Num momento que o desenvolvimento tecnológico acelera a um ritmo sem precedentes, em campos como a conectividade entre veículos e infraestruturas, a par da oferta de diversos serviços com base na ‘nuvem’, desmaterializando processos e funções, a Ford recorre à Google para o estabelecimento de uma parceria que irá conceder à marca americana uma maior competência na área da conectividade.
Dessa forma, a partir de 2023, milhões de automóveis da Ford e da Lincoln (marca de luxo do grupo americano) de diversas franjas de preço terão por base o sistema operativo Android em termos de conectividade, com integração das aplicações da Google e outros serviços. Entre essas aplicações e funcionalidades estão alguns dos mais importantes, como a Google Assistant com comandos por voz para várias ações enquanto conduzem, a Google Maps (com informações em tempo real de trânsito ou guia de navegação por faixas) e a Google Play, na qual os condutores podem aceder às suas músicas favoritas, podcasts ou livros áudio. As atualizações ‘over-the-air’ (OTA) também serão uma realidade ao abrigo desta parceria que durará até 2027, permitindo que diversas funcionalidades se mantenham em dia.
Todas estas aplicações têm otimização para a utilização no automóvel, estando perfeitamente integradas no ambiente conectado dos futuros Ford e Lincoln, ou seja, encontram-se instalados no próprio veículo. Os clientes poderão, também, instalar aplicações de outras entidades (conhecidas como ‘third parties’) para personalização do Android no automóvel, um pouco à imagem do que sucede com os smartphones.
“À medida que a Ford prossegue a transformação mais profunda da sua história com a eletrificação, conectividade e condução autónoma, a parceria entre a Google e a Ford estabelece uma potência de inovação verdadeiramente capaz de oferecer uma experiência superior aos nossos clientes e modernizar o nosso negócio”, refere Jim Farley, Presidente e CEO da Ford.
Mais-valia para os clientesEm conferência de imprensa virtual, o vice-presidente da Ford e responsável pela Estratégia e Parcerias, David McClelland, explicou que a marca americana irá tirar partido desta parceria para “a transformação completa da sua operação, em vários setores”, abrangendo a totalidade da gama a partir de 2023, mas não em todos os mercados – a China não está incluída neste desenvolvimento tecnológico.
“Nos últimos tempos, conectámos todos os nossos veículos e estamos a usar todos esses dados para melhorar a experiência de propriedade dos nossos clientes. Com este anúncio, estamos a acelerar ainda mais tudo isto. Vamos estabelecer uma potência tecnológica que nos permitirá exceder as expectativas dos nossos clientes. Vamos reunir dados de forma melhor e mais eficiente do que antes, para que os nossos veículos continuem a ficar mais inteligentes”, afiançou McClelland, adiantando que a escolha da Google decorreu das suas ferramentas avançadas de recolha e análise de dados, mas também da “robustez do sistema Android e de todas as aplicações e tecnologias da Google que melhoram a experiência do cliente”.
Ainda assim, apesar da preferência dos serviços da Google, que substituirão os SYNC em milhões de automóveis da Ford e da Lincoln a partir de 2023, os utilizadores poderão continuar a tirar partido da conectividade de outros sistemas operativos como o Apple CarPlay ou a assistente vocal Alexa da Amazon. “Queremos dar a escolha aos nossos clientes”, complementou o responsável da Ford.
Já o CEO da Google Cloud, Thomas Kurian, explicou em conferência de imprensa digital que esta parceria “é a primeira do género que vamos ter na Google, porque queremos aproveitar o grande legado da Ford e toda a sua competência, a par da nossa experiência tecnológica. A combinação desses dois fatores é a base para a parceria e o nosso objetivo é ajudar a transformar as funções tecnológicas da indústria automóvel e as experiências das pessoas, por exemplo, na compra do carro ou na marcação de serviços de revisões, bem como a vivência a bordo dos automóveis”.
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Tranquilizando eventuais receios quanto à partilha de dados dos utilizadores, Kurian deixou claro que as informações recolhidas ao abrigo desta parceria não serão partilhadas com outras entidades (mesmo as que desenvolvem aplicações), garantindo dessa maneira a segurança e privacidade dos dados.
Fusão de dois mundos
Para dar continuidade aos progressos contínuos, as duas companhias vão estabelecer um novo grupo de trabalho, denominado Team Upshift, que terá a seu cargo a aceleração de tecnologias e de talentos provenientes da Ford e da Google com o objetivo final de oferecer aos clientes da marca automóvel novas experiências de cliente e oportunidades disruptivas com base nos dados digitais recolhidos nesta parceria. Entre as possibilidades já em cima da mesa estão o desenvolvimento de novas experiências no momento de compra de um novo automóvel, criando novas ofertas de propriedade com base nos dados recolhidos.
Utilizando a plataforma de nuvem da Google, a Ford pretende melhorar a experiência dos seus clientes com tecnologias diferenciadas e serviços personalizados, acelerando ao mesmo tempo o desenvolvimento dos seus produtos, bem como as ferramentas de produção e da cadeia de fornecimento de componentes, incluindo nestes campos, por exemplo, o recurso a ferramentas de inteligência artificial para o treino de novos funcionários e melhoria da eficiência das fábricas.
“Estamos orgulhosos por esta parceria para aplicar o melhor da IA da Google, análise de dados e plataformas computacionais e de nuvem para ajudar a transformar o negócio da Ford, produzindo tecnologias automóveis que vão ajudar as pessoas a manterem-se seguras e conectadas na estrada”, refere o CEO da Google e Alphabet, Sundar Pichai, quanto a este novo acordo.
A Google conta já com uma parceria com a Renault, mas Kurian explica, sem entrar em detalhes profundos, que a natureza das duas parcerias é distinta, sendo esta uma novidade absoluta pelos moldes em que assenta. “Com a Renault é apenas para o lado da indústria 4.0 e atualização de processos de produção. No caso desta parceria com a Ford, trata-se de uma transformação da experiência para os clientes, trazendo os serviços da Alphabet para o automóvel”, afirma Kurian.