BMW Série 8 Coupé: Um visual de cortar a respiração

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

No cenário sempre icónico de Le Mans, palco de mais uma corrida de 24 Horas já este fim de semana, a BMW revelou o seu novíssimo Série 8 Coupé, um modelo de aptidões e visual desportivo que também ‘pisca o olho’ aos adeptos do requinte e luxo.

Corolário de várias semanas de breves antevisões, o momento de revelação do novo Série 8 Coupé desvendou um automóvel vincadamente desportivo no seu formato, longo e esguio, com quase cinco metros de comprimento (4843 mm), 1902 mm de largura e 1341 de altura, parecendo assim bastante dinâmico. A distância entre eixos é de 2822 mm, o que lhe permite ter um habitáculo espaçoso, de configuração 2+2, assente em requinte e materiais de qualidade a par de construção exímia.

Ainda no interior, este novo modelo recorre a um conceito operativo com dois ecrãs de alta resolução, um para a instrumentação e outro, de 10.25 polegadas, para o sistema multimédia de nova geração, que aglomera todas as funcionalidades tecnológicas do veículo, além de aplicações e centro de conectividade avançada (incluindo navegação online). O sistema tem atuação por via vocal, tátil e pelo controlador iDrive na consola central, junto ao seletor dos modos de condução, ao botão de ignição e à alavanca da caixa de velocidades. Sobre esta, nota para a possibilidade de poder ser feita de vidro.

A BMW destaca que este seu novo coupé foi pensado e concebido para atender a pretensões dinâmicas, explicando ainda que o chassis, motor e suspensão foram desenvolvidos com este foco. Ou seja, a marca quer um comportamento desportivo e ágil, mas também com rolamento que a marca equipara a um modelo de segmento de luxo.

Gama de motores à europeia

Na Europa, o novo Série 8 Coupé terá duas opções divididas entre gasolina e Diesel. Começando pela mais consensual versão a gasolina, a M850i xDrive, recorre a um novo V8 de 4.4 litros bi-turbo de 530 CV e 750 Nm de binário às 1800 rpm. Com esta motorização consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

No que diz respeito à versão Diesel, a 840dxDrive, a BMW recorreu a um motor TwinPower Turbo de 3.0 litros com seis cilidros de 320 CV e 680 Nm de binário máximo logo às 1750 rpm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 4.9 segundos. Em ambos os casos, conta ainda com uma caixa automática de oito velocidades Steptronic Sport, otimizada para respostas mais desportivas graças a um novo software e atuação hidráulica melhorada.

Tecnicamente, destaque para a inclusão da suspensão adaptativa Adaptive M no leque de equipamento de série, o que lhe possibilita variar os graus de amortecimento consoante o estilo de condução em cada momento. A tecnologia Integral Active Steering de quatro rodas direcionais estará também incluída no leque de funcionalidades de série. A versão a gasolina terá entre os opcionais o sistema de barra estabilizadora ativa, que permite melhorar a rigidez ao toque de um botão. Outras credenciais dignas de destaque são o diferencial traseiro e o escape desportivo.

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Com o seu processo de desenvolvimento a decorrer paralelamente com o novo M8 GTE de competição, o Série 8 Coupé de produção tem, por isso, uma base sólida em termos dinâmicos, de acordo com a companhia germânica. A BMW revela que a carroçaria e a suspensão foram concebidas para condução desportiva, à qual também não é alheia o baixo centro de gravidade, a distribuição de peso e a construção de baixo peso com recurso a alumínio, magnésio e plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Nota, ainda, para a aerodinâmica muito trabalhada e para a carroçaria com “elevada rigidez estrutural”.

De resto, como seria de supor, também os sistemas de assistência à condução estão incluídos, como o Cruise control adaptativo com função de paragem e arranque automático, bem como a possibilidade de assumir a direção de forma autónoma para se manter na via correta de trânsito. A travagem de emergência, o alerta de veículos no ângulo morto e o assistente de estacionamento (Parking Assist) também estão na lista de equipamento.

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