Chegou o primeiro BMW M3 CS

08/11/2017

Seguindo a tradição de desenvolver edições especiais para o mais poderoso dos Série 3, surge agora uma versão 10CV mais potente, que acelera mais rápido e com uma velocidade de ponta superior. Utilizando pela primeira vez a sigla Coupé Sport para este modelo, a marca bávara desvendou agora o BMW M3 CS.

O fantástico BMW M3 está ainda mais fantástico, com a revelação de uma edição limitada a 1200 exemplares. Procurando manter intacta a “dupla personalidade” que torna este modelo apto tanto para a condução do dia-a-dia como no ataque a circuitos, o novo BMW M3 CS torna-se mais leve, mais rápido e mais potente. Ou seja, ganha em todos os parâmetros que contribuem para a dinâmica mas procurando não sacrificar a sua usabilidade no quotidiano. Esta é a aposta da marca bávara na primeira versão CS (Coupé Sport) para o mais potente dos Série 3.

Motorização e mecânica

O BMW M3 CS mantém sob o capot o bloco de seis cilindros em linha com 3.0L, que recorre à tecnologia M TwinPower Turbo, mas oferece um upgrade ao propulsor. A potência cresceu em 10 CV, para os 460 CV às 6250 RPM, enquanto o binário ascende agora aos 600Nm (+50Nm) numa faixa entre as RPM e as 5380RPM. Este é um dos trunfos para a melhoria de 0.2 segundos na aceleração 0-100km/h, que agora se cumpre abaixo dos quatro segundos (3.9seg). Também a velocidade máxima sobe em comparação com o M3, pois deixa de estar limitada aos 250km/h e o velocímetro só para a sua ascensão nos 280km/h.

A transmissão utilizada será a M DCT de sete velocidades com Drivelogic. Segundo a marca, este sistema de mudanças mais evoluído tem benefícios como passagens mais rápidas e sem quebras, mas também conta com uma sétima velocidade longa para garantir baixos consumos em viagens tranquilas de maior duração. Esta M DCT garante trocas automáticas mas conta igualmente com patilhas no volante para controlo manual.

a carregar vídeo

Também na suspensão adaptativa existem várias alterações. A marca refere, no entanto, que ela é relativamente parecida à do M3 com o Competition Package. Contando com vários componentes em alumínio, como os braços na dianteira e traseira, esta opção tem impacto direto na dinâmica de condução, mais desportiva, do BMW M3 CS. O condutor poderá escolher entre três modos (Comfort, Sport e Sport +), cada um deles com afinações específicas. As emoções ainda mais fortes ao volante deste M3 são ainda fruto de outras alterações. Como é o caso das afinações específicas para o diferencial ativo M e para o controlo de estabilidade DSC.

Design e materiais

O peso do BMW M3 CS é inferior em 50kg ao modelo original, o que significa que acusa somente 1585 kg na balança. Para tal tem especial contribuição o recurso à fibra de carbono, encontrada em locais como o capot e o teto. Mas também no novo aileron “Gurney” no topo da mala e no lábio dianteiro e difusor traseiro, que trabalham em conjunto para reforçar a ligação do modelo à estrada. No exterior outro dos destaques é a iluminação LED na frente do desportivo, que permite tornar ainda mais inconfundível o modelo.


Desfrute do nosso ensaio ao BMW M4 GTS


Destaque ainda para as jantes específicas com design DTM em Orbit Gray. Elas são de 19’’ na dianteira e de 20’’ na traseira, envolvendo os pneus Michelin Pilot Sport Cup2 com dimensões de 265/35 R19 e de 285/30 R20.

A bordo encontramos uma combinação bitom que combina o Silvertsone/Schwarz com a alcantara, e o volante M, para reforçar o feeling desportivo. Mas este é, como já referido, um modelo que se pretende tão adaptado para os circuitos como para o dia-a-dia, pelo que recebe comodidades como o sistema de navegação profissional e o áudio Harman Kardon. Os bancos desportivos do BMW M3 CS que acomodam os passageiros da dianteira são idênticos aos que se encontram no M3 com o Competition Package. Para tornar ainda mais singular esta edição limitada a 1200 exemplares, as soleiras das portas e outros locais estratégicos do interior contam com logos “CS”.

Descubra também o BMW M4 CS que foi revelado pela marca em Xangai


As encomendas para o novo BMW M3 CS, limitado a 1200 exemplares, vão estar disponíveis a partir de janeiro. As primeiras unidades vão chegar às linhas de produção da fábrica de Regensburg em março do próximo ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.