Este novo modelo da Bugatti foi desenvolvido pela marca francesa com um foco muito especial na aerodinâmica, procurando obter uma maior eficácia a altas velocidades através de uma carroçaria muito esguia e com elevada atenção aos detalhes num conceito em que a forma segue a performance, de acordo com o credo da Bugatti.
Desde o ‘splitter’ dianteiro ao difusor traseiro, cada centímetro da carroçaria foi revisto, garante, para oferecer a velocidade máxima possível. Ao mesmo tempo, o veículo foi aligeirado em 23 kg. Para a máxima performance aerodinâmica, a traseira cresceu aproximadamente 25 centímetros.
O motor foi amplamente revisto. Assim, o bloco W16 de 8.0 litros do Chiron Super Sport ganhou mais 100 CV em relação aos 1500 CV que já dispunha, chegando assim aos 1600 CV. Os engenheiros procederam a modificações nos turbos, bomba de óleo e nas cabeças dos cilindros, bem como na transmissão e embraiagem, tratando de reforçar estes elementos para o esforço adicional de potência. As rotações por minuto (rpm) também foram incrementadas, chegando agora às 7100 rpm. O binário máximo de 1600 Nm não se alterou, mas a sua disponibilidade sim: está disponível entre as 2000 e as 7000 rpm, contrariamente ao máximo de 6000 rpm da versão de base.
A caixa automática de dupla embraiagem tem sete velocidades, fazendo a transição impressionante de sexta para sétima à velocidade (3,6% mais longa) aos 403 km/h. Já a aceleração dos zero aos 200 km/h cumpre-se em meros 5,8 segundos, atingindo os 300 km/h em 12,1 segundos. A velocidade máxima está limitada aos 440 km/h.
De forma a obter o máximo de aceleração com o acelerador a fundo, a pressão de turbo deve manter-se perto do máximo enquanto o veículo ganha velocidade. Quando faz a transição entre mudanças, a pressão decresce muito brevemente, por apenas 0,3 segundos, retornando depois à pressão máxima de 2.8 bar. Michael Kodra, diretor da cadeia motriz deste Chiron, garante que “apesar da imensa potência e da enorme aceleração longitudinal, o Chiron Super Sport oferecer uma condução confortável, silenciosa e equilibrada.Chassis com novo acerto para velocidade máxima
A Bugatti assume que desenvolveu o chassis deste modelo com o objetivo de uma estabilidade sem paralelo a altas velocidades. Os sistemas de direção e de amortecimento criam uma conexão mais firme e rígida do veículo, para uma sensação mais pura. As molas mais duras estabilizam o veículo a velocidades elevadas e os engenheiros também refinaram o controlo eletrónico de chassis – regula os acertos do modelo em tempo real em apenas seis milissegundos, adaptando-o ao comportamento do condutor. Existem quatro modos de condução – ‘EB’, ‘Handling’, ‘Autobahn’ e ‘Top Speed’.
Conta ainda com novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 desenvolvidos a preceito, sendo também otimizados para a velocidade máxima, sendo também os únicos pneus que conseguem rodar consistentemente a 500 km/h. E esta circunstância foi mesmo testada no banco de testes originalmente construído para o Space Shuttle. Cada pneu é vistoriado ao raio-x após a produção para garantir que cada unidade está isenta de falhas.
“Com o Chiron Super Sport estamos a seguir uma tradição duradoura de combinar velocidade de ponta com o máximo luxo”, começa por referir Stephan Winkelmann, Presidente da Bugatti, acrescentando que este Super Sport simboliza “conforto melhorado e elegância associados com uma maior performance e maior velocidade. Com esta nova criação, estabelecemos outra personalidade distinta dentro da família Chiron. É a essência do que aprendemos e desenvolvimentos nos anos recentes – o derradeiro ‘grand tourer’”, conclui.
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