A Bentley revelou o seu automóvel de estrada mais dinâmico da sua história, já superior aos 100 anos. Recebendo melhorias técnicas e tecnológicas, o Continental GT Speed dá continuidade a um legado de edições mais focadas no dinamismo, inauguradas em 2007 igualmente com um Continental GT de primeira geração – por sua vez inspirado nos desportivos da marca da década de 1920.

Entre os pontos altos deste modelo está a sua evolução do chassis, dispondo de direção às quatro rodas com controlo eletrónico que atua em conformidade com o Bentley Dynamic Ride, com o amortecimento e com o diferencial autoblocante eletrónico para um dinamismo superior ao de outros modelos da marca. A sua aptidão mais desportiva fica mais aparente no modo de condução ‘Sport’, no qual todos os sistemas e a resposta do motor se tornam mais apuradas para um maior prazer de condução.

Quanto ao sistema de rodas direcionais, a baixar e médias velocidades, as rodas traseiras do GT Speed viram na direção oposta às da frente para auxiliar nas rápidas mudanças de direção, incrementando a sensação de agilidade. Já a velocidades mais elevadas, as rodas traseiras viram na mesma direção das da frente, melhorando dessa forma a estabilidade direcional. A marca garante que este sistema é mais percetível no Continental GT Speed do que no Flying Spur, no qual também pode ser encontrado, sendo o seu principal objetivo aí a redução do diâmetro de viragem e a melhoria da estabilidade a alta velocidade.

Com o sistema de tração integral ativa, também os sistemas de controlo de tração e de distribuição de binário foram recalibrados para oferecer uma mudança de carácter mais evidente face aos Continental GT de base. Nos modos de condução ‘Bentley’ e ‘Comfort’, a motricidade é distribuída de forma idêntica entre os dois eixos, enquanto no modo mais desportivo ‘Sport’, a primazia na entrega da potência é dada de forma ligeira ao eixo traseiro. Em estreia num Bentley, o diferencial eletrónico traseiro (eLSD) permite melhorar a tração em curva, quer em condições de piso seco, quer em situações de motricidade mais adversa.

A par destas tecnologias, o Bentley Continental GT conta com suspensão pneumática adaptativa de três câmaras com amortecimento seletivo e barra estabilizadora eletrónica de 48V (Bentley Dynamic Ride), que a marca introduziu em primeiro lugar no Bentayga. Este sistema conta com potentes motores elétricos em cada barra estabilizadora para resistir ao rolamento da carroçaria. No seu modo mais firme, os motores podem oferecer 1300 Nm em apenas 0,3 segundos para contrariar forças opostas e manter a estabilidade na carroçaria.

Dependendo do modo escolhido, o controlo eletrónico de estabilidade (ESC) também permite uma maior liberdade antes de entrar em ação para corrigir eventuais anomalias dinâmicas – entenda-se excessos do condutor… – no modo ‘Dynamic’, que é aquele que permite maior liberdade de movimentos da carroçaria quando associado ao modo de condução ‘Sport’. Porém, para os mais aventureiros, a Bentley permite desligar o controlo de estabilidade, deixando assim todo o controlo a cargo do condutor.

Para complementar este aglomerado de tecnologias, o novo modelo recebe um sistema de travagem mais potente, com discos de travão em carbocerâmica, sendo opcionais para o cliente, destacando-se ainda por permitir, só por si, uma poupança de 33 kg no peso total (em massas suspensas), escondendo-se por detrás de jantes de 22 polegadas específicas do modelo GT Speed.

O motor é um W12 TSI de 6.0 litros com um total de 659 CV de potência (mais 24 CV face ao atual W12), com um enorme binário de 900 Nm, num conjunto de argumentos que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos e atingir os 335 km/h de velocidade máxima. O motor e a transmissão foram especificamente calibrados para o lado mais desportivo desta versão, sobretudo no modo ‘Sport’, com programação específica da resposta do motor e da caixa de velocidades automática de oito velocidades, cuja atuação é duas vezes mais rápida no modo ‘Sport’ do que no Continental GT de base. Porém, também há preocupação com a poupança, pelo que o motor W12 conta com sistema Start-stop que lhe permite desativar o bloco antes de uma imobilização (por exemplo, na aproximação a um semáforo encarnado) e com o sistema de desativação automática de seis dos 12 cilindros em condições de carga quase nula no pedal do acelerador. Atuando como um seis cilindros de forma momentânea, a Bentley consegue baixar os consumos e as emissões poluentes.

Visual mais revelador

Visualmente, além das jantes de 22 polegadas de desenho ‘Speed’, o Continental GT Speed demarca-se ainda por alguns detalhes reveladores do seu carácter mais aguerrido, como a grelha do radiador em tom negro e uma grelha inferior no para-choques dianteiro, a que se juntam ainda saias laterais mais proeminentes.

Por dentro, também houve preocupação de manter o requinte e luxo a par de uma tónica de maior desportividade, combinando materiais com acabamento à mão e revestimentos como a Alcantara no volante. Há um vasto leque de opções de personalização interior e exterior, num total de 15 cores principais e 11 secundárias, bem como o uso de couro em vez de Alcantara para os locais onde esta é utilizada de base. O padrão de diamante nos bancos é de série.

Se o Bentley Continental GT é apresentado como um modelo mais desportivo e exclusivo, também a sua disponibilidade assim o afirma. A marca indica que este seu coupé de luxo não está disponível na China, nem na União Europeia, Reino Unido, Suíça, Israel, Ucrânia, Noruega, Turquia e Vietname.

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