Criado como um instrumento de mobilidade específico para as necessidades urbanas, o Citroën Ami foi convertido pela marca francesa num buggy para terrenos menos próprios, oferecendo dessa forma uma maior sensação de liberdade. O Ami Buggy Concept apresenta um estilo extrovertido, colorido e musculado, mas sem perder a sua aura simples e funcional.

Assente firmemente sobre as suas amplas rodas estriadas, o My Ami Buggy reflete um caráter aventureiro, realçado à frente e atrás pelas suas barras de proteção, grelhas de faróis e pelos seus para-choques e painéis, no centro das quais se encontram os chevrons. Nas laterais, a silhueta é reforçada por para-lamas retrabalhados e proteções tubulares ao longo da zona inferior das portas. No tejadilho, a grelha de transporte e a roda suplente realçam o espírito de aventura deste protótipo. Todos estes elementos decorativos surgem impregnados numa única tonalidade de preto.

A barra de luz LED na parte frontal do tejadilho adiciona um toque aventureiro para enfrentar a noite ou o nevoeiro. Uma vez estacionado, tudo se conjuga para proporcionar uma atmosfera de “acampamento”, criada pela iluminação difundida por esta barra de luzes e pela música do seu altifalante nómada.

As portas foram retiradas e substituídas por uma lona transparente e à prova de água, podendo ser repostas em caso de mau tempo, um elemento remanescente do Méhari. Estas estão equipadas com fechos de correr para isolar o compartimento dos passageiros, com abertura elevada que evoca as portas envidraçadas nos veículos convencionais. Estas práticas cortinas de proteção podem ser removidas, enroladas e guardadas atrás dos bancos, em sacos de armazenamento dedicados.

Por cima do para-brisas foi instalada uma cobertura, que se estende pelo tejadilho e que oferece proteção contra condições atmosféricas adversas. Proporciona sombra no verão, protegendo dos raios de sol do meio-dia.

Os largos pneus ‘de lama’ e as suas jantes em dourado mate proporcionam uma boa aderência à estrada e uma maior estabilidade em todas as superfícies.

Embora seja uma expressão sem restrições, os designers asseguraram, no entanto, que o conceito é realista e eficaz. A instalação de certos elementos foi um verdadeiro desafio para os técnicos que, em alguns casos, tiveram de os fixar diretamente ao chassis tubular para se garantir a sua segurança. Este é o caso particular das barras de proteção e da roda de reserva no tejadilho.

Copyright maison-vignaux @ Continental Productions

Este Amy Buggy Concept contempla três cores na sua essência: preto, cáqui e amarelo. Os diferentes tons de preto – ‘Anodised Back’ nos arcos das rodas e no tejadilho e ‘Speckled Black’ na traseira – complementam os tons ‘Anodized Khaki’ e ‘Citric Yellow’ para um visual irreverente e inesperado. A cor ‘Citric Yellow’ é utilizada para alguns elementos mais chamativos, como os bancos, o cabo de carregamento, as bolsas gráficas das portas, bem como toda a área de bagagem e uma série de acessórios. Esta cor arrojada indica também que os objetos realçados servem um propósito funcional.

Detalhes especiais

Para levar a personalização ainda mais longe, o modelo integra um conjunto de detalhes adicionais. Estrias e adesivos repetem o tema dos chevrons, uma forte marca do estilo Citroën, em vários elementos exteriores e interiores. A palavra ‘Pilot’ surge no tejadilho, do lado do condutor, e a palavra ‘Copilot’, do lado do passageiro, enquanto o número ‘01’, prolongando essa ligação às corridas de automóveis, surge no banco do condutor, e o número ‘02’ no banco do passageiro, para indicar as suas posições.

Autocolantes em forma de setas, em amarelo, sob o spoiler mostram a direção do vento, num tributo à aviação. Decoração semelhante é também encontrada nos arcos das rodas.
a carregar vídeo

Três áreas do My Ami Buggy Concept foram objeto de um cuidadoso trabalho de design de interiores: os bancos, os locais de arrumação e a área de bagagem. Recorre assim a novos bancos Advanced Comfort, cuja espuma foi aumentada dos 35 mm de espessura no Ami para 70 mm. A adição de espuma de memória tornou os bancos simultaneamente mais leves e macios. Podem ser facilmente removidos da estrutura e são permutáveis e laváveis. As zonas de arrumação são engenhosas e portáteis. Cada uma tem a sua própria função dentro do compartimento de passageiros, podendo ser extraídas e levadas para o exterior, para um piquenique ou um passeio.

As caixas de arrumação no tablier, acessórios já disponíveis no My Ami, foram especialmente redesenhadas. Uma grade de armazenamento em metal dourado mate está instalada por cima dos compartimentos para evitar que os objetos se desloquem. Foi concebida uma gama especial de malas, cada uma das quais capaz de se encaixar perfeitamente nos espaços interiores do veículo. A bolsa de cintura fixa-se a um íman no centro do volante, especialmente recuado para a acomodar, além de poder ser usada na cintura.

Um espaço de armazenamento está também incorporado nas portas, à altura dos assentos. Este pode conter qualquer tipo de objeto ou uma grande mala destacável especialmente concebida para ser aí armazenada e que pode ser aberta a partir do interior. Pode, assim, servir como plataforma de arrumação.

Acessórios funcionais

Os acessórios do My Ami Buggy Concept são mais do que um exercício de estilo. Uma vez que os mecanismos de fixação de muitos dos acessórios são concebidos da mesma forma, eles são transversais e podem ser deslocados e reposicionados em diferentes locais do compartimento dos passageiros, tal como num jogo de construção.

Este é o caso, por exemplo, do suporte para fixar uma câmara, um acessório obrigatório para registar e partilhar, instantaneamente, os destaques da viagem ou das paisagens por onde se passa, etc. Equipado com um parafuso universal para acomodar todos os tipos de dispositivos, pode ser removido usando um gatilho de libertação incorporado, e que permite que seja colocado nos quatro pontos de ancoragem situados nos caixilhos verticais das portas do condutor e do passageiro.

Os retrovisores exteriores, que podem ser ajustados graças a uma articulação esférica incorporada nos pontos de fixação, encaixam nos montantes da porta. São também amovíveis.

Copyright maison-vignaux @ Continental Productions

O suporte para copos ou garrafas pode ser encontrado quer no tablier, quer na posição que substitui o suporte do saco no My Ami. O grampo de fixação do smartphone desenvolvido para o My Ami, localizado à direita do lugar do condutor, torna-se num suporte cilíndrico de design, apresentando uma roda de aperto no lado direito para manter o aparelho no seu lugar. O tubo pode ser gravado com o nome do proprietário, característica-chave que será muito apreciada.

Um novo suporte cónico foi concebido para fixar o altifalante nómada no encaixe arredondado colocado no painel de instrumentos atrás do volante.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.