Assim, além de revelar a versão de produção do seu novo U5, um SUV que oferece uma bateria de 63 kWh e autonomia superior a 460 quilómetros (em ciclo NEDC), a jovem marca apresentou ainda o CARL, um protótipo de robô autónomo que serve de ponto de carregamento independente para servir de complemento à rede fixa e que pode carregar rapidamente qualquer veículo elétrico.
Com um aspeto que, nalguns aspetos, faz recordar o personagem fictício Wall-e, este robô tem rodas e consegue obter uma ampla variedade de movimentos, ao mesmo tempo garantindo dimensões compactas.
SAIBA MAIS:
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Este sistema em desenvolvimento pela Aiways funcionaria em parques públicos de estacionamento e pode ser ‘chamado’ a partir de uma aplicação de smartphone, com o pequeno CARL a confiar nos dados de GPS para localizar o veículo e começar automaticamente o processo de carregamento da bateria.
A marca pretende, com este seu ‘mordomo’ robotizado, derrubar uma das maiores barreiras para os proprietários de veículos elétricos na Europa, ou seja, a infraestrutura pública de carregamento. O condutor, além da ação de comandar o carregamento, não teria qualquer outra tarefa, como por exemplo, ligar a tomada ao veículo.
Este sistema foi pensado para ser compatível com todos os padrões de carregamento globais, poderá também ser uma forma de aumentar a funcionalidade de muitos parques de estacionamento, sem ter de investir de forma pesada em infraestruturas de carregamento ou perda de lugares para o efeito.
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