O desenvolvimento da condução autónoma na Volkswagen dará mais um passo em frente este verão com o arranque no verão dos primeiros ensaios em estrada aberta dos protótipos do ID.BUZZ sem condutor. Este será um marco na estratégia colaborativa do Grupo Volkswagen, uma vez que a divisão de veículos comerciais da Volkswagen (VWCV) irá facultar a sua tecnologia de condução autónoma de Nível 4 para estes veículos elétricos.

Para a marca alemã, os Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) são os meios de transporte mais lógicos para movimentar pessoas e bens em curtas distâncias, dando assim o mote para a implementação destes ID.BUZZ 100% elétricos e autónomos.

“O nosso objetivo com a versão autónoma do ID.BUZZ é facilitar a implementação comercial de transportes e serviços de entregas a começar já em 2025”, explicou Christian Senger, diretor da divisão da Volkswagen, durante uma conferência de imprensa digital. “Em cidades selecionadas, os clientes poderão ter um veículo autónomo que os leve ao seu destino. A entrega de bens e de encomendas também será mais fácil através do nosso serviço de condução autónoma”, acrescentou.

Para implementar a sua tecnologia autónoma no ID.BUZZ elétrico, a divisão de Veículos Comerciais da Volkswagen criou uma unidade de negócio dedicada em parceria com a Argo AI, uma plataforma de tecnologia para veículos autónomos com sede nos Estados Unidos da América. No início deste ano, a Argo já instalou os seus sistemas de condução autónoma num protótipo da Volkswagen para arranque dos testes na Alemanha.

Os veículos comerciais da Volkswagen e a tecnologia da Argo AI utilizam uma combinação de sensores – incluindo o sensor Lidar, radar e câmaras – essencial para a capacidade segura de condução autónoma. A Argo AI revelou recentemente o seu novo sensor Lidar, apelidado de Argo Lidar, que permite visualizar e detetar os mais difíceis objetos até 400 metros de distância. Entre as melhorias trazidas por este sensor estão a capacidade de detetar objetos com baixos níveis de reflexo (menos de 1% de luz), mesmo de noite, e a capacidade de fornecer imagens realistas do ambiente circundante.

Por outro lado, o sistema é capaz de lidar com transições repentinas no nível de luz, como quando se entra ou sai de um túnel, ou com um pequeno animal se atravessa no caminho. O avanço tecnológico é possível devido à utilização do sensor Geiger-mode, alegadamente capaz de detetar fotões únicos de luz em articulação com uma operação de comprimento de onda de luz mais elevada, de 1400 nanómetros.

Em termos generalizados, a condução autónoma de nível 4 é aquela em que o carro terá total autonomia. Porém, o condutor deve estar habilitado para conduzir, podendo assumir a condução em partes específicas do traçado, se necessário.

MOIA na linha da frente

Existem também planos concretos para o uso comercial da futura tecnologia para empresas de transporte de pessoas. A MOIA, subsidiária do Grupo Volkswagen, irá tornar-se, em 2025, no primeiro cliente do ID.BUZZ com condução autónoma, graças ao BUZZ AD (de ‘Autonomous Driving’).

“A MOIA possui vasta experiência na área da mobilidade e gestão de frotas. Em pouco tempo, criámos o maior serviço europeu de transporte partilhado de pessoas, utilizando viaturas totalmente elétricas, e proporcionamos mobilidade a milhões de passageiros. Modernizaremos a nossa oferta com a cooperação entre a Volkswagen Veículos Comerciais e a Argo AI. Hamburgo será a primeira cidade a oferecer um serviço autónomo de transporte partilhado com o ID. BUZZ AD”, disse o diretor Robert Henrich.

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