Estão fechadas as negociações para o novo Acordo Comercial entre os 28 estados-membro da União Europeia e o Japão, que vai dar origem à maior área de comercio livre do planeta. Este é considerado o maior pacto desta natureza já feito pelas autoridades comunitárias e junta duas regiões que representam 30% do PIB mundial. Para o resultado positivo destas negociações acabou por ter um papel fulcral a indústria automóvel, com a alteração das regras vigentes.
A partir do momento em que este acordo comercial entre em vigor será abolida a tarifa aduaneira de 10% para os automóveis oriundos deste país asiático, sendo igualmente eliminada a taxa de 3% para os componentes. Isto poderá ter um impacto no sector, prevendo-se que os carros japoneses vão chegar mais baratos. É preciso, no entanto, referir que isto não irá ter impacto em todos os modelos das marcas japonesas, pois muitos desses carros são já produzidos em fábricas que estão em solo europeu. A nova parceria económica entre a Europa e o Japão tinha já ficado alinhavada em julho, e foi agora finalmente selada.
Este foi um acordo difícil de alcançar, pois resultou de negociações que demoraram quase quatro anos a ser finalizadas, ao longo de quase duas dezenas de reuniões. Em troca do menor protecionismo no sector automóvel, a Europa irá garantir a abertura do mercado japonês para alguns produtos, como queijos. Por esse motivo, alguns dos analistas têm mesmo apelidado este como o “Acordo dos Carros pelo Queijo”.
Nuno Fatela
Fonte: Automotive News