A Honda tirou um ‘coelho da cartola’ ao converter um pacato CR-V híbrido num automóvel completamente inspirado no mundo da competição, com um motor V6 sobrealimentado (e também híbrido) diretamente retirado da IndyCar Series.

Com a estreia das motorizações híbridas na IndyCar Series prevista para 2024, a Honda desenvolveu um primeiro esforço com a tecnologia que irá entregar às equipas na próxima temporada, mas escolheu uma carroçaria inusitada para apresentar o conceito: um CR-V Hybrid.

Definido como um ‘laboratório rolante’ para o desenvolvimento desta nova tecnologia híbrida, o CR-V Hybrid Racer foi concebido pelos engenheiros da Honda Performance Development (HPD), divisão de competição da Honda na América, procurando retirar máximo rendimento não só do motor, mas também da aerodinâmica, com uma potência total de 597 kW/811 CV.

“O CR-V Hybrid Racer é o nosso ‘laboratório rolante eletrificado’ para investigar aquilo que os homens e mulheres talentosas da HPD e da Honda podem fazer com a eletrificação, tecnologia híbrida e combustíveis 100% renováveis”, afirma David Salters, Presidente e Diretor Técnico da HPD, que não se coíbe de chamar este novo CR-V de ‘Hybrid Beast’ (besta híbrida).

O modelo foi construído no Centro de Desenvolvimento da Honda em Ohio, nos Estados Unidos da América, recorrendo a um sistema eletrificado com o motor V6 turbo de 2.2 litros e transmissão com especificações da IndyCar para o desenvolvimento continuado do sistema eletrificado da Honda e da HPD. Quanto a combustível, o CR-V Hybrid Racer utiliza gasolina 100% sustentável da Shell. A vertente elétrica fica a cargo de supercapacitadores e de um motor elétrico (MGU) da Empel.

O chassis tubular desenvolvido pela Chromoly é acompanhado de carroçaria desenvolvida pela NAAD, utilizando um misto de componentes: da linha de cintura para cima usa os elementos de produção em série do CR-V (vidros, janelas e até o teto de abrir), enquanto da linha de cintura para baixo usa elementos em carbono, incorporando um grande splitter na dianteira e cavas das rodas alargadas. Na traseira, destaque para a grande asa traseira.

Usa também a suspensão dianteira desenvolvida para o Acura NSX GT3 Evo e suspensão traseira do carro de IndyCar Dallara IR-18, o mesmo se aplicando ao sistema de travões, com discos no eixo dianteiro de 380 mm do NSX GT3 Evo e discos no eixo traseiro de 355 mm adaptados do IR-18. As jantes são de 20 polegadas.

A decoração da carroçaria, feita em estilo de ‘wrap’, foi produzida por Lili Melikian, designer exterior que procurou jogar com o azul da eletrificação e o vermelho da competição. Existem também alguns ‘segredos’ como silhuetas de circuitos apoiados pela Honda.

A estreia pública do CR-V Hybrid Racer irá decorrer na primeira corrida da temporada da IndyCar Series, no próximo fim de semana, entre 3 e 5 de março, no circuito de St. Petersburg, na Florida, Estados Unidos.

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