Honrando os seus ícones do passado glorioso no desporto automóvel, a Bugatti criou mais uma edição especial do Chiron Sport, desta feita denominada ‘Les Légendes du Ciel’, evocando os primeiros pilotos da marca e a sua ligação com o mundo da aviação.

Conhecidos como ‘temerários’ (‘Daredevils’, no original), os primeiros pilotos da Bugatti eram, em grande parte, antigos pilotos de aviação de combate, que haviam feito o seu nome em batalhas aéreas antes de enveredarem pelo desporto automóvel, uma forma de prolongarem a adrenalina depois dos seus tempos de guerra chegarem ao fim. São essas mesmas figuras que são agora homenageadas pela Bugatti nesta edição especial do Chiron Sport.

“A Bugatti teve uma associação apertada com a aviação desde que a companhia foi fundada há mais de 110 anos. Muitos pilotos de sucesso da Bugatti, como Alberto Divo, Robert Benoist e Bartolomeo ‘Meo’ Costantini, voaram pela Força Aérea Françesa, a lenda da aviação Roland Garros conduzia, de forma privada, um Bugatti Type 18 para ser tão rápido em terra como no asfalto”, aponta o Presidente da marca francesa, Stephan Winkelmann, acrescentando que “é, por isso, quase uma obrigação prestar homenagem às lendas daquele tempo e dedicar-lhes uma edição especial”.

O próprio fundador da Bugatti, Ettore Bugatti, apreciava o carácter destemido e arrojado desses pilotos, fascinados com o fenómeno da velocidade que noutros países tinham rivais como Tazio Nuvolari, de Itália. Bugatti era também um aficionado da aviação, tendo criado em redor de 1915 um motor para avião. Alguns anos depois, em 1937, chegou mesmo a conceber um avião de raiz para bater recordes de velocidade – o seu projeto viria a ser posto em cancelado pelo arranque da Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.

Apenas 20 unidades a quase 3 milhões cada

Esta edição limitada ‘Les Légendes du Ciel’ com base no Chiron Sport contará apenas com 20 unidades, com diversas referências às lendas da pilotagem e da aviação, como a cor exterior especial em cinzento mate, denominada ‘Gris Serpent’, uma interpretação moderna do exterior dos aviões da década de 1920. A atravessá-la está uma faixa em branco brilhante, enquanto nas cavas das rodas há logótipos ‘Les Légendes du Ciel’. Uma evocação da bandeira francesa está nas laterais, nas embaladeiras produzidas em fibra de carbono exposta.

A grelha dianteira na forma característica de uma ferradura surge com acabamento em preto brilhante, enquanto a rede das duas entradas de ar laterais é produzida em alumínio cortado a laser, com o seu padrão repetido no revestimento dos bancos. As portas projetam ainda o logótipo desta edição especial no asfalto quando são abertas, deixando ver as soleiras em alumínio escovado com o logótipo ‘Les Légendes du Ciel’ ao centro.

A cobertura do motor W16 de 1500 CV é feita de carbono, que foi deixado à vista, o mesmo material que se pode encontrar na traseira, a par de ponteiras de escape produzidas numa impressora 3D.

A bordo, quase tudo está revestido a couro castanho ‘Gaucho’, evocativo do couro natural que se encontrava na aviação naqueles anos. Alguns elementos em alumínio quebram o domínio do couro castanho. No encosto de cabeça dos bancos encontra-se mais um logótipo da edição especial, a par do número da unidade (por exemplo, ‘1 de 20’). Opcionalmente, há ainda a possibilidade de equipar um teto panorâmico para ver as estrelas quando não estiver a conduzir.

Nos painéis das portas encontra-se um desenho feito à mão de uma corrida entre um avião Nieuport 17 (avião famoso francês construído a partir de 1916 conhecido pela sua ligeireza, agilidade e pelo motor de 130 CV) e um Bugatti Type 13 (o primeiro carro a ter o símbolo da marca, com um motor de 15 CV), que simboliza os dois lados honrados nesta edição, que mantém o motor W16 de 8.0 litros de cilindrada com 1500 CV e 1600 Nm, para uma velocidade máxima limitada de 420 km/h.

Cada unidade, sem impostos, terá um preço de 2.88 milhões de euros.

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