A BMW revelou a versão atualizada do Série 3, que conta com desenho modernizado e ambiente interior renovado com novas tecnologias. A marca bávara escreve assim mais um capítulo na história de sucesso desta gama, que continuará a estar disponível nas carroçarias berlina e carrinha (Touring).

Sem efetuar grandes mudanças exteriores, a BMW aprimorou o Série 3, tanto a nível estético, como a nível tecnológico, ganhando um visual mais desportivo com superfícies ‘limpas’ e dinâmicas. Entre as novidades, o Série 3 passa a contar com uma grelha dianteira retocada (novos contornos e barras duplas no interior do ‘rim’ duplo), a que se juntam os faróis mais esguios com tecnologia Full LED de série e contornos mais nítidos graças à iluminação diurna em LED com um formato de ‘L’ invertido.

A tecnologia de faróis LED adaptativos está disponível como uma opção selecionável, com apontamentos azulados no seu interior a identificá-los. Entre as funcionalidades desta tecnologia encontram-se a iluminação de curva ou a iluminação de máximos ajustável, a par de sistema de matriz LED com distribuição variável do feixe de luz.

Na parte inferior do para-choques há agora entradas de em preto brilhante para arrefecimento do sistema de travagem.

Na parte traseira, há agora uma maior proporção de superfícies pintadas na cor da carroçaria e um desenho mais nítido para as zonas inferiores do para-choques. As linhas horizontais, os farolins finos e as cavas das rodas musculadas acentuam a largura da traseira e combinam-se para um visual mais robusto e imponente. As ponteiras das saídas de escape medem agora 90 ou 100 mm de diâmetro, dependendo da variante de motor. Todos os Série 3 contam agora com jantes de 17 polegadas, de série.

Interior mais tecnológico

O interior do Série 3 passa a ter agora uma abordagem mais tecnológica, com a aplicação da configuração de ecrã curvo já visto noutros modelos, como no iX. Este conceito BMW Curved Display alberga um ecrã de 12.3” para o painel de instrumentos e um ecrã central tátil de 14.9”, com a superfície contínua a dar a impressão de largura. O número de botões físicos foi reduzido em prol de comandos por voz ou gestuais.

Todos os modelos passam a ter caixa automática Steptronic de oito velocidades, cuja alavanca seletora tem agora um novo desenho, estando posicionada na consola central em conjunção com o botão de ignição, o controlador iDrive ou o botão de parque eletrónico. Também a climatização de três zonas (com comandos por voz ou por ação tátil) e a navegação são agora de série, bem como o sistema BMW Live Cockpit Plus e as patilhas atrás do volante para controlo da caixa. O sistema operativo 8 também chega agora ao renovado Série 3, dando novas opções de conectividade e com resposta mais rápida, de acordo com a BMW.

Outras novas funcionalidades de série são o espelho retrovisor eletrocromático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDC).

Novo pacote M Sport Pro

O desenho do Série 3 pode ser ainda mais dinamizado com a adição do pacote M Sport de design mais desportivo, que acrescenta grelha de rim com padrão em colmeia, novos desenhos para os para-choques e jantes de 18” M com desenho específico com pneus de dimensões mistas. Porém, o modelo estreia também um pacote M Sport Pro como opcional, sendo uma extensão do pacote de base. Este pacote, também disponível para os modelos BMW Performance da BMW M GmbH, acrescentam acabamentos M Shadowline em preto brilhante, faróis escurecidos M Shadowline e sistema de travagem M Sport com pinças pintadas a vermelho.

A gama de cores foi ampliada para incluir as tonalidades cinzentas metalizadas ‘Skyscraper Grey’ e ‘M Brooklyn Grey’ como parte do pacote M Sport. As cores da BMW Individual cinzento ‘Frozen Pure Grey’ e azul metalizado ‘Frozen Tanzanite Blue’ também foram adicionadas à lista de cores opcionais.

Ampla gama de motorizações com foco na eficiência

A BMW oferece uma gama ampla composta por motores de combustão interna BMW TwinPower Turbo associados, nalguns casos, à vertente eletrificada por intermédio de sistema Plug-in híbrido ou mild hybrid de 48 V.

O renovado Série 3 Sedan (berlina) estará disponível em três versões Plug-in, enquanto a carrinha (Touring) estará com quatro versões Plug-in. Adicionalmente, haverá ainda motorizações a gasolina e Diesel de quatro e de seis cilindros para ambas as carroçarias, destacando-se um motor a gasolina de quatro cilindros com tomada de admissão integrada na cabeça dos cilindros e um turbocompressor melhorado para otimizar a entrega da potência.

A oferta de potência varia entre os 150 CV e os 374 CV, consoante a motorização selecionada. Todos os motores surgem com caixa automática Steptronic de oito velocidades com patilhas atrás do volante. Opcionalmente, dispõe de transmissão Steptronic Sport com respostas otimizadas na transição entre mudanças, incluindo uma função de arranque e função ‘Sprint’.

Para os modelos de topo há ainda tração integral xDrive, podendo opcionalmente ser configurado em duas das versões a gasolina (uma apenas no caso da Série 3 Touring), dois Diesel e nos híbridos Plug-in.

Assim, a gama estará disponível com versões 318i Sedan (156 CV/250 Nm), 320i Sedan e 320i xDrive Sedan (184 CV/300 Nm), 330i Sedan e 330i xDrive Sedan (245 CV/400 Nm), M340i xDrive Sedan (374 CV/500 Nm), 320e Sedan (204 CV/350 Nm), 330e Sedan e 330e xDrive Sedan (292 CV/420 Nm), 318d Sedan (150 CV/320 Nm), 320d Sedan e 320d xDrive Sedan (190 CV+11 CV do sistema 48 V/400 Nm), 330d Sedan e 330d xDrive Sedan (286 CV+11 CV do sistema 48 V/650 Nm) e M340d xDrive Sedan (340 CV+11 CV do sistema 48 V/700 Nm).

A variante Touring não tem a motorização 320i xDrive, mas acrescenta uma versão 320e Xdrive com 204 CV e 350 Nm de binário.

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