BMW X2 sDrive16d: Alemão atrevido em todos os sentidos

23/04/2019

Não quer ser apenas mais um SUV nas estradas. O X2 pretende ser, isso sim, uma alternativa mais dinâmica, não renegando ao ADN de condução desportiva e irreverente que o colocam numa posição própria dentro do segmento dos SUV compactos Premium. Além disso, a sua imagem faz ‘maravilhas’ pela sua causa, sobretudo quando se pinta numa cor chamativa como a da unidade ensaiada.

Uma cor chamativa e umas jantes imponentes podem fazer muito por um automóvel. Olhando para o X2, mesmo que já não seja propriamente novo no mercado, a combinação estética – polvilhada por mais uns pós de magia da linha de equipamento ‘M’ – faz recair sobre si as atenções, merecendo um segundo olhar por onde passa. Mas há muito mais para enaltecer no SUV Premium da marca bávara, numa abordagem intermédia entre os X1 e X3 e que se demarca destes pelo cariz jovial e de condução desportiva.

Apreciação meramente subjetiva, não pode, no entanto, deixar de se elogiar o desenho do X2, com a BMW a apostar numa imagem quase coupé, com linha de cintura ascendente aliada a cavas das rodas volumosas dispostas a albergar elementos de grandes dimensões. Nem de propósito e a ilustrar isso mesmo, eis exemplo oferecido pelas jantes de 19 polegadas escolhidas para a unidade ensaiada, em versão com linha ‘X desportiva M’ (valioso…). Dispensável talvez só o acrescento dos logótipos suplementares no pilar C… Mas, se em Maranello se pode fazer, porque não em Munique?

A bordo, nota-se cuidado na apresentação e na escolha dos materiais, com elementos macios ao toque na parte superior do tablier (com pespontos em nota de requinte adicional), num claro sinal de que não existiu qualquer concessão à qualidade do habitáculo. Rigorosamente concebido e com ambiente desportivo proporcionado também pelos elementos ‘M’, como os bancos em peça única de estilo ‘baquet’ com ótimo suporte lateral e extensão inferior para as pernas. A posição de condução é bastante boa, aproximando-se de um turismo convencional e menos de um SUV. Aliás, será quase blasfémia entregar este X2 sDrive16d às exigências de terra batida ou desníveis íngremes…

Quanto às suas competências de habitabilidade, quatro adultos viajam de forma tranquila, sem que o espaço atrás seja de excelência, sobretudo em altura devido à linha descendente do tejadilho. Mas, só aqueles com altura acima dos 1,85 m poderão encontrar razões de queixa. Já o lugar central é algo desconfortável atendendo ao encosto ‘rijinho’… Nota positiva para a bagageira com os seus 470 litros, dispondo de um espaço de carga oculto que ajuda na sua versatilidade.

A condução é um dos trunfos deste X2, embora a motorização 1.5 turbodiesel seja elogiável pela disponibilidade e economia

Nota ainda para o sistema de infoentretenimento assente em ecrã central de 6.5 polegadas, que é funcional e intuitivo de utilizar, recorrendo a um comando rotativo central entre os bancos. Também pode ser gerido de forma tátil para melhor controlo.

A pensar em quem gosta de conduzir

Pode parecer contranatura, mas os SUV de aptidões desportivas vão-se multiplicando no mercado. Com o X2, a BMW está bem defendida, mercê de um acerto de chassis que privilegia a agilidade e respostas compostas, com mudanças de direção seguras e rápidas, conferindo pois ao condutor uma enorme confiança. A linearidade nas trajetórias é sublinhada por esquema de suspensão avançado que, no caso premente, conta ainda com suspensão desportiva M, que rebaixa o chassis em 10 mm.

A isso alia-se a direção variável M (muito precisa) e obtém-se como resultado um modelo que pode ser conduzido com satisfação por quem procura maior emoção nos seus trajetos por percursos sinuosos. Naturalmente, atendendo a esta configuração, o conforto é algo penalizado, notando-se a firmeza do amortecimento em piso mais degradado ou em lombas. Um compromisso que se deve ter em consideração, mas que, para quem gosta de dinamismo, vale a pena.

Três cilindros Diesel, a conta que a BMW fez

Quanto ao motor, o X2 sDrive16d recorre a uma unidade turbodiesel de 1.5 litros com 116 CV, que se destaca pelo facto de ter uma arquitetura de três cilindros. Atendendo ao facto de que os motores Diesel são, tradicionalmente, já mais atreitos a vibrações, seria de pensar que o refinamento do X2 sDrive16d (de tração dianteira) poderia ressentir-se, mas puro engano!

O silêncio de funcionamento impera e as respostas, não sendo propriamente desportivas, dão a este BMW um toque de agilidade suplementar, graças aos 270 Nm de binário bem aproveitados pela caixa automática de dupla embraiagem Steptronic, que tem funcionamento exemplar nas passagens entre relações.

A aceleração sente-se pujante desde baixos regimes e as recuperações, mercê da já referida atuação da caixa, são condizentes com os seus pergaminhos – sem deslumbrar, como comprovam os 11,5 segundos que demora a acelerar dos zero aos 100 km/h. Mas, por outro lado, os consumos estão em muito bom nível: no nosso ensaio, com 100 quilómetros divididos entre cidade (60%) e vias rápidas (40%) a velocidades legais, obtivemos uma média de 5,6 l/100 km, situando-se no intervalo WLTP anunciado pela marca (5,0-5,7 l/100 km).

Os modos de condução são também uma boa adição ao X2, com os Sport e EcoPro a funcionarem como complementos para uma condução mais variada. O primeiro prima pela melhor resposta do acelerador e pela direção com menor assistência, embora não seja uma diferença muito evidente, tratando-se mais de uma questão de gestão da caixa Steptronic. Já o segundo modo, dedicado à eficiência, traz maior economia, possibilitando mesmo que o X2 circule em modo ‘roda livre’, ou seja, sem que o motor transmita potência ao eixo dianteiro.

Preço Premium

A chegada do X2 em versão 16d representa uma forma mais acessível de aceder a este SUV compacto, com um custo base de 39.250€ na vertente manual ou de 41.220€ no caso da versão com caixa Steptronic. Contudo, esses valores sobem de forma rápida quando se começam a somar os tão desejáveis opcionais.

Eis alguns exemplos: a versão X Desportiva M tem um custo de 6670€, embora esta compreenda já um leque muito composto de itens, mas aos quais depois se juntam outros que compõem um modelo muito, muito vistoso ao olhar: a pintura Azul Misano tem um custo de 785€, o Pack Business vem por troca de 750€ (porque está associado à versão X Desportiva M), trazendo consigo assistente de estacionamento, navegação e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, enquanto os bancos desportivo M (uma fantasia digna de ser eleita) requerem mais 520€. No total, para colocar as mãos na unidade ensaiada, será necessário um valor de 51.835€.

VEREDICTO

Os SUV diversificam-se dentro da sua própria filosofia e o X2 é um bom exemplo de uma aposta mais dinâmica com os condimentos certos para atrair uma nova faixa de clientes, mais jovens e mais atrevidos. Visual arrojado, ao mesmo tempo musculado e requintado, condução dinâmica que faz jus ao legado da BMW e uma construção impecável por fora e por dentro que merece elogios. Associado a um motor poupadinho e despachado q.b., a versão sDrive16d traz consigo um acesso mais simpático à gama do X2, mesmo que o preço o coloque bem centrado no nicho dos Premium.

Em suma, um dos SUV compactos mais dinâmicos e bem concebidos do seu segmento, com fortes argumentos para se destacar num mercado em que conta com rivais mais ou menos próximos como o Mercedes-Benz GLA, o Audi Q3 ou o Volvo XC40.

Características BMW X2 sDrive16d Steptronic
Motor Diesel, três cilindros em linha, 1496 cc, injeção direta, turbo, intercooler
Potência 116 CV às 4000 rpm
Binário 270 Nm às 1750 rpm
Transmissão Dianteira, caixa automática Steptronic de oito velocidades com modo sequencial
0-100 km/h 11,5 s
Velocidade máxima 205 km/h
Consumo anunciado (medido) 5,0-5,7 l/100 km (5,6 l/100 km)
Emissões CO2 132-149 g/km
Comp./Larg./Alt./Entre eixos 4360 mm/1824 mm/1526 mm/2670 mm
Peso 1490 kg
Suspensão (Fr/Tr) Independente McPherson/independente; desportiva M
Mala 470-1355 litros
Pneus 225/55 R17 (ensaiado: 225/45 R19)
Preço (ensaiado) Preço: 41.220€ (51.835€)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.