A tecnologia para as aplicações de smartphone da BMW e da MINI está a ser desenvolvida em Portugal pelas equipas da Critical TechWorks, num esforço conjunto de evolução para obter soluções informáticas de nova geração que ajudem os condutores no dia-a-dia.

Aceder e controlar o veículo a partir do smartphone é a ambição do BMW Group, com o lançamento das aplicações My BMW e MINI App, desenvolvidas de raiz pela Critical TechWorks, numa abordagem de desenvolvimento global para aplicações de design moderno, mais intuitivas e desempenho melhorado, o que se revela cada vez mais importante num quadro de expansão da mobilidade elétrica.

As novas soluções, sucessoras da BMW Connected App e da MINI Connected App, chegam agora a Portugal e a mais 30 mercados europeus e asiáticos em dezembro, estando disponíveis para dispositivos Apple e Android.

Ambas as aplicações vão permitir aos condutores acederem ao seu veículo remotamente e executarem tarefas que, até agora, só poderiam ser feitas de forma presencial. Destrancar ou trancar portas, ativar a climatização, encontrar locais de estacionamento, postos de abastecimento ou estações de carregamento nas proximidades, ver o estado do combustível e monitorizar o meio envolvente do veículo através do Remote 3D View, são alguns dos exemplos facilitadores da integração dos veículos no estilo de vida digital dos condutores. A preparação de uma viagem longa também pode começar no dispositivo móvel, através de uma funcionalidade que permite verificar especificações como o nível de óleo e a pressão dos pneus.

A grande novidade para os condutores de veículos da BMW e da MINI é a Chave Digital, que permite que um iPhone substitua a chave física e possa ser partilhada com até cinco pessoas. Desta forma, concretiza-se um processo de desmaterialização para os proprietários dos veículos, dando-lhes novas possibilidades de interação e de partilha. Uma delas é a de poder estabelecer determinadas restrições, como a da velocidade máxima, ideal para quando o veículo é partilhado com condutores mais inexperientes.

Atualizar o software dos veículos com o BMW Operating System 7 com novas funcionalidades digitais é outra componente que pode ser realizada à distância. Os condutores são informados das atualizações disponíveis e, através da app, podem descarregá-las e instalá-las no seu veículo.

Este desenvolvimento é direcionado também para a mobilidade elétrica, na medida em que o condutor consegue facilmente percecionar o estado do consumo do seu veículo, e, através da ferramenta de temporizador climático, pode otimizar o processo de carregamento. Para aumentar o conforto, o veículo pode ser pré-condicionado, por exemplo, configurando o aquecimento no inverno ou o arrefecimento no verão.

Também o contacto com o serviço pós-venda se altera, sendo possível, a partir de agora, contactar em tempo real com esse serviço, agendando marcações para as oficinas e acompanhar o estado dos seus veículos, diretamente na aplicação. Por seu turno, o contacto com a assistência técnica na estrada é agora facilitado, uma vez que é possível aceder à localização do veículo e ao seu estado para que a assistência seja acionada e direcionada de forma imediata. Além disto, a loja online da MINI também pode ser acedida a partir da aplicação.

“Estamos muito contentes por ver dois produtos desenvolvidos com contribuição significativa da Critical TechWorks serem lançados em Portugal e esperamos que seja mais um passo rumo à mobilidade do futuro, à experiência do condutor do futuro, que passa, inevitavelmente, pela crescente conectividade dos veículos”, refere Jochen Kirschbaum, responsável de operações da Critical TechWorks.

Igual tom animador tem Massimo Senatore, Diretor Geral da BMW Portugal, que dá conta do orgulho da marca na parceria estabelecida com a Critical TechWorks, em Portugal, numa “sinergia plena desde o início do processo. Estamos muito satisfeitos com a criação destas duas novas aplicações, que vêm reforçar a nossa constante dedicação na construção da mobilidade do futuro, através da conexão entre a tecnologia e sustentabilidade”, conclui.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.