A Ford e a Google anunciaram uma parceria estratégica com vista à aceleração da transformação tecnológica da marca americana rumo a uma experiência aumentada de conectividade. Ao abrigo desta parceria – que terá uma duração de seis anos –, a Ford irá também utilizar de forma preferencial a Google Cloud como plataforma de armazenamento para as suas informações, beneficiando da sua competência e experiência nos campos da interpretação de dados, inteligência artificial (IA) e ‘machine learning’ (ML) da Google.

Num momento que o desenvolvimento tecnológico acelera a um ritmo sem precedentes, em campos como a conectividade entre veículos e infraestruturas, a par da oferta de diversos serviços com base na ‘nuvem’, desmaterializando processos e funções, a Ford recorre à Google para o estabelecimento de uma parceria que irá conceder à marca americana uma maior competência na área da conectividade.

Dessa forma, a partir de 2023, milhões de automóveis da Ford e da Lincoln (marca de luxo do grupo americano) de diversas franjas de preço terão por base o sistema operativo Android em termos de conectividade, com integração das aplicações da Google e outros serviços. Entre essas aplicações e funcionalidades estão alguns dos mais importantes, como a Google Assistant com comandos por voz para várias ações enquanto conduzem, a Google Maps (com informações em tempo real de trânsito ou guia de navegação por faixas) e a Google Play, na qual os condutores podem aceder às suas músicas favoritas, podcasts ou livros áudio. As atualizações ‘over-the-air’ (OTA) também serão uma realidade ao abrigo desta parceria que durará até 2027, permitindo que diversas funcionalidades se mantenham em dia.

Todas estas aplicações têm otimização para a utilização no automóvel, estando perfeitamente integradas no ambiente conectado dos futuros Ford e Lincoln, ou seja, encontram-se instalados no próprio veículo. Os clientes poderão, também, instalar aplicações de outras entidades (conhecidas como ‘third parties’) para personalização do Android no automóvel, um pouco à imagem do que sucede com os smartphones.

“À medida que a Ford prossegue a transformação mais profunda da sua história com a eletrificação, conectividade e condução autónoma, a parceria entre a Google e a Ford estabelece uma potência de inovação verdadeiramente capaz de oferecer uma experiência superior aos nossos clientes e modernizar o nosso negócio”, refere Jim Farley, Presidente e CEO da Ford.

Mais-valia para os clientes

Em conferência de imprensa virtual, o vice-presidente da Ford e responsável pela Estratégia e Parcerias, David McClelland, explicou que a marca americana irá tirar partido desta parceria para “a transformação completa da sua operação, em vários setores”, abrangendo a totalidade da gama a partir de 2023, mas não em todos os mercados – a China não está incluída neste desenvolvimento tecnológico.

“Nos últimos tempos, conectámos todos os nossos veículos e estamos a usar todos esses dados para melhorar a experiência de propriedade dos nossos clientes. Com este anúncio, estamos a acelerar ainda mais tudo isto. Vamos estabelecer uma potência tecnológica que nos permitirá exceder as expectativas dos nossos clientes. Vamos reunir dados de forma melhor e mais eficiente do que antes, para que os nossos veículos continuem a ficar mais inteligentes”, afiançou McClelland, adiantando que a escolha da Google decorreu das suas ferramentas avançadas de recolha e análise de dados, mas também da “robustez do sistema Android e de todas as aplicações e tecnologias da Google que melhoram a experiência do cliente”.

Ainda assim, apesar da preferência dos serviços da Google, que substituirão os SYNC em milhões de automóveis da Ford e da Lincoln a partir de 2023, os utilizadores poderão continuar a tirar partido da conectividade de outros sistemas operativos como o Apple CarPlay ou a assistente vocal Alexa da Amazon. “Queremos dar a escolha aos nossos clientes”, complementou o responsável da Ford.

Já o CEO da Google Cloud, Thomas Kurian, explicou em conferência de imprensa digital que esta parceria “é a primeira do género que vamos ter na Google, porque queremos aproveitar o grande legado da Ford e toda a sua competência, a par da nossa experiência tecnológica. A combinação desses dois fatores é a base para a parceria e o nosso objetivo é ajudar a transformar as funções tecnológicas da indústria automóvel e as experiências das pessoas, por exemplo, na compra do carro ou na marcação de serviços de revisões, bem como a vivência a bordo dos automóveis”.

Tranquilizando eventuais receios quanto à partilha de dados dos utilizadores, Kurian deixou claro que as informações recolhidas ao abrigo desta parceria não serão partilhadas com outras entidades (mesmo as que desenvolvem aplicações), garantindo dessa maneira a segurança e privacidade dos dados.

Fusão de dois mundos

Para dar continuidade aos progressos contínuos, as duas companhias vão estabelecer um novo grupo de trabalho, denominado Team Upshift, que terá a seu cargo a aceleração de tecnologias e de talentos provenientes da Ford e da Google com o objetivo final de oferecer aos clientes da marca automóvel novas experiências de cliente e oportunidades disruptivas com base nos dados digitais recolhidos nesta parceria. Entre as possibilidades já em cima da mesa estão o desenvolvimento de novas experiências no momento de compra de um novo automóvel, criando novas ofertas de propriedade com base nos dados recolhidos.

Utilizando a plataforma de nuvem da Google, a Ford pretende melhorar a experiência dos seus clientes com tecnologias diferenciadas e serviços personalizados, acelerando ao mesmo tempo o desenvolvimento dos seus produtos, bem como as ferramentas de produção e da cadeia de fornecimento de componentes, incluindo nestes campos, por exemplo, o recurso a ferramentas de inteligência artificial para o treino de novos funcionários e melhoria da eficiência das fábricas.

Para os clientes, além dos serviços personalizados, com base na análise de dados para alertas em tempo real de pedidos de manutenção automóvel ou de troca de veículos, haverá assim uma maior simplicidade de processos.

“Estamos orgulhosos por esta parceria para aplicar o melhor da IA da Google, análise de dados e plataformas computacionais e de nuvem para ajudar a transformar o negócio da Ford, produzindo tecnologias automóveis que vão ajudar as pessoas a manterem-se seguras e conectadas na estrada”, refere o CEO da Google e Alphabet, Sundar Pichai, quanto a este novo acordo.

A Google conta já com uma parceria com a Renault, mas Kurian explica, sem entrar em detalhes profundos, que a natureza das duas parcerias é distinta, sendo esta uma novidade absoluta pelos moldes em que assenta. “Com a Renault é apenas para o lado da indústria 4.0 e atualização de processos de produção. No caso desta parceria com a Ford, trata-se de uma transformação da experiência para os clientes, trazendo os serviços da Alphabet para o automóvel”, afirma Kurian.