BMW X1 com estética renovada e Plug-in híbrido

29/05/2019

Semana de muitas novidades na BMW: além do novo Série 1, a marca bávara apresentou igualmente o novo X1, ao qual é aplicada uma fórmula estética muito semelhante à dos demais modelos de nova geração, como o tal Série 1 e o X2, mas que se destaca também pela chegada de uma variante Plug-in híbrida denominada X1 xDrive25e.

Começando pela imagem do novo X1, a BMW aplicou algumas mudanças relevantes no seu SUV compacto, desde logo nos faróis, mais rasgados, enquanto a grelha em formato ‘rim’ está mais ampla, unida por um elemento cromado em seu redor. Os faróis de nevoeiro passam a ter forma mais estilizada na horizontal, encontrando-se posicionados nas entradas de ar dos para-choques, também eles reformulados para o X1 de versão 2019.

A mesma receita é aplicada na traseira, ao nível dos para-choques e dos farolins, em ambos os casos com diferenças relativas ao modelo anterior. Surgem ainda novas opções de jantes especiais e de cores – Jucarobeige, Misano Blue Metallic (exclusivo para a variante de equipamento M Sport) e Storm Bay Metallic.

No interior, as mudanças são bem mais ténues, havendo a reportar novos revestimentos e a atualização do sistema de infoentretenimento com ecrãs disponíveis em três medidas no tablier: 6.5, 8.8 e 10.25 polegadas na opção mais avançada com o sistema operativo BMW 7.0. Os bancos traseiros têm a particularidade de poderem ajustar-se longitudinalmente em 13 cm para ganhar mais espaço para bagagens.

Chegada da eletrificação

No que diz respeito a motorizações, aquela que mais chama a atenção atendendo aos tempos que correm é a variante X1 xDrive15e, que apenas chegará em março de 2020, mas que une um motor a gasolina TwinPower Turbo de 125 CV e 220 Nm de binário aliado a um motor elétrico de 95 CV e 165 Nm de binário, sendo este último alimentado por uma bateria de iões de lítio de 9.7 kWh com capacidade para garantir mais de 50 quilómetros em modo elétrico. O seu consumo médio homologado começa nos 2,0 l/100 km e as emissões nos 43 g/km de CO2.

Além desse, destaque para a ampliação das opções disponíveis a gasóleo, que passa a estar composta pela versão sDrive16d de 116 CV (com caixa manual ou automática) e xDrive25d com um motor 2.0 Diesel de 231 CV de potência e 450 Nm de binário. O primeiro, quando equipado com caixa manual, outorga um consumo médio variável entre os 4,1-4,4 l/100 km e emissões de CO2 de 107 a 116 g/km, ao passo que o segundo consome entre 4,9-5,2 l/100 km e emite uma média de 128-136 g/km de CO2. O xDrive25d acelera dos zero aos 100 km/h em 6,6 segundos.

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