Classe X da Mercedes-Benz: O V6 que faltava está a chegar

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A Mercedes-Benz revelou a sua mais recente versão da pick-up Classe X, que passará a estar disponível com motor V6 a gasóleo naquela que será a versão X 350d 4Matic, que vem complementar a gama.

A marca alemã irá revelar esta versão no Salão de Genebra, no início de março, chegando ao mercado em meados de 2018. Esta variante conta com o motor V6 3.0 de injeção direta, capaz de debitar 258 CV de potência e 550 Nm de binário máximo entre as 1400 rpm e as 3200 rpm. De série, surge acoplado a uma caixa automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus especialmente desenvolvida para este modelo mais versátil e mais robusto.

De acordo com a marca alemã, este sistema consegue manter a potência mesmo durante as passagens de caixa, fazendo com que não existam perdas de motricidade nessa fase, numa conjunção que a Mercedes-Benz pretende de elevado nível com a tração integral 4Matic.

Em consonância com este sistema, o Classe X tem três modos de atuação do sistema motriz, com o 4Mat para condução dinâmica, o 4H para tração melhorada em condições de aderência precária e, por fim, aquele que permite a utilização de redutoras, denominado 4L. Em associação com a altura ao solo de 22 cm, o X 350d 4Matic consegue assim aventurar-se nos terrenos mais agressivos, de acordo com a companhia, sem perder os níveis de aderência e o conforto para os ocupantes, com esta a ser uma preocupação da Mercedes-Benz no processo de desenvolvimento do modelo que, recorde-se, tem a mesma plataforma da Nissan Navara. Consegue subir desníveis de até 45 graus e capacidade de vau de 60 cm de profundidade.

Este modelo terá cinco modos de condução distintos, entre o económico ‘ECO’ e o mais dinâmico ‘Sport’, passando ainda pelo dedicado às passagens fora de estrada, o ‘Offroad’. Apenas neste último o sistema start-stop é desativado de forma a não interferir com as manobras a baixa velocidade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.