BMW Vision M NEXT: O desportivo híbrido do futuro com 600 CV

25/06/2019

Um desportivo da nova geração. Eis a forma como a BMW apresenta o seu novo concept, o Vision M NEXT, que prefigura o “prazer de condução aliado a uma faceta ecológica” naquele que poderá vir a ser o sucessor do i8.

Trata-se de um protótipo de aspeto futurista que representa a visão da marca bávara para os seus desportivos do futuro, inspirando-se nos BMW Turbo de 1972 e i8 de 2013 para um visual agressivo em cunha e linhas fluidas e ‘limpas’ que privilegiam a eficiência aerodinâmica.

Sem esquecer as inconfundíveis portas com abertura ao estilo de asas de gaivota, a carroçaria sobressai ainda pela cor laranja matizada ‘Thrilling Orange’ nas secções dianteira e traseira, em contraste evidente com a carroçaria pintada em prateado também matizado ‘Cast Silver’.

Experiências EASE e BOOST

A BMW prefigura para este modelo desportivo dois novos conceitos de vivência: EASE e BOOST, o primeiro dedicado às tarefas de condução autónoma, como não poderia deixar de ser, e o segundo para a condução desportiva na sua forma mais extrema. No modo autónomo, a marca indica que este concept transforma-se num “espaço habitacional no qual os passageiros podem sentir-se sãos e seguros”. Através da interação com o veículo e do sistema de infoentretenimento, o carro pode ocupar-se das necessidades dos ocupantes.

A experiência de condução do Vision M NEXT não foi esquecida e este concept conta com um sistema Plug-in híbrido que possibilita opção entre tração integral ou tração traseira, modo 100% elétrico ou proporcionado por um motor de quatro cilindros em linha turbo. Combinando motor térmico e dois motores elétricos (um por eixo), a potência declarada é de 600 CV, o que lhe permite atingir os 300 km/h de velocidade máxima e acelerar dos zero aos 100 km/h em três segundos. Existe ainda um modo BOOST+ que oferece potência suplementar.

A autonomia em modo elétrico é de 100 quilómetros, com a marca a colocar este desportivo como um veículo capaz de cumprir as suas tarefas citadinas sem emissões.

A BMW explica que este concept é uma forma de mostrar como serão os desportivos eletrificados de sigla M no futuro, respondendo desta forma aos desejos também eletrificados da rival Mercedes-AMG. No caso deste Vision M NEXT, o centro das atenções é o condutor, embora conte igualmente com alguns assistentes tecnológicos que têm por missão auxiliar o condutor mas de forma discreta. Um dos elementos chave deste conceito é a nova plataforma de infoentretenimento e tecnologias avançadas, como a de reconhecimento facial que permite o acesso ao interior, por exemplo.

Já o interior beneficia de uma abordagem minimalista e simples, com superfícies muito limpas, a que se juntam ainda bancos desportivos de baixo peso, com recurso a materiais numa espuma com propriedades de memória que permitem suportar o corpo de forma competente.

O volante de configuração horizontal apresenta dois pequenos ecrãs, com um pequeno ecrã vertical curvo disposto logo atrás a servir de painel de instrumentação e head-up display em visualização translúcida. Todo o para-brisas pode ser utilizado como um conceito de realidade aumentada, oferecendo linhas de trajetórias ideais ou pontos de travagem. A própria configuração das informações adapta-se consoante a velocidade a que se viaja, sendo que no modo BOOST+, essa torna-se minimalista para evitar distrações.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.