O Grupo PSA prossegue a sua aposta na eletrificação dos veículos comerciais ligeiros (VCL) e é agora a vez de a Citroën apresentar o seu novo ë-SpaceTourer, um veículo polivalente e espaçoso que permite levar até oito ou nove ocupantes para maior comodidade no transporte de passageiros.

A marca francesa reforça a sua estratégia “Ëlectric for All”, ao apresentar a versão 100% elétrica do polivalente SpaceTourer, que passa a ser oferecido, assim, em versão Diesel ou 100% elétrico, para que este se adapte totalmente à utilização pretendida.

Entre as características mais importantes do ë-SpaceTourer está a possibilidade de oferecer dois níveis de autonomia, consoante a bateria escolhida, havendo assim duas alternativas. Uma com bateria de 50 kWh e autonomia para 230 quilómetros e outra de 75 kWh com autonomia para 330 quilómetros, em ambos os casos de acordo com o ciclo WLTP.

A sua potência máxima é de 100 kW (136 CV) com um binário máximo de 260 Nm, o que lhe permite registar uma velocidade máxima de 130 km/h qualquer que seja o modo utilizado – Eco, Normal ou Power. O Normal disponibiliza 80 kW/210 Nm para compromisso entre autonomia e prestações dinâmicas, o Eco disponibiliza 60 kW/190 Nm, dando primazia à preservação da autonomia, limitando o binário e a potência do motor, enquanto o modo Power oferece 100 kW/260 Nm, permitindo, com a lotação máxima a bordo, um desempenho equivalente ao que se obtém no modo Normal sem passageiros.

Este furgão polivalente pode ser recarregado numa tomada doméstica ou no trabalho, numa tomada reforçada Green’up, num posto de carregamento tipo ‘Wallbox’, ou num posto de carregamento público super-rápido.

De série, equipa um carregador de 7.4 kW monofásico, podendo equipas, opcionalmente, um carregador trifásico de 11 kW. Existem três formas de proceder ao carregamento, sendo o doméstico o mais lento (na bateria de 50 kWh pode demorar 31 horas), sendo também compatível com uma tomada reforçada de 16 A (estojo + tomada Green’Up em opção), embora as melhores opções sejam a de carregamento acelerado privado ou público com instalação de ‘Wallbox’ (32A monofásico ou 16A trifásico). Para ocasiões em que seja necessário, também pode recorrer ao carregamento super-rápido em postos públicos.

Tempos de carregamento de 0 a 100%:

Doméstico

8A

Green’up 16A Wallbox 32A monofásico Wallbox 16A trifásico Carga super rápida
Potência elétrica 1.8 kW 3.6 kW 7.4 kW 11 kW 100 kW
Bateria 50 kWh 31h 15h 7h30 4h45 30 min
Bateria 75 kWh 47h 23h 11h20 7h 45 min

A condução beneficia de seletor de ativação dos três modos de atuação, entre o mais eficiente Eco e o mais voluntarioso Power, com o Normal no meio. A instrumentação disponibiliza alguns indicadores específicos, como o de energia com informações de consumos (ECO ou POWER) e de recuperação de energia (CHARGE). Há ainda indicador do estado de carga da bateria e outro indicador do consumo dos equipamentos elétricos de conforto térmico (aquecimento, ar condicionado). O ecrã tátil de 7’’ específico dispõe ainda de uma nova rubrica designada “Energia”, a qual dá acesso às especificidades elétricas do veículo, como a verificação do fluxo de energia (mostra o funcionamento da cadeia de tração elétrica em tempo real com o modo de condução ativo, o motor elétrico e o nível de carga da bateria de tração), estatísticas de consumo e funcionalidades de carregamento diferido.

Além de apontar os factos de estar isento de vibrações e ruído de funcionamento dos motores de combustão, a Citroën refere ainda como virtude a possibilidade de aceder a zonas restritas de acesso nas grandes cidades, naquela que é uma tendência de ‘encerramento’ devido à poluição atmosférica.

Por outro lado, apesar de ser elétrico, o ë-SpaceTourer não compromete a habitabilidade ou a capacidade de transporte de bagagens, sendo proposto em três comprimentos: XS de 4,60 m, M de 4,95 m e XL de 5,30 m, com possibilidade de configuração interior para acolher até nove pessoas e arquitetura pensada para beneficiar o espaço a bordo, espaços de arrumação, versatilidade e facilidade de manobra. A altura de 1,90 m permite-lhe acesso aos parques de estacionamento públicos.

O modelo com bateria de 50 kWh pode ser encomendado nas silhuetas XS (por encomenda), M e XL, enquanto o de 75 kWh pode ser encomendado nas silhuetas M e XL.

Além disso, este modelo elétrico surgirá em duas versões, uma para os particulares – Feel – e outra para os profissionais – Business. Entre as tecnologias para facilitar a vida dos clientes estão as portas laterais deslizantes o acesso ‘Mãos Livres’, a câmara de visão traseira, a travagem autónoma de emergência Active Safety Brake, a navegação conectada 3D Connect Nav, o Reconhecimento Alargado dos Sinais de Trânsito ou Comutação Automática de Máximos, entre outros. No sistema tátil da navegação, o condutor pode visualizar os postos de carregamento disponíveis e o raio de ação em função da autonomia restante.

Para os clientes profissionais, sobretudo, a Citroën aponta como vantagem a garantia de oito anos e 160.000 km para a bateria de iões de lítio para 70% da capacidade de carga (com certificado de capacidade da bateria em cada revisão). O ë-SpaceTourer chegará aos concessionários no final de 2020.

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