Na ‘corrida’ aos maiores ecrãs de infoentretenimento de mercado, a Chrysler prometer dar um passo em frente ao apresentar na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES) um novo conceito em que o destaque está num ecrã de 37.2” disposto à largura de todo o tablier.

Esse é apenas um dos muitos elementos em exposição no espaço da Chrsyler em Las Vegas, com a marca americana a apresentar o conceito Chrysler Synthesis para que os visitantes possam verificar como está a ser pensada a integração da tecnologia avançada da Stellantis na condução quotidiana. Um dos pontos em destaque é então a interconexão entre o STLA Smart Cockpit, o STLA Brain e o STLA AutoDrive, um trio que compreende plataformas avançadas de inteligência artificial e que tem no STLA Smart Cockpit o elemento visível mais chamativo.

Integrando tecnologias de inteligência artificial (com capacidade de aprendizagem dos interesses do condutor) com uma arquitetura apta para atualizações de software ‘over-the-air’, o ecrã de 37.2” apresenta-se como o elo de comunicação entre o veículos e os respetivos ocupantes, não faltando também um assistente virtual com capacidade de sincronizar todos os aspetos da vida digital do condutor com o veículo. Assim, tudo estará integrado e interconectado, de forma a que a vida do condutor seja a mais tranquila possível.

O assistente virtual poderá, por exemplo, descarregar atualizações, sincronizar calendários e efetuar alertas para reuniões ou consultas, planear rotas, recomendar estacionamento ou, no caso de condução autónoma, permite efetuar também múltiplas tarefas ao mesmo tempo, incluindo a gestão remota de dispositivos em casa, trabalho ou compras online.

É neste conceito que assenta, por outro lado, o STLA AutoDrive, um sistema de condução autónoma de Nível 3 (ainda não dispensa a atenção total do condutor), mas admite já a retirada das mãos do volante e desviar o olhar da estrada em determinadas circunstâncias. Também este sistema será atualizável ao longo do tempo, permitindo-lhe estar assim sempre com as últimas novidades.

O Chrysler Synthesis representa igualmente o próximo passo da marca na sua transformação depois de a apresentação no evento do ano passado do Airflow Concept, prevendo-se o lançamento do seu primeiro elétrico em 2025.

Os materiais deste protótipo de dois lugares serão sustentáveis (sobretudo reciclados), abdicando de elementos em cromado ou pele de origem animal para os revestimentos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.