Sem efetuar grandes mudanças exteriores, a BMW aprimorou o Série 3, tanto a nível estético, como a nível tecnológico, ganhando um visual mais desportivo com superfícies ‘limpas’ e dinâmicas. Entre as novidades, o Série 3 passa a contar com uma grelha dianteira retocada (novos contornos e barras duplas no interior do ‘rim’ duplo), a que se juntam os faróis mais esguios com tecnologia Full LED de série e contornos mais nítidos graças à iluminação diurna em LED com um formato de ‘L’ invertido.
A tecnologia de faróis LED adaptativos está disponível como uma opção selecionável, com apontamentos azulados no seu interior a identificá-los. Entre as funcionalidades desta tecnologia encontram-se a iluminação de curva ou a iluminação de máximos ajustável, a par de sistema de matriz LED com distribuição variável do feixe de luz.
Na parte inferior do para-choques há agora entradas de em preto brilhante para arrefecimento do sistema de travagem.
Na parte traseira, há agora uma maior proporção de superfícies pintadas na cor da carroçaria e um desenho mais nítido para as zonas inferiores do para-choques. As linhas horizontais, os farolins finos e as cavas das rodas musculadas acentuam a largura da traseira e combinam-se para um visual mais robusto e imponente. As ponteiras das saídas de escape medem agora 90 ou 100 mm de diâmetro, dependendo da variante de motor. Todos os Série 3 contam agora com jantes de 17 polegadas, de série.
Interior mais tecnológicoO interior do Série 3 passa a ter agora uma abordagem mais tecnológica, com a aplicação da configuração de ecrã curvo já visto noutros modelos, como no iX. Este conceito BMW Curved Display alberga um ecrã de 12.3” para o painel de instrumentos e um ecrã central tátil de 14.9”, com a superfície contínua a dar a impressão de largura. O número de botões físicos foi reduzido em prol de comandos por voz ou gestuais.
Todos os modelos passam a ter caixa automática Steptronic de oito velocidades, cuja alavanca seletora tem agora um novo desenho, estando posicionada na consola central em conjunção com o botão de ignição, o controlador iDrive ou o botão de parque eletrónico. Também a climatização de três zonas (com comandos por voz ou por ação tátil) e a navegação são agora de série, bem como o sistema BMW Live Cockpit Plus e as patilhas atrás do volante para controlo da caixa. O sistema operativo 8 também chega agora ao renovado Série 3, dando novas opções de conectividade e com resposta mais rápida, de acordo com a BMW.
Outras novas funcionalidades de série são o espelho retrovisor eletrocromático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDC).
Novo pacote M Sport Pro
A gama de cores foi ampliada para incluir as tonalidades cinzentas metalizadas ‘Skyscraper Grey’ e ‘M Brooklyn Grey’ como parte do pacote M Sport. As cores da BMW Individual cinzento ‘Frozen Pure Grey’ e azul metalizado ‘Frozen Tanzanite Blue’ também foram adicionadas à lista de cores opcionais.
Ampla gama de motorizações com foco na eficiência
A BMW oferece uma gama ampla composta por motores de combustão interna BMW TwinPower Turbo associados, nalguns casos, à vertente eletrificada por intermédio de sistema Plug-in híbrido ou mild hybrid de 48 V.
O renovado Série 3 Sedan (berlina) estará disponível em três versões Plug-in, enquanto a carrinha (Touring) estará com quatro versões Plug-in. Adicionalmente, haverá ainda motorizações a gasolina e Diesel de quatro e de seis cilindros para ambas as carroçarias, destacando-se um motor a gasolina de quatro cilindros com tomada de admissão integrada na cabeça dos cilindros e um turbocompressor melhorado para otimizar a entrega da potência.
Para os modelos de topo há ainda tração integral xDrive, podendo opcionalmente ser configurado em duas das versões a gasolina (uma apenas no caso da Série 3 Touring), dois Diesel e nos híbridos Plug-in.
Assim, a gama estará disponível com versões 318i Sedan (156 CV/250 Nm), 320i Sedan e 320i xDrive Sedan (184 CV/300 Nm), 330i Sedan e 330i xDrive Sedan (245 CV/400 Nm), M340i xDrive Sedan (374 CV/500 Nm), 320e Sedan (204 CV/350 Nm), 330e Sedan e 330e xDrive Sedan (292 CV/420 Nm), 318d Sedan (150 CV/320 Nm), 320d Sedan e 320d xDrive Sedan (190 CV+11 CV do sistema 48 V/400 Nm), 330d Sedan e 330d xDrive Sedan (286 CV+11 CV do sistema 48 V/650 Nm) e M340d xDrive Sedan (340 CV+11 CV do sistema 48 V/700 Nm).
A variante Touring não tem a motorização 320i xDrive, mas acrescenta uma versão 320e Xdrive com 204 CV e 350 Nm de binário.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.