A Ford irá reforçar o seu envolvimento no desporto automóvel, tendo anunciado o desenvolvimento de uma versão de competição do Mustang para a categoria GT3, que chegará às pistas em janeiro de 2024.

A Ford Performance desvendou os traços gerais dos planos para o seu novo Mustang GT3 de competição, modelo que irá disputar a temporada de 2024 da International Motor Sports Association (IMSA), incluindo as 24 Horas de Daytona.

Será um programa conjunto de desenvolvimento entre a Ford Performance e a Multimatic Motorsports, entidade com quem colabora há longa data. Ambas irão inscrever duas viaturas com apoio de fábrica para a categoria IMSA GTD Pro, numa estrutura gerida pela Multimatic, bem como versões cliente do Mustang para a classe GTD, a partir da jornada de Daytona de 2024.

O novo Mustang GT3 terá um motor V8 de 5.0 litros, de base ‘Coyote’, desenvolvido pela Ford Performance, estando a sua construção a cargo de uma outra entidade que há muito colabora no domínio das competições, a M-Sport, com sede em Cumbria, Inglaterra, uma estrutura multi-vencedora de campeonatos do mundo.

As duas organizações partilham um vasto historial no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, tendo colaborado, recentemente, no desenvolvimento e preparação do Ford Puma Hybrid Rally1, modelo que, na sua prova de estreia – o Rali de Monte Carlo –, alcançou uma importante vitória por intermédio do veterano Sébastien Loeb.

A mecânica especialmente desenvolvida para competição irá dar continuidade à herança do bloco V8 atmosférico e de elevada performance com assinatura Mustang. O motor será o espelho do coração e da alma do mundialmente reconhecido bloco ‘Ford Coyote’, integrando modificações em termos de performance e de conteúdos, tornando-o adequado a enfrentar as corridas de resistência GT3 de âmbito mundial.

O novo Mustang GT3 de competição contará com uma suspensão do tipo ‘Short-Long Arm’ (com braços de diferentes comprimentos na suspensão) nos dois eixos, painéis de carroçaria em fibra de carbono e também um pacote aerodinâmico exclusivo, desenvolvido de acordo com as especificações da categoria GT3.

Joey Hand, um dos vencedores da classe GTE Pro nas 24 Horas de Le Mans de 2016, aos
comandos de um Ford GT, será um dos pilotos de testes deste novo programa, em
complemento ao seu papel de piloto de desenvolvimento e instrutor da Ford Performance.
Como parte do seu programa, Hand também irá estar à partida de seis corridas da NASCAR
Cup 2022 aos comandos de um Ford Mustang da equipa Rick Ware Racing.

A Ford e a Multimatic irão disponibilizar unidades Mustang GT3 com apoio directo de fábrica e também unidades-cliente para utilização por equipas privadas, a partir do início da temporada de 2024.

“O Mustang nasceu para correr logo desde o seu início e estamos delirantes por apresentar a sua versão GT3 para competir diretamente com alguns dos maiores construtores automóveis do planeta”, afirmou Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Com um vasto palmarés de 58 anos em corridas de resistência de âmbito mundial, incluindo hoje a NASCAR Series e os Australian Supercars, estamos prontos para elevar o nome Mustang a um novo patamar de performance global”, completou.

Da parte da Multimatic Special Vehicle Operations, Larry Holt, Vice-Presidente Executivo, declarou que a companhia está “entusiasmada por trabalhar neste novo programa IMSA, bem como no programa de clientes GT3 com a Ford Performance. Temos uma longa e extensa relação de trabalho entre nós, tanto ao mais elevado nível das corridas profissionais de corridas em circuito, como no desenvolvimento de um programa de competição para clientes e dos respetivos veículos.

Novo Mustang GT4 também na calha

Embora o Mustang GT3 para o programa IMSA seja novo, a Ford e a Multimatic confirmaram que o bem-sucedido programa de competição-cliente Mustang GT4 irá ter continuidade no futuro, prevendo-se a estreia de um novo Mustang GT4 na temporada de 2023.

“É importante, para nós, continuarmos também a apoiar o esforço do Mustang GT4”, comentou Rushbrook. “Alcançámos muitos sucessos aqui e na Europa com o atual Mustang GT4, pelo que estamos ansiosos por poder dar aos nossos clientes um carro novo para as competições da categoria GT4 a partir da próxima temporada. Teremos mais a dizer sobre este tema num futuro próximo”.

Estas novidades em redor dos Mustang de competição para corridas em circuitos vêm complementar uma série de novos Mustang de competição, da Ford Performance, para um futuro próximo. A nova geração Ford Mustang 2022 irá fazer a sua estreia na NASCAR Cup no próximo dia 6 de fevereiro, no LA Coliseum, seguindo-se a Daytona 500, duas semanas mais tarde. Entretanto, a Ford Performance está a desenvolver o seu novo Gen 3 Mustang para a Supercar Series, proposta que se irá estrear no início de 2023.