Os NFT parecem ser cada vez mais apreciados pelos colecionadores, ganhando também espaço entre os construtores automóveis que encontram mais uma forma de chegar junto dos entusiastas. Tratando-se de uma forma diferente de arte, os NFT tratam-se de ‘Objetos Não Fungíveis’ (‘Non-Fungible Tokens’, em inglês), ou seja, que não são gastam, mas são limitados e estão ligados, de alguma forma, ao espectro digital.

Um dos mais recentes exemplos é o da Lamborghini, que apresentou o primeiro projeto NFT da história da empresa. Tudo começou com as publicações nas redes sociais acerca do tema “To the Moon” (até à Lua, em tradução para português), tendo a marca italiana revelado entretanto que se trata de uma obra de arte espacial, Lamborghini Space Key, que em breve será leiloada.

No coração deste exclusivo projeto, desenvolvido em conjunto com um artista cuja identidade não foi ainda desvendada, e limitado a cinco unidades, está uma peça construída num avançado material composto de fibra de carbono que a Lamborghini enviou para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2019, como parte de um projeto de investigação conjunta. Apesar de ser apelidada de chave espacial, esta obra de arte não tem propriamente o formato de uma chave.

O que são os NFT?

Os NFT (objetos não fungíveis) são identificadores únicos, registados num diretório conhecido como Blockchain, e estão vinculados a um ativo digital, como imagens, vídeos, música ou outros registos (por exemplo, números identificadores VIN de veículos). Cada token é único, permitindo aos seus proprietários garantir a autenticidade, a escassez, a capacidade para ser programado e o rastreio do ativo através da Internet.

Após o seu regresso do espaço e da realização de todos os testes relevantes para fins de investigação, o composto de fibra de carbono faz, agora, parte da Space Key. Cada uma das cinco Space Key estão ligadas a uma obra de arte exclusiva e puramente digital do mesmo artista, através do código QR situado na parte traseira da fibra de carbono.

“A inovação está fortemente enraizada no ADN da Lamborghini”, explica Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “Enquanto empresa líder em materiais compostos de fibra de carbono no setor automóvel, superámos os limites há dois anos e meio com o projeto de investigação conjunta que realizámos no espaço. Entrar, agora, no metaverso é, novamente, uma prova de que a Lamborghini aponta sempre a novos horizontes. O mundo dos NFT tem estado a chamar por nós, e estamos entusiasmados por envolvermo-nos com esta comunidade tão apaixonada e inovadora”.

A entrada da Lamborghini no mundo dos NFT está a ser feito em cooperação com a NFT Pro. Resta saber qual o artista que ajudou a conceber esta chave espacial e a leiloeira, assim como a data e a hora do leilão, dados que serão fornecidos em breve.

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