BMW vai a ‘jogo’ em novo segmento com o Série 2 Gran Coupe

16/10/2019

Ampliando a sua gama de modelos e perseguindo o sucesso do Mercedes-Benz CLA, a BMW apresentou a sua mais recente visão para uma berlina coupé desportiva, na forma do Série 2 Gran Coupe, que chegará ao mercado europeu na primeira metade de 2020.

O primeiro BMW Série 2 Gran Coupe adota um formato de coupé de quatro portas em dimensões compactas, sendo a primeira vez que a marca bávara arrisca neste formato, depois de a Mercedes-Benz ter colhido sucesso considerável com os seus CLA. A rivalidade prossegue assim para novos segmentos.

Este novo Série 2 Gran Coupe adota silhueta desportiva, com vidros sem molduras e tejadilho mais curvilíneo na secção traseira, destacando-se ainda os farolins que se estendem para o centro da tampa da mala. Na dianteira, a grelha é reinterpretada para visual mais atual (mas sem mudar drasticamente o seu formato como visto no Série 7 ou no X7), integrando-se com faróis esguios equipados com tecnologia LED de série para os já tradicionais quatro ‘olhos’ das óticas da marca.

O Série 2 Gran Coupe mede 4526 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1420 mm de altura, dispondo ainda de uma distância entre eixos de 2670 mm. A bagageira oferece uma capacidade de 430 litros, com a BMW a adiantar que a mesma pode ser ampliada “de formas variadas”. A sua arquitetura de base é a mesma do novo Série 1, ou seja, de tração dianteira, partilhando ainda alguns componentes. Haverá, porém, variantes de tração integral xDrive, neste caso a de topo com a sigla M.

Quanto a motores, a BMW aponta três opções para o lançamento, divididos entre um Diesel e dois gasolina. No primeiro caso, um bloco de quatro cilindros com 190 CV (consumo de 4,2-4,5 l/100 km e emissões de CO2 de 110-119 g/km) para o 220d, enquanto as opções a gasolina dividem-se entre o 218i com motor de três cilindros de 140 CV (consumo de 5,9-5,7 l/100 km e emissões de CO2 de 114-131 g/km) e o mais potente M235i xDrive que recorre a motor de 306 CV (com consumo de 6,7-7,1 l/100 km e emissões de CO2 de 153-162 g/km). Todos os motores cumprem a norma anti-poluição Euro 6d-TEMP.

Tecnicamente, um dos destaque apresentados pela BMW é o limitador de derrapagem de roda (ARB) que, vindo do elétrico i3s, surge como um sistema de vetorização de binário, associando-se ao sistema BMW Performance Control, que incrementa a agilidade dinâmica ao aplicar ligeiramente os travões das rodas no lado interno da curva, para maior estabilidade em curva. No caso do M235i, além do sistema de tração integral xDrive, há ainda um diferencial mecânico Torsen, direção com afinação desportiva M Sport e sistema de travagem também desportiva M Sport. A caixa Steptronic de oito velocidades inclui um modo de partida lançada.

Todos os modelos terão suspensão traseira multilink avançada e diversos reforços estruturais na carroçaria que aumentam a rigidez torsional para uma maior precisão dinâmica.

O interior assemelha-se, em grande medida, ao que já se encontra no Série 1 de nova geração, mas ainda assim vale a pena destacar o painel de instrumentos digital e o ecrã central tátil de 10.25”, que é um opcional. Para melhorar a atenção do condutor, evitando que desvie o olhar da estrada, a marca propõe ainda um head-up display de 9.2”. Ainda no capítulo da tecnologia, há um assistente pessoal inteligente que pode ser controlado vocalmente ou por gesto, com a BMW a afirmar que o sistema pode até aprender rotinas e hábitos do condutor para aplicações a seu gosto em “contextos apropriados”. Numa nota curiosa, a marca adianta que pode até “lançar uma piada ocasional ou histórias relacionadas interessantes”…

A assistência à condução fica a cargo de tecnologias como o Alerta de Saída de Via com retorno ativo (que funciona entre os 70 km/h e os 240 km/h) e assistente de travagem ativo com deteção de peões, que são de série na Europa, enquanto o Cruise Control Ativo e o conjunto de assistências à condução incluindo o Alerta de Mudança de Faixa, o alerta de tráfego cruzado à retaguarda e assistente de marcha-atrás são opcionais. A chave digital será outra das funcionalidades opcionais para este Série 2 Gran Coupe, podendo ser ativado a partir de um smartphone – o motor pode mesmo ligar-se assim que o aparelho é depositado na bandeja própria do veículo.

A estreia mundial irá ter lugar no Salão de Los Angeles, em novembro, prevendo-se que surja nos concessionários europeus em março de 2020.

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