A família Série 4 da BMW está completa com a chegada da versão descapotável, que coloca a tónica no prazer de condução, mas não esquece a eficiência e a necessidade de requinte que é inerente ao segmento premium.

O novo BMW Série 4 Convertible reflete a nova filosofia de desenho da marca bávara, ostentando a agora polémica grelha dianteira de grandes dimensões, num conjunto de proporções equilibradas que, no entanto, se diferencia cada vez mais do Série 3, como a própria marca argumenta. A grelha dianteira de grandes dimensões, de acordo com a BMW, não é apenas uma opção estética, mas é também um requisito da refrigeração dos componentes motrizes, assim se ajudando a explicar aquela solução.

Os faróis, bastante mais esguios, recorrem agora a tecnologia LED de série, podendo receber os opcionais LaserLight para uma iluminação mais eficaz durante a noite, oferecendo mais segurança e funcionalidades acrescidas de iluminação.

Em destaque, porém, é o facto de ser um modelo com capacidade para quatro passageiros, com uma nova solução de capota em lona que, no entanto, consegue conjugar a solidez de um tejadilho retrátil com o apelo do tecido em lona, sendo 40% mais leve do que o do antecessor. Por outro lado, a BMW aponta que esta nova solução é melhor em termos de acústica e de conforto térmico. O tejadilho em lona surge em preto de série, mas pode ser encomendado em cor antracite como opção.

O chassis foi reforçado para assim oferecer um melhor compromisso dinâmico e de segurança, com destaque para os reforços estruturais específicos, ilhargas reforçadas e um novo painel em alumínio na dianteira. De resto, baixo centro de gravidade e distribuição de peso na ordem dos 50/50, a que se acrescenta ainda maior cuidado na aerodinâmica e vias mais largas do que o modelo anterior (mais 28 mm na frente e 18 mm atrás) para condução mais emotiva.

A própria afinação do chassis foi concebida para uma condução mais ágil e precisa, estando disponível uma suspensão M Sport mais firme com direção variável em opção. Também da lista de opcionais estão a suspensão adaptativa M com amortecimento eletronicamente controlado, travões M Sport e diferencial M Sport para entrega da potência sem mácula.

Apesar de configuração descapotável, o compartimento de arrumação da capota permite que a bagageira albergue um total de 300 litros quando a capota está recolhida ou 380 litros quando a capota está fechada.

A gama de motores arranca com a versão 420i Convertible com bloco 2.0 de quatro cilindros de 184 CV de potência e 300 Nm de binário, para um consumo médio entre 5,7 e os 6,1 l/100 km e emissões entre os 131 e os 140 g/km de CO2. Acima dessa encontra-se a versão 430i Convertible com motor também de quatro cilindros e de 2.0 litros, mas com 248 CV de potência e 400 Nm de binário. O consumo médio anunciado varia entre os 6,0 e os 6,4 l/100 km para emissões de 138 a 147 g/km de CO2.

As opções a gasolina completam-se com a variante M440i xDrive Convertible com motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros com 374 CV de potência e 500 Nm de binário, tendo este motor a integração de sistema mild hybrid de 48V com um motor de arranque/gerador de 8 kW/11 CV em auxílio para maiior eficiência. O consumo médio anunciado varia entre os 6,9 e os 7,4 l/100 km para emissões de CO2 entre 159 e 169 g/km. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 4,9 segundos.

No caso dos Diesel, a lista começa com o 420d Convertible com motor de 2.0 litros, já com tecnologia mild hybrid de 48V com junção de pequeno motor elétrico de 8 kW/11 CV para redução de consumos e emissões. Com 190 CV de potência e 400 Nm de binário, tem uma média de consumo a variar entre os 4,2 e os 4,5 l/100 km para emissões de CO2 entre os 111 e os 119 g/km.

Mais tarde chegará a versão 430d Convertible (em julho de 2021) com motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros com 286 CV de potência e 650 Nm de binário, associado a tecnologia mild hybrid de 48V (8 kW/11 CV) para consumo médio de 5,6 l/100 km e emissões de CO2 de 147 g/km. Quase no final de 2021, em novembro, há ainda uma outra variante de topo, a M440d xDrive Convertible com igual arquitetura mecânica – motor 3.0 de seis cilindros em linha, tecnologia mild hybrid de 48V – com 340 CV de potência e 700 Nm de binário. Tem consumo médio de 6,3 l/100 km e emissões de CO2 de 165 g/km.

Todos os modelos terão caixa automática Steptronic de oito velocidades, podendo receber caixa Steptronic desportiva com igual número de relações. Essa opção conta com um modo ‘Sprint’ para aceleração mais dinâmica.

A renovada gama Série 4 Convertible, com exceção de duas das motorizações, chegará em março de 2021 aos concessionários.

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