e a resposta dinâmica, além do próprio funcionamento do motor.

Quanto a prestações, os BMW M8 Coupe e BMW M8 Cabriolet aceleram dos zero aos 100 km/h em 3,3 segundos e 3,4 segundos, respetivamente, enquanto as variantes M8 Competition fazem-no em 3,2 segundos e 3,3 segundos, igualmente. Os consumos variam entre os 10,5-10,6 l/100 km do M8 Coupé (emissões de 238-242 g/km de CO2) e os 10,6-10,8 l/100 km dos M8 Cabriolet Competition, seja do coupé ou do descapotável (emissões de 241-246 g/km de CO2).

Tração M xDrive também com modo 2WD

Outro fator de relevo é o sistema de tração integral M xDrive com predominância do eixo traseira. A interação controlada de forma eletróncia entre o M xDrive e o Diferencial Ativo M assegura a transferência da potência para o asfalto sem perdas de motricidade, garante a BMW. No menu do veículo, o condutor pode ainda escolher qual o tipo de tração que pretende usar – o acerto 4WD está ativado por defeito, podendo depois alterara para um 4WD Sport que já transfere uma fatia maior de potência para a traseira e, por fim, desativando o sistema DSC (Dynamic Stability Control), passa a estar em atuação o modo 2WD.

Para lidar com o aumento de potência, a BMW aplicou um novo conjunto de suspensão M Adaptive, com a possibilidade de adaptação à condução e direção M Servotronic com assistência eletromecânica. O controlo de estabilidade dinâmico (DSC) dispõe de um modo M Dynamic mais permissivo, podendo o sistema de travagem ser reforçado com um jogo de discos em carbocerâmica em opção.

A nível estrutural, a marca dá ainda conta de um reforço de rigidez graças, entre outras coisas, a uma barra transversal no eixo traseiro em alumínio, barras estabilizadoras de maiores dimensões e, no caso do M8 Competition, um alinhamento de camber diferente para o eixo dianteiro.

No interior, vincadamente desportivo, sobressaem os componentes em fibra de carbono, bancos exclusivos M Sport com revestimento em couro e Alcantara e Head-up display, entre outros elementos de conforto, como o sistema BMW Live Cockpit Professional ou o Parking Assistant.

A marca explica que a “interação precisa entre motor, tecnologia do chassis e a aerodinâmica foi cuidadosamente aperfeiçoada ao longo de testes intensivos na pista de testes do Grupo BMW em Miramas, no Sul de França”, mas também houve tempo para passagens por outros locais cruciais para o seu desenvolvimento, como o circuito de Nürburgring Nordschleife ou o centro de testes de Arjeplog, na Suécia, onde o sistema de tração integral M xDrive também foi afinado para lidar com o incremento de potência.

Ao mesmo tempo, também colheu dividendos dos ensinamentos retirados do programa de competição M8 GTE que participa no Mundial de Endurance.

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