O Citroën ë-C4 X está já pronto para o lançamento em Portugal, apontando no seu estilo mais dinâmico em forma de fastback para tomar de assalto o segmento C das berlinas elétricas. Confirmada foi também a chegada de versões de combustão interna para o verão… numa mudança face ao inicialmente previsto.

Estávamos em janeiro de 2021, em plena época de Covid-19, quando o compacto C4 chegou a Portugal na sua nova geração, luzindo um novo conceito estético que oferecia um vislumbre para os futuros modelos da Citroën. Passados dois anos, a gama do C4 tornou-se numa das mais relevantes para a Citroën, sendo uma aposta ganha por parte da marca francesa.

Líder no segmento C entre as berlinas compactas e o segundo modelo elétrico mais vendido desse mesmo segmento, o C4 (e o ë-C4, naturalmente) evoluíram um pouco mais e alongaram-se nas dimensões e na versatilidade, dando origem ao C4 X, com um estilo de carroçaria que toca diversos segmentos e ideias de utilização.

Este modelo assenta em três pilares: o do design, o do conforto e o da eletrificação adequada.

Quanto ao design, apelidado pela marca de inovador, trata-se do regresso de uma berlina de quatro portas, reinterpretando a ideia de uma berlina, mais apelativa visualmente, combinando genes de um coupé fastback e de um SUV. Traduz, nas palavras de Ricardo Moreira, gestor de Produto da gama C4, uma postura de elegância, dinamismo e ambição de sucesso.

Bem no centro do segmento C, mede 4,60 m de comprimento e 2,67 m de distância entre eixos (tal como o C4, ambos são baseados na plataforma e-CMP), enquanto a altura ao solo é de 156 mm, com jantes de grandes dimensões e uma posição de condução elevada. O estilo e a sua funcionalidade alargam o público-alvo do C4-X, procurando apelar às famílias, mas também aos profissionais, criando pacotes e serviços associados a precaver o uso intensivo, o que pode ser muito masi apelativo para os proprietários de automóveis das plataformas TVDE (até mesmo com pacotes de assistência na marca incluída e maior tranquilidade na garantia).

O design de berlina fastback também ajuda a obter um coeficiente aerodinâmico de 0.29 CD que melhora a eficiência.

O segundo pilar baseia-se no conceito muito querido da Citroën, que é o do conforto para todos, transversal a praticamente todos os modelos da marca gaulesa. Com suspensão Citroën Advanced Comfort de série para um efeito de “tapete voador” (graças aos amortecedores de batentes hidráulicos), permite maior liberdade de suspensão e conforto reforçado em mau piso.

Alem disso, aposta num efeito lounge a bordo com bancos de última geração, compostos por espuma de elevada densidade e camada suplementar de esponja com 15 mm de espessura e revestimento em Alcantara. Os bancos podem ser aquecidos, tanto à frente como atrás, com os dianteiros a poderem receber também massagem. A marca promete também mais espaço nos lugares posteriores. A bagageira tem uma capacidade de 510 litros e mais de um metro de largura.

Tecnologicamente, o C4-X conta com head up display (HUD) e novo sistema de infoentretenimento My Citroën drive plus com reconhecimento de comandos por voz, widgets personalizáveis, atualizações remotas (OTA) e ecrã de alta definição de 10″. Tal como num smartphone, pode ser personalizado e admite conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. A ligação remota à app da Citroën permite ainda aceder a dados do veículo à distância, bem como à programação da climatização.

O terceiro e último pilar é o da oferta elétrica inteligente, com as especificações técnicas a serem escolhidas com vista àquilo que é necessário para os clientes. Assim, recorre a um motor elétrico de 100 kW/136 CV de potência, 260 Nm de binário e bateria de 50 kWh para autonomia até 360 quilómetros (WLTP). Acelera dos zero aos 100 km/h em 9,5 segundos em modo Sport, atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h. Conta ainda com modos ‘Normal’ e ‘Eco’, que alteram as prestações do ë-C4 X.

A opção por esta bateria faz com que seja mantida a ligeireza geral e o custo mais acessível, enquanto a garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros para 70% da capacidade de carga é mantida. A bomba de calor é de série e reduz o impacto da climatização na autonomia da bateria.

Numa estação de carregamento pública, utilizando um carregador rápido de 100 kW CC (modo 4), é possível repor até 80% da carga em 30 minutos. Utilizando uma Wallbox de 7.4 kW/32 amperes (modo 3), o carregamento demora 7h30 com uma alimentação de uma única fase ou cinco horas com uma alimentação trifásica e um carregador (opcional) de 11 kW a bordo.

A Citroën refere, ainda, que o novo C4 X conta com até 20 ajudas à condução incluindo o Highway Driver Assist que é um nível de condução semiautónoma de nível 2 que auxilia o condutor em autoestrada, sem substituir quem vai ao volante.

Afinal ainda há espaço para motores de combustão

Inicialmente previsto apenas como modelo 100% elétrico em Portugal (bem como noutros 13 mercados europeus), designado de ë-C4 X, há afinal espaço para o lançamento de versões com motor de combustão interna, numa resposta aos próprios mercados.

Desta forma, também estarão disponíveis os motores 1.2 Puretech a gasolina de 100 CV e caixa manual de cinco velocidades (apenas no nível de equipamento Feel), 1.2 Puretech de 130 CV e 1.5 BlueHdi de 130 CV, ambos com caixa automática de oito velocidades (EAT8) e disponíveis nos níveis de equipamento intermédios.

As versões térmicas são vistas pelos responsáveis da Citroën em Portugal como complemento da gama, sendo que a versão elétrica mantém o seu estatuto de “ator” principal. Porém, atendendo ao facto de ainda haver quem não está decidida a dar o passo para a eletrificação a 100%, a marca optou por trazer também as versões térmicas.

Ainda sem preços definidos, sabe-se que as encomendas devem abrir dentro de duas semanas, estando em finalização a lista de preços que terá em conta diversas circunstâncias, como os custos de produção ou a fiscalidade nacional.

Preços
ë-C4 X Feel: 40.185€
ë-C4 X Feel Pack: 40.545€
ë-C4 X Shine: 42.885€
ë-C4 X Shine Pack: 44.185€

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