A Citroën está de regresso aos automóveis de segmento superior (D) com o seu novo C5 X, um cruzamento de espécies que se assume como o porta-estandarte da marca gaulesa em termos de conforto e de tecnologias. Disponível com motorizações híbrida e a gasolina, o novo C5 X faz a apologia das viagens em máximo conforto. Estará disponível no início de 2022, mas pudemos já efetuar um primeiro contacto – para já, apenas visual – com o novo automóvel da Citroën.

Afastada há muito tempo do segmento D dos automóveis Premium, a Citroën procura recuperar o tempo perdido com o seu novo C5 X, um modelo que se posiciona no topo da gama e que presta homenagem aos grandes Citroën do passado, num novo conceito que congrega diferentes elementos doutros estilos de carroçaria e que se afasta do convencionalismo nas linhas.

Pelo contrário, o C5 X é ousado na sua apresentação: mistura elementos de uma berlina, de um SUV convencional e de uma carrinha. A marca admite que o seu objetivo foi de ser pouco conservadora, procurando corresponder às expectativas de algo inovador e, sobretudo, disruptivo. A intenção deste novo modelo é também de ‘buscar’ clientes de outros veículos, precisamente aqueles que optam por berlinas e carrinhas de segmento D ou SUV de segmento C.

Com quase cinco metros de comprimento, o Citroën C5 X não desvirtua o design fluido e aerodinâmico, sobretudo quando olhado de perfil, aqui com o óculo traseiro bastante inclinado a ganhar preponderância. Mede 4805 mm de comprimento, 1865 mm de largura e 1485 mm de altura, demarcando-se ainda pela maior altura ao solo e pelas jantes de 19 polegadas, num conjunto que aparenta robustez e vanguardismo. A bagageira varia entre os 545 litros das versões térmicas e os 485 litros da versão híbrida plug-in, destacando-se a largura do bocal de carga. No interior, há ainda 29 litros para arrumação de pequenos objetos.

Conceito de conforto

Como já tem vindo a ser hábito, o conceito fundamental dos Citroën é o conforto, algo que encontra também o seu espaço no C5 X. A ideia Citroën Advanced Comfort engloba diversos componentes, como os bancos ergonómicos, as suspensões, a acústica e o isolamento interior, a habitabilidade e o espaço a bordo, a conectividade, os materiais e revestimentos, mas também o modo elétrico para condução sem emissões e sem vibrações.

Nesta ideia de estilo lounge para o interior, a marca destaca a solução escolhida para os bancos Advanced Comfort, com três camadas de espuma. A inferior sendo a camada de espuma clássica, havendo ao meio uma camada de espuma ‘Comfort’ com 15 mm de espessura e, mais junto ao revestimento, outra camada de espuma com mais 15 mm de espessura.

As suspensões ativas com amortecedores progressivos hidráulicos também marcam presença, variando o estilo de amortecimento consoante os modos de condução escolhidos: existem três, entre ‘Conforto’, ‘Normal’ e ‘Desportivo’.

No capítulo da tecnologia, também não houve poupanças, com o novo C5 X a dispor de uma série de elementos de conectividade de primeira linha, como o painel de instrumentos digital, a que se junta um sistema de infoentretenimento com a possibilidade de dois ecrãs táteis – um de 10″ e outro de 12″, que é o mais avantajado e evoluído. A marca aponta ainda como novidade importante o sistema My Citroën Drive Plus, que é um assistente virtual como já existe noutras marcas, que é chamado através do comando vocal ‘Hello Citroën’ e que permite aceder a diferentes informações ou comandos, por exemplo, de navegação. Com função de reconhecimento de voz natural, esta tecnologia é apontada como uma mais-valia para a funcionalidade e interação com o veículo durante a condução.

O condutor tem ainda à sua disposição a possibilidade de contar com um ‘head-up display’ de grandes dimensões à sua frente, com uma imagem de 21″ projetada diretamente no para-brisas, colocando as informações mais pertinentes no seu campo de visão. Também na segurança há um conjunto completo, como o Pack Drive Assist com função ‘Highway Driver Assist’, que é um sistema de cruise control que toma conta do acelerador, direção e travagem condições de autoestrada, mantendo ainda a viatura na sua faixa de rodagem. Há ainda sistema ‘Rear Cross Traffic Alert’, que alerta para a possibilidade de embates à retaguarda nas manobras de marcha-atrás, ou câmara de estacionamento panorâmica 360º.

Numa primeira impressão, o C5 X sobressai então pela opulência do desenho, bem mais emotivo ao vivo do que nas imagens, sendo o interior o compêndio de conforto prometido, sobretudo nos bancos, cujo suporte é bastante bom.

Destaque ao híbrido

O grande destaque da gama do novo C5 X irá ser, por motivos naturais, a versão híbrida plug-in (PHEV), sendo um sistema já conhecido de outras aplicações. Conta com um motor 1.6 PureTech a gasolina de 180 CV associado a um motor elétrico de 81.2 kW, o qual é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 12.4 kWh. O motor térmico está associado a uma caixa automática eletrificada de oito velocidades (e-EAT8). A potência combinada deste modelo é de 225 CV para um binário máximo de 360 Nm, fazendo-se a tração ao eixo dianteiro.

A autonomia – ainda não final – será superior aos 50 quilómetros para emissões de CO2 entre os 30 e os 31 g/km, estando ambos os valores ainda em apuramento.

Além desta versão, a Citroën irá propor ainda o C5 X com dois motores a gasolina, o PureTech de 130 CV e de 180 CV, sempre associados a caixas automáticas de oito velocidades.

Criado e desenvolvido em França, mas produzido na China, onde se prevê que possa estar o seu grande mercado, o novo C5 X chegará ao mercado nacional no início de 2022, com a abertura das encomendas prevista para o final deste mês.

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