A Citroën adicionou uma nova versão eletrificada à gama do C5 Aircross, recorrendo à tecnologia ‘mild hybrid’ de 48 V para reduzir as emissões e melhorar a eficiência deste SUV de dimensões novas. O novo motor Hybrid 48 V debita 136 CV de potência e ficará disponível nos concessionários da marca francesa durante o segundo semestre de 2023.

Esta tecnologia conjuga um motor a gasolina PureTech de 136 CV de nova geração com um motor elétrico de 21 kW e uma bateria de 48V, a qual se recarrega automaticamente durante algumas fases da condução. Outro componente novo neste sistema é a caixa de velocidades de dupla embraiagem eletrificada ë-DCS6.

A Citroën afirma que esta tecnologia oferece mais-valias em termos de prestações e de conforto a bordo, bem como a redução das emissões e dos consumos na ordem dos 15% em comparação com as de um motor a gasolina equivalente, não eletrificado (com um valor de 129 g/km de CO2, de acordo o ciclo combinado WLTP e dependendo da versão).

Tecnicamente, praticamente todos os componentes deste sistema são novos ou fortemente revistos, a começar pelo motor 1.2 PureTech a gasolina, no qual 40% das peças são novas. Com configuração de três cilindros e 1199 cc de cilindrada, debita 136 CV às 5500 rpm e 230 Nm de binário máximo às 1750 rpm. Em conformidade com a norma Euro 6.4 e funcionando de acordo com o ciclo Miller, o motor apresenta uma eficiência térmica melhorada.

O motor de combustão está associado a uma nova caixa automática de seis velocidades de dupla embraiagem, designada ë-DCS6, também concebido especificamente para os sistemas híbridos, com passagens de caixa mais curtas. O motor elétrico, o inversor e a Unidade de Controlo Eletrónico (ECU) estão todos integrados, otimizando o espaço sob o capot do motor.

O outro elemento essencial para este sistema é o motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, capaz de desenvolver uma potência de pico de 21 kW (28 CV) e um binário de 55 Nm. Permite que o C5 Aircross seja conduzido em modo 100% elétrico em situações de necessidade de binário reduzido, a baixas velocidades, em manobras ou em desaceleração, e auxilia o motor a gasolina nas fases de arranque. Durante a desaceleração atua como um gerador para recarregar a bateria, reduzindo simultaneamente o desgaste dos travões.

Adicionalmente, um motor de arranque por correia, alimentado a 48 V, permite fazer arrancar o motor a gasolina de uma forma rápida e reativa, ao passo que a bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 432 Wh, estando instalada sob o banco dianteiro esquerdo. Nota ainda para o facto de um conversor de tensão transformar uma parte da eletricidade produzida pelo motor elétrico de 48V em 12V para alimentar os equipamentos do automóvel. Desta forma podem existir duas redes elétricas separadas paralelamente.

Em virtude de todas estas novidades, a marca francesa adianta que este motor é muito eficiente em condições de condução urbana, com uma poupança média de combustível de quase 30%, enquanto em caso de acelerações fortes, o motor elétrico fornece 9 kW adicionais (aproximadamente 12 CV) para ajudar a ganhar velocidade.

Esta versão conta com os mesmos níveis de acabamento da restante gama, ou seja, níveis Feel Pack, C-Series e Shine, embora tenha recebido alguns detalhes específicos, como o painel de instrumentos digital atualizado com um ecrã específico, nomeadamente com um tacómetro em azul a indicar quando está em condução 100% elétrica, o fluxo de energia do motor híbrido, nível de carga da bateria e percentagem da distância percorrida em modo elétrico, em qualquer momento e em média.

O motor Hybrid 136 completa a gama eletrificada do C5 Aircross, que inclui o propulsor Hybrid Plug-in 180 e o Hybrid Plug-In 225, propostas que representam já 40% das vendas totais do C5 Aircross. O C5 Aircross Hybrid 136 estará disponível para encomenda a partir agora em Portugal, com um preço a partir de 39.380€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.