A Chevrolet revelou duas novidades elétricas na forma dos Bolt EV e Bolt EUV, este sendo um modelo novo, enquanto o anterior se afigura como uma atualização, mas com as mesmas características do EUV. Olhando para as tendências do mercado a Chevrolet duplicou o Bolt EV num modelo de estilo SUV, criando então o EUV. A autonomia varia entre os 416 quilómetros (Bolt EV) e os 402 quilómetros (Bolt EUV).

Com um plano de lançamentos agressivo que prevê a introdução de 30 novos veículos elétricos a nível global até 2025, a General Motors arranca a sua ofensiva de nova geração com os Bolt, modelo que tem já uma presença duradoura nos Estados Unidos da América (EUA), onde já vendeu, na sua mais recente geração (lançada em 2017), um valor superior a 100 mil exemplares.

“O novo Bolt EUV é o melhor do Bolt EV na forma de um veículo de estilo SUV com mais tecnologias e funcionalidades, dando aos clientes mais escolhas e razões para mudar para a mobilidade elétrica”, afirma Steve Hill, vice-presidente da Chevrolet, que procura capitalizar o sucesso do compacto elétrico para outros segmentos. No entanto, apesar das semelhanças, da utilização da mesma plataforma e do mesmo nome, os desenhos são específicos, com a marca a garantir que nenhum dos painéis exteriores é partilhado entre ambos os Bolt, com o EUV a ser inclusivamente mais longo.

No interior, também há grandes novidades, com a inclusão de novo painel de instrumentos, controlos para funcionalidades, bancos e um ecrã tátil de 10.2 polegadas para o sistema de infoentretenimento. Há ainda novos comandos para a seleção dos modos de condução e sistema de pedal único para condução com recurso unicamente ao pedal do acelerador. O volante é igualmente novo, com formato plano em baixo para um visual mais desportivo.

Tecnologicamente, o Bolt EUV é o primeiro modelo da Chevy a receber o sistema Super Cruise, que é apresentado pela marca como o primeiro sistema sem necessidade de utilizar as mãos para conduzir em solo americano, podendo ser usado em mais de 320 mil quilómetros de estradas nos EUA e Canadá. O sistema Super Cruise recorre a muitas tecnologias avançadas, incluindo um sistema de monitorização do condutor (com uma câmara localizada no topo da coluna de direção que monitoriza para onde o condutor olha) e dados de mapa de alta precisão LiDAR.

O sistema de monitorização do condutor obriga a que este esteja sempre com atenção à estrada, evitando dessa forma focos de desatenção às condições da estrada e do trânsito. Se o condutor não estiver com a devida atenção ao trânsito, o veículo emite alertas acústicos e visuais para que isso aconteça.

Outras funcionalidades dos Bolt são a conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, carregador sem fios e rede Wi-Fi 4G, além de aplicações de bordo como o Alexa, Spotify ou o Weather Channel.

Sistema motriz comprovado

Os renovados Bolt continuam a dispor de tecnologia motriz já testada e comprovada, dispondo de um motor elétrico com 200 CV (150 kW) e 360 Nm de binário máximo e de uma bateria de iões de lítio de 65 kWh que permite ao Bolt EV percorrer até 416 quilómetros com uma única carga e ao Bolt EUV, ligeiramente maior, percorrer até 402 quilómetros.

Em termos de carregamento, o Bolt EV pode carregar em DC até 160 quilómetros em 30 minutos, com o Bolt EUV a oferecer um valor ligeiramente inferior, 152 quilómetros no mesmo procedimento de carga rápida. A funcionalidade de regeneração de energia cinética está igualmente prevista, ajudando assim a repor alguma da carga na bateria quando o piso e as condições do tráfego assim o permitirem.

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