Site icon Motor 24

Capri(cho) da Ford comemora 50 anos de vida

– It was the year man walked on the moon for the first time, the legendary Woodstock festival took place and the very first Boeing 747s reached for the skies. In that same year, half a century ago, Ford’s Capri hit Europe’s roads for the first time.

Foi o ano em que o Homem pisou a Lua pela primeira vez (mesmo que alguns discordem da sua veracidade), que Woodstock recebeu um festival de música que mudou o mundo e que o Boeing 747, avião que mudou a aviação, subiu aos céus pela primeira vez. Para a Ford, foi também o ano da chegada de um nome que viria a deixar saudades – Capri. O modelo da marca americana comemora em 2019 o seu 50º aniversário.

Lançado em 1969, o Capri rapidamente ganhou estatuto e sucesso, alcançando mais de 1.8 milhões de vendas em pouco tempo. A elevada procura registada pelo modelo levou a fábrica Ford de Colónia, na Alemanha, a produzir o modelo Capri durante os 17 anos que se seguiram, ao longo de três gerações, até 1986. Desde então, inúmeros colecionadores e entusiastas têm continuado a possuir, conduzir e desfrutar de um dos modelos mais carismáticos da Europa.

Para comemorar essa efeméride, a Ford divulgou um novo vídeo, no qual recorre a um raro Capri RS2600 numa viagem nostálgica, desde o seu local de nascimento, até às florestas vizinhas nas montanhas de Eifel – onde tiveram lugar os intensivos testes anteriores ao seu lançamento – seguindo-se os circuitos de Spa-Francorchamps (Bélgica) e Zandvoort (Holanda) onde o Capri registou vitórias memoráveis.

Coube ao jornalista Steve Sutcliffe conduzir este clássico Ford Capri pelos caminhos da memória: “O Capri foi o carro que permitiu ao homem comum concretizar um sonho de sempre. Quando o conduzíamos, fazia-nos bem ao corpo e à mente. Ainda hoje assim é. Em última análise, tinha tudo a ver com o puro prazer de conduzir um modelo que, à época, era já algo de diferente”.

a carregar vídeo

Pertencente à coleção de modelos clássicos da Ford, o Capri que protagoniza o vídeo está equipado com motor V6 e percorreu mais de 700 quilómetros ao longo dos seis dias de filmagens, realizando algumas voltas ao circuito de Zandvoort.

Exit mobile version