A BMW revelou mais uma evolução do sistema de infoentretenimento iDrive, com um grafismo amplamente renovado e novas funcionalidades que oferecem uma maior facilidade de utilização e uma melhor utilização do ecrã curvo. O sistema será aplicado gradualmente aos atuais e novos modelos da marca em 2023.

O conceito QuickSelect do sistema BMW melhora também a estrutura dos menus, recorrendo a uma apresentação mais aproximada à dos smartphones para uma experiência mais intuitiva e fácil, com o ecrã curvo a ser uma interface permanente para o controlo de diversos sistemas e funcionalidades conectadas.

A grande novidade é o conceito de camada zero que permite ter todas as funções e informações relevantes à disposição, sem ter de entrar num submenu primeiro. Em vez disso, ‘widgets’ aparecem na vertical no lado do ecrã mais perto do condutor, podendo assim interagir mais facilmente com o veículo e com as funções desejadas.

O novo BMW iDrive com o conceito QuickSelect é mais um desenvolvimento do sistema operativo 8 atualmente instalado nos BMW com ecrã curvo, tendo por base a última geração de sistemas de infoentretenimento, com uma capacidade de processamento de informações e de dados muito melhorada. Denominado, por isso, Sistema Operativo 8.5, será introduzido gradualmente nos modelos de BMW, como nos Série 7, iX, i4, X5, X6, X7 e XM.

A marca bávara está também já a trabalhar na nona geração do sistema (OS9), baseado no projeto de Código Aberto da Android, estando prevista a sua estreia com a nova geração de modelos compactos da BMW: o Série 2 Active Tourer e o X1, já a partir de novembro deste ano.

A marca irá também procurar, cada vez mais, uma interação a partir de comandos por voz, em vez de operações manuais ou táteis, de forma a tornar a vida do condutor e dos demais passageiros mais fácil.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.