Uma das benesses da transição para a eletrificação é a facilidade com que se obtêm potências elevadas mesmo em configurações motrizes simples, como o novíssimo smart #1 exemplifica de forma muito concreta. O mais potente Brabus #1 dispõe de 428 CV de potência, tração integral e rivaliza com muitos dos superdesportivos mais exclusivos em termos de prestações.

Nascido sob a égide de uma nova era de mobilidade elétrica para a smart Automobile, o #1 combina a experiência de design da Mercedes-Benz com a tecnologia de ponta e conectividade da Geely, uma das maiores construtoras mundiais. Mas também é um exemplo das potencialidades dinâmicas atualmente permitidas pela mobilidade elétrica.

Na sua versão de base, o smart #1 estreia um sistema de última geração, com motor singular de 200 kW/272 CV que transmite a potência às rodas traseiras, com 343 Nm de binário máximo, que são já valores bastante impressionantes para um SUV maioritariamente urbano. O #1 acelera dos zero aos 100 km/h em 6,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h. Dispõe de uma bateria de 66 kWh, o que lhe permitirá uma autonomia (WLTP) entre os 420 e os 440 quilómetros.

Mas a grande surpresa é mesmo o #1 Brabus, com que a smart entra em grande na batalha dos SUV desportivos elétricos. O aumento do valor de potência dos 200 kW para os 315 kW/428 CV deve-se à adição de um outro motor elétrico de 115 kW/154 CV no eixo dianteiro, o que lhe permite assim oferecer tração às quatro rodas. O binário também aumenta para os 543 Nm.

Na prática, este Brabus oferece prestações que, até há alguns tempos, eram exclusivos de superdesportivos de ponta, nomeadamente no que diz respeito à aceleração, demorando apenas 3,9 segundos a cumprir o exercício dos zero aos 100 km/h. A velocidade máxima não se altera, ‘batendo’ nos 180 km/h.

O design do Brabus é ligeiramente distinto do #1 de base, sobretudo por adição de elementos específicos, como o capot com duas entradas de ar simuladas e do spoiler traseiro, a que se juntam ainda jantes específicas ‘Dynamo’ de 19 polegadas, detalhes interiores como o volante em Alcantara e bancos desportivos. Além dos modos de condução ‘Eco’, ‘Comfort’ e ‘Sport’, junta ainda um modo especial ‘Brabus’ que permite maior agressividade nas prestações.

De acordo com a marca, a autonomia não se ressente grandemente, apresentando um valor em torno dos 400 quilómetros, apesar dos quase 430 CV.

“O smart #1 Brabus vai integrar-se perfeitamente na longa parceria de sucesso entre as duas marcas. O design distingue-se de forma clara das outras linhas #1 graças à carroçaria com spoilers marcantes e inspirados no desempenho desportivo, tanto dianteiros como traseiros, e frisos laterais específicos. Jantes exclusivas, os típicos destaques vermelhos Brabus no exterior e a linha interior específica, completam a versão”, refere Kai Sieber, chefe de Design da smart.

Esta versão de topo do #1 irá ter um preço de partida de 48.450€, com as entregas previstas para a primeira metade 2023.

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