A Honda diversificou a sua gama do Civic Type R, criando duas novas variantes, Limited Edition e Sport Line, variando entre uma solução mais extrema e outra de visual mais discreto. O objetivo é agradar a todos os clientes da marca nipónica.

Com reconhecidos méritos dinâmicos, o Civic Type R foi atualizado para o ano de 2020, ganhando novas variantes desportivas que compõem, desta forma, uma gama mais abrangente e diferenciada em termos de ambições.

A versão base

Toda a gama do Civic Type R foi renovada para o mercado europeu, com design retocado no para-choques dianteiro, incluindo molduras dos faróis de nevoeiro com lâminas de efeito estético na cor da carroçaria. Os faróis dispõem de tecnologia full-LED e luzes de circulação diurna redesenhadas para uma identidade que a Honda apelida de mais limpa.

A refrigeração foi melhorada com uma grelha mais ampla e barra do radiador mais estreita, o que promove uma melhoria da refrigeração até 10%. Num exemplo de atenção ao detalhe, a ligeira perda de carga aerodinâmica na dianteira foi compensada com uma superfície inferior do carro na frente, desenvolvida para direcionar o ar e recuperar a carga aerodinâmica.

A suspensão do Typre R também foi trabalhada para oferecer uma resposta mais apurada, com um software de controlo adaptativo da suspensão mais rápido na análise das condições do asfalto, assim melhorando a dinâmica e o conforto. A suspensão traseira conta com novos pontos de fixação e braços inferiores mais rígidos para uma melhoria de 8% nas cargas laterais. Na frente, também há novos elementos de fixação para melhorar a sensação de direção para um controlo mais preciso. O sistema de travagem foi melhorado, obtendo assim maior resistência à fadiga para utilização em pista. O pedal do travão foi igualmente reposicionado, com 15 mm de espaço a menos antes do acionamento dos travões. Além disso, o peso dos elementos suspensos na dianteira é reduzido em cerca de 2,5 kg.

No interior, a Honda melhorou o sistema de infoentretenimento e os controlos de climatização com a adição de comandos físicos, a que se juntam ainda volante com revestimento em Alcantara para um tato mais desportivo. Até mesmo o punho da alavanca da caixa de velocidades foi renovado, para uma redução de 90 g no peso. Também novo para o Civic Type R de 2020 é o sistema de Controlo Ativo Sonoro (ASC) com especificação única para os modos ‘Sport’, ‘Comfort’ e ‘+R’, fazendo entrar mais som pelos altifalantes do veículo.

Entre os sistemas específicos para o Civic Type R, a Honda destaca a adição do sistema LogR, que recorre aos sensores de bordo e a uma app de smartphone para monitorizar e registar diversos parâmetros de performance, com modos ‘Performance Monitor’, ‘Log Mode’ e ‘Auto Score Mode’, sendo que o primeiro dos quais fornece informação do veículo ao condutor no ecrã de Áudio. O modo ‘Auto’ regista dados de condução diária, como a travagem, aceleração, direção e condução em linha reta, gerando um pontuação com base num algoritmo de suavidade.

Limited Edition só para 100

Desenvolvido com maior foco para a pista, a Honda criou uma edição limitada para prestações mais extremas, denominada Limited Edition, mais leve e mais dinâmica. Apenas 100 unidades serão produzidas, com jantes de 20 polegadas da BBS e pneus Michelin Cup 2 desenhados para performance melhorada em pista. Suspensão otimizada e recalibração da direção oferece maior controlo. Conta com uma cor exclusiva ‘Sunlight Yellow’, a que se junta um logótipo cromado escurecido na traseira e tejadilho e espelhos pintados em preto brilhante para um maior contraste.

No interior, o Civic Type R Limited Edition conta ainda com apontamentos específicos, como os bancos estilo ‘bacquet’ em vermelho e volante com Alcantara em vermelho, havendo ainda uma placa com o número de produção do carro. Depois, diversas partes retiradas para reduzir o peso, num total de 47 kg a menos face à versão base: foram retirados os materiais de insonorização no tejadilho, para-choques dianteiro e tablier, o mesmo se aplicando ainda aos sistemas de infoentretenimento e de ar condicionado. Porém, comprometido com a funcionalidade diária, mantém os bancos traseiros…

Sem mexidas também o motor 2.0 VTEC Turbo de 320 CV de potência e binário de 400 Nm, para uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 5,7 segundos.

Sport Line apela à discrição

Numa outra variante, o Civic Type R Sport Line adota visual mais discreto, sendo a grande novidade a ausência da asa traseira em prol de um elemento mais pequeno, com uma cor cinzenta a percorrer a zona inferior da carroçaria. Há ainda uma nova cor disponível, a Racing Blue.

2020 Civic Type R Sport Line

Por outro lado, a Honda também concebeu uma experiência de condução mais suave, com novas jantes de 19 polegadas em cinzento escuro, associado a pneus Michelin Pilot Sports 4S com uma parede lateral mais macia para maior conforto e menor vibração e ruído de rolamento. Este capítulo é ainda auxiliado pela adição de mais material de insonorização na bagageira. O interior foi também suavizado, com bancos de estilo bacquet em preto com pespontos em vermelho, entre outros elementos.

Os modelos chegam ao mercado europeu no verão de 2020.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.